Telemonitoramento na odontologia: o que é?

O telemonitoramento é uma modalidade de aplicação da telemedicina e consiste no atendimento à saúde através de ferramentas de comunicação digitais.

Neste artigo, vamos explorar a modalidade com mais detalhes, além de explicar quais as vantagens e por que contratar um software de gestão odontológica integrado a uma ferramenta de telemonitoramento.

Aproveite a leitura!

O que é o telemonitoramento na odontologia?

Essa modalidade foi autorizada durante o período de pandemia pela Resolução CFO-226 do Conselho Federal de Odontologia, que considerou a importância de levar o atendimento odontológico para o paciente, onde quer que ele esteja.

Segundo o CFO, o telemonitoramento “consiste no acompanhamento à distância dos pacientes que estejam em tratamento, no intervalo entre consultas, devendo ser registrado no prontuário toda e qualquer atuação realizada nestes termos”.

Dessa forma, o dentista pode levar o atendimento para o paciente com mais frequência, melhorando seu relacionamento e reduzindo as idas até o consultório.

Destrinchando a resolução do CFO

Telemonitoramento na clínica odontológica Dental Office

Como explicamos acima, o telemonitoramento consiste no acompanhamento entre consultas, portanto, a primeira consulta deve ser, obrigatoriamente, presencial. 

Outro ponto importante é que em suas comunicações o termo a ser empregado sempre deve ser o telemonitoramento e nunca: teleatendimento, teleconsulta ou teleodontologia.ento. 

Art. 4°. É vedada às operadoras de planos de saúde odontológicos e demais pessoas jurídicas, a veiculação de publicidade e propaganda utilizando o termo “TELEODONTOLOGIA”.

Também é necessário explicar ao paciente detalhadamente o que vai acontecer durante o acompanhamento à distância.

Além disso, a prática contrária da resolução acarretará em ações penosas no conselho ético de odontologia: 

Art. 7°. A não observância dos termos desta Resolução é considerada infração ética de manifesta gravidade para fins de processo ético.

Clique aqui e veja a resolução na íntegra. 

Quais as vantagens do telemonitoramento na odontologia?

Agora que já entendemos a resolução do Conselho Federal de Odontologia, vamos entender as vantagens de oferecer essa opção de atendimento na sua clínica.

Continuar cuidando de pacientes impedidos de ir à clínica

Se seu paciente não pode sair de sua casa para ir à clínica, ele não precisa ficar sem acompanhamento em seu tratamento. Você pode fazer orientações através da tecnologia.

Cuidar da biossegurança de seu consultório

O atendimento presencial pode causar alguns riscos à saúde tanto do profissional quanto do paciente que está sendo atendido.

Entre os principais riscos, destacamos as doenças infecciosas – aquelas que se transmitem por vírus, bactérias ou fungos, e que ficaram ainda mais evidentes com a pandemia de Covid-19.

Dessa forma, ao reduzir as aglomerações desnecessárias dentro da sua clínica ou consultório de odontologia, o telemonitoramento também é uma forma de prestar atenção na biossegurança dos seus atendimentos. 

Preservar a fidelização dos pacientes

Atendimentos mais frequentes sem que o paciente precise ir até a clínica aumentam a sua satisfação e facilitam muito a fidelização. Isso porque demonstram um cuidado do dentista com o paciente além do consultório.

Melhorar o tratamento

Com acompanhamentos mais frequentes, você ajuda o paciente a seguir as recomendações e consegue fazer com que o tratamento tenha melhores resultados.

Ajudar sua gestão financeira

A cadeira vazia é um grande desafio no financeiro de muitos dentistas. Com o telemonitoramento, é possível ocupar esse tempo vago para conseguir uma renda a mais – ainda que você cobre mais barato para esse atendimento online.

Telemonitoramento e atendimento presencial: como combinar as duas estratégias?

Como implantar o telemonitoramento em sua clínica? | Dental Office

Combinar o telemonitoramento e o atendimento presencial no consultório odontológico pode ser uma estratégia eficaz para fornecer cuidados odontológicos abrangentes e acessíveis aos pacientes. 

Aqui estão algumas sugestões sobre como você pode combinar essas duas estratégias:

  • Educação e conscientização: utilize o telemonitoramento para fornecer educação e conscientização odontológica aos pacientes.
  • Consultas presenciais para exames e tratamentos específicos: reserve consultas presenciais para exames e tratamentos que requerem avaliação direta ou procedimentos odontológicos específicos. 
  • Acompanhamento pós-tratamento via telemonitoramento: após os procedimentos, utilize o telemonitoramento para acompanhar o progresso do paciente. 

Primeiros passos para implementar o telemonitoramento com o Dental Office

Para começar a implementar essa tecnologia odontológica na sua clínica, o ideal é contar com uma ferramenta de telemonitoramento que integre o prontuário e a agenda odontológica, possibilitando um acompanhamento mais eficiente do atendimento.

Com isso em mente, o Dental Office preparou o seu próprio módulo de telemonitoramento

Com a ferramenta integrada ao Dental Office, você pode realizar o agendamento da mesma forma que faria para uma consulta presencial. A única diferença é na hora de marcar na sua agenda. Lá, você vai encontrar duas opções, logo abaixo do nome do paciente: “compromisso pessoal” ou “telemonitoramento”.

Se escolher telemonitoramento, esse atendimento ficará registrado de forma distinta, para o dentista estar preparado, e o paciente receberá um SMS com o link de acesso 15 minutos antes do horário marcado.

Já o dentista tem a facilidade de acessar o telemonitoramento direto pelo agendamento do paciente, ou pela página dele no seu sistema. Em ambas as opções, haverá um link de “iniciar telemonitoramento”. Depois disso, você já estará em contato com o paciente, em uma videochamada. 

Na tela da ligação, há informações relevantes sobre o paciente, como nome completo, telefone, motivo do atendimento, convênio e contador de tempo, além de um link para enviar direto pelo WhatsApp, caso o paciente não tenha entrado na videochamada pelo SMS.

Há ainda dois campos. Um deles é para anotações que você pode fazer durante o atendimento e que vão direto para o prontuário do paciente, ao final do telemonitoramento.

O outro campo é para o dentista preencher com orientação e informações de texto a serem enviadas para o paciente diretamente por WhatsApp, para que ele possa cumprir melhor suas recomendações.

Quer ver esse tutorial em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube e confira!

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