É muito chato chegar no fim do mês e ver o saldo da sua clínica no vermelho.
Existem diversos motivos para isso estar acontecendo, como por exemplo:
- Misturar a conta da clínica com a conta pessoal.
- Falta na qualidade da experiência do paciente.
- Não investir em comunicação, para atrair novos pacientes.
Este último ponto aparece frequentemente em muitos negócios de saúde.
Pois, devido a formação na maioria das grades curriculares das faculdades de odontologia no Brasil, dentistas não são qualificados a gerirem estratégias de marketing.
Você sabia que o Brasil é o país que tem o maior número de profissionais dentistas, clínicas e consultórios cadastrados no mundo?
Por isso, é essencial estar à frente da concorrência, se antever com táticas para conquistar mais pacientes.
Esse é o seu desejo?
Veja abaixo 3 ações que você pode realizar na sua clínica ou consultório odontológico para aumentar a quantidade de pacientes.
1ª TÁTICA: Sua clínica no TOPO das buscas digitais
Qual a porcentagem total dos pacientes que conhecem sua clínica por meio de uma simples busca no Google?
Aliás, você valida como foi que seus pacientes conheceram a clínica? Se foi por pesquisas digitais, indicações de outros pacientes, impactos em redes sociais, divulgações e etc?
Entender isso é importante para verificar as melhores oportunidades de investimentos.
Confira atentamente os passos a seguir para conquistar esse diferencial.
1º Passo – Adicione e edite as informações da sua clínica no Google My Business
Esse sistema do Google incremente o endereço do seu negócio no Google Maps, o que facilita do paciente que está na sua região encontrar a sua clínica, por meio de um simples busca, como:
CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS EM FLORIANÓPOLIS.
Além disso, é possível inserir na descrição da busca, as seguintes informações:
- serviços odontológicos;
- telefone para agendamento;
- horários de funcionamento;
- link para o site;
- logomarca da clínica;
- fotos da clínica.
Todas essas informações ajudarão o seu negócio na inserção do “mundo digital”.
2º Passo – Análise da concorrência
O segundo passo é analisar o mercado odontológico da região e comparar quem são os concorrentes que trabalham marketing digital em buscas orgânicas (pesquisa do Google).
Nessa etapa você conseguirá saber o que deve ser feito para estar à frente do seu concorrente, o que precisa ser melhorado e como melhor.
3º Passo – Site otimizado
Ter um site básico, com poucas informações não adiantará se seu propósito é estar no topo das buscas e ainda mais se a sua concorrência for agressiva.
Nessa etapa, caso não tenha tempo para aprender e desenvolver o SEO (Search Engine Optimization) do seu site, será recomendável contratar um profissional especialista ou uma agência.
4º Passo – Conteúdo relevante
Ter um excelente conteúdo, que seja relevante aos seus pacientes fará com que os mecanismos do Google otimize as posições da sua página na lista de busca.
Você pode fazer tanto conteúdo em vídeo oferecendo dicas aos pacientes ou até mesmo post blogs.
2ª TÁTICA: Realize ações para promover indicações
As indicações dos seus pacientes são bem valiosas ao consultório, não é mesmo? Isso acontece devido ao reflexo de uma excelente jornada na clínica:
Ocorre quando ele é bem atendido em todas as etapas e ainda sai muito satisfeito com os resultados do tratamento.
Para que isso aconteça, é fundamental realizar uma excelente jornada na experiência de atendimento.
As outras formas são desenvolver ações de marketing de relacionamento.
Por exemplo, dar um desconto ao paciente que indicar outro.
3ª TÁTICA: Leve sua clínica até o seu público
Quais são as ações de publicidade que você realiza na sua clínica? Carro de som, anúncio em flyers, panfletos digitais?
No momento do cadastro você pergunta onde ele conheceu a clínica? Foi por meio dessas ações de publicidade? Elas retornam os resultados?
Essas perguntas irão nortear as estratégias de divulgação da sua clínica.
Definir os meios comunicacionais para captação
Você deve considerar os meios mais eficazes, nos melhores momentos para as divulgações.
Por exemplo,
- o fim do ano (nos meses de novembro e dezembro) é considerada a melhor época para é investir em comunicação em mídias digital, pois é nesse período que as pessoas estão por mais tempo conectadas à Internet;
- se sua clínica está localizada em zonas periféricas, o anúncio impresso tem um grande impacto.
Análise do investimento
É no momento do cadastro do paciente que se sabe se as divulgações estão dando certo ou não.
Nessa etapa, faça relatórios sobre o retorno do investimento, quanto foi gasto comparado aos lucros de novos pacientes.
Por fim,
Aumentar a base de pacientes é uma tarefa que, na maioria das vezes, precisará de investimentos, principalmente em marketing.
Por este motivo é fundamental qualificar sua estratégia antes de sair gastando dinheiro à toa.