Integrado a uma ferramenta de CRM, o WhatsApp para dentistas é uma forma de otimizar a comunicação com os seus pacientes, agendar consultas, fidelizar clientes e aumentar o lucro da clínica.
Segundo a pesquisa “Mensageria no Brasil”, 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com as marcas. E com o WhatsApp integrado ao seu sistema de gestão, isso ficou ainda mais fácil.
Neste artigo, explicamos o que é um CRM para dentistas, como utilizar o WhatsApp para manter o relacionamento com o seu cliente e quais as vantagens da rede social. Confira!
O que é um CRM para dentistas?
CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Essa ferramenta é utilizada para captar e organizar informações de clientes que podem ser relevantes para sua equipe de vendas ou marketing.
Para todo e qualquer empreendedor, a informação deve ser o bem mais valioso e valorizado. Com as informações certas, você pode traçar ações assertivas e gerar leads para vendas.
Além disso, é possível integrar sistemas de CRM para dentistas a aplicativos de mensagem, como o WhatsApp e o Facebook, para conquistar ainda mais vendas.
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Como usar o WhatsApp integrado ao CRM para dentistas?
1. Utilize chatbots
Para atender os seus clientes rapidamente, no momento em que eles entram em contato com a sua clínica, você precisa utilizar o WhatsApp integrado ao seu sistema de CRM para dentistas.
Você pode utilizar o CRM para programar, por exemplo, um chatbot WhatsApp, que faz o envio de mensagens automáticas pré-programadas de acordo com cada interação que seu cliente possa ter com seus canais de atendimento.
A ideia é não deixar o consumidor sem resposta, mesmo que sua clínica esteja fora do horário de atendimento. Isso agiliza seu processo de venda e proporciona uma experiência positiva do cliente com a sua empresa.
Existem ferramentas que, quando integradas a sua conta, facilitam a interação e a assistência, esclarecendo dúvidas de forma mais eficiente. Seu cliente pode solicitar o agendamento de uma consulta, por exemplo, ao invés de passar um longo tempo aguardando para ser atendido em uma ligação.
2. Ofereça um serviço personalizado e informações relevantes
Com as listas de transmissão, você pode compartilhar informações e conteúdos relevantes com todos os seus contatos cadastrados de uma só vez e gerar mais engajamento e conscientização sobre os procedimentos.
Diferente de um grupo, quando o cliente responder, apenas vocês dois estarão interagindo. Dessa forma, você pode divulgar informações sobre os seus serviços e esclarecer as principais dúvidas de forma que o próprio cliente consiga compartilhar com seus contatos.
Você também pode segmentar a comunicação, enviando conteúdos específicos para cada perfil de cliente, a fim de aumentar suas chances de fechar novos negócios.
3. Mantenha os dados dos clientes atualizados
Para não correr o risco de perder as informações de clientes que você armazena no seu histórico de WhatsApp, você precisa utilizar a modalidade Business do aplicativo.
Dessa forma, você consegue vincular seu número à plataforma de CRM, não perde nada e ainda consegue compartilhar com toda a sua equipe de atendimento com segurança.
É possível migrar todo o histórico de conversas e de contatos cadastrados para uma nova conta ou dispositivo. Com esse recurso você pode manter a organização dos seus dados e ter sempre um histórico de cada cliente, com os procedimentos realizados e as datas, garantindo sempre um bom atendimento odontológico.
Essas informações são valiosas para você mensurar quais serviços têm maior demanda e traçar estratégias comerciais mais assertivas para gerar leads de vendas.
Como fazer o melhor uso do WhatsApp para dentistas?
O WhatsApp para dentistas oferece recursos multimídia para você transmitir sua mensagem, como texto, imagem, áudio e vídeo. Você pode enviar cartões de visita, notícias relevantes para os seus clientes, reportagens audiovisuais e até mesmo a sua localização.
Para fazer bom uso da rede social, confira as dicas que separamos para você!
1. Promova sua identidade visual
Escolha uma boa foto de perfil para usar como cartão de visita dos seus espaços de atendimento. Você também pode aproveitar os recursos de imagem e vídeo do WhatsApp para utilizar, sempre que possível, diferentes mídias que representem o seu trabalho.
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2.Utilize o WhatsApp Business
Quando se trata de uma clínica odontológica, é comum que existam perfis diferentes, o da clínica e o do dentista. Já quando falamos do profissional que atende sozinho em seu consultório, é comum que os perfis sejam um só.
Contudo, é importante que estejam separados, pois além de tornar os atendimentos odontológicos mais organizados, você transmite um ar mais profissional para o seu negócio.
Além disso, quando o perfil profissional é o mesmo que o pessoal, você pode gerar desconforto para o paciente, que em algum momento pode lhe enviar uma mensagem fora do seu horário de serviço e ficar sem resposta.
3. Nunca deixe seu paciente sem resposta
Ninguém gosta de ficar sem resposta, ainda mais quando o assunto é sério, como um tratamento odontológico.
Por isso, nunca deixe de responder nenhuma mensagem e, se for preciso, escolha alguém da sua equipe para se responsabilizar por essa tarefa. Essa atenção certamente vai contribuir com a fidelização dos seus clientes.
4. Cuidado com o que escreve
Lembre-se: as suas mensagens transmitem exatamente a essência da sua clínica. Por isso, aproveite para transmitir o que ela tem de melhor. Sempre mostre profissionalismo, seriedade, comprometimento e conhecimento ao entrar em contato pela rede social. Nesse sentido, evite exagerar nos emoticons.
5. Não sobrecarregue seus pacientes
É muito legal enviar materiais interessantes para os seus pacientes – desde reportagens e dicas de uma boa higiene bucal até mensagens de feliz aniversário.
No entanto, ninguém gosta de spam. Sobrecarregar seu paciente com mensagens pode ser um marketing negativo para a sua clínica. Tenha sempre um planejamento de envio de mensagens para evitar esse tipo de sobrecarga.
6. Evite conversas sobre diagnóstico
As conversas sobre diagnósticos devem ser sempre bem avaliadas para evitar mal-entendidos. Lembre-se que a possibilidade de confundir seus pacientes sobre esses assuntos via WhatsApp é muito grande e essa confusão pode se transformar em um marketing negativo para a sua clínica.
7. Não converse sobre valores de tratamentos
Conversas sobre custos e valores devem ser tratadas presencialmente ou, no máximo, por ligação telefônica. Dessa forma, você tem a chance de apresentar os motivos do custo e os benefícios do seu tratamento, em uma conversa mais humanizada, e não corre o risco de afastar o cliente simplesmente porque o procedimento é mais caro.
WhatsApp Web X WhatsApp Business
Veja o resumo das principais diferenças entre o WhatsApp Web e o WhatsApp Business:
Recurso | WhatsApp Web | WhatsApp Business |
Perfil | Perfil básico | Perfil comercial |
Mensagens | Mensagens regulares | Mensagens regulares, mensagens automatizadas |
Etiquetas | Não disponível | Disponível |
Catálogo de produtos | Não disponível | Disponível |
Uso | Celular e computador | Celular e computador |
Se você quer fazer uso do WhatsApp para dentistas, a melhor solução é buscar uma ferramenta de CRM que tenha integração com a rede social, como o Dental Office. A presença do WhatsApp integrado no seu software abre várias possibilidades para um trabalho mais ágil e completo com o aplicativo. Quer testar na prática?