Já dissemos aqui no Blog Dental Office que atualmente para clínicas odontológicas não é tão viável apenas estar presente em redes sociais.
Pois, hoje a presença digital necessita ser ativa para desenvolver um papel importante aos consumidores da sua marca odontológica.
Por isso, com essa necessidade (de estar ativo nas redes sociais) surge outra urgência, que é a gestão das redes sociais.
Com esse problema diversas clínicas e consultórios odontológicos terceirizam esse serviço para agências de comunicação, o que pode ser um investimento alto na maioria das vezes, para pequenos negócios.
Algumas outras clínicas e consultórios, contratam profissionais somente para realizarem toda comunicação da clínica.
Já, clínicas que consideram que podem dar conta da demanda, distribuem a gestão das redes sociais com os próprios funcionários.
Mas, se você é dentista ativo ou gestor da clínica, como conciliar sua rotina com essa tarefa?
Isso serve para secretárias também:
Como você, secretária, conseguirá lidar com as demandas da sua função e com a gestão das redes sociais da clínica?
Calma! Não entre em pânico.
Nós do Blog Dental Office lhe ajudaremos em como gerir as redes sociais da sua clínica de forma rápida e eficiente, conciliando a gestão das mídias sociais sem atrapalhar sua rotina profissional.
Vamos lá?
Introdução à redes sociais
A perspectiva de um usuário comum de redes sociais não deve ser a mesma de um pessoa que comunica profissionalmente nas mídias, porque sua comunicação deve estar centrada na visão da sua clínica e do seu paciente, mas não deve estar pautada naquilo que você acha mais interessante a ser compartilhado.
Por isso, a primeira coisa que precisamos esclarecer antes de você começar a gerir as redes sociais da sua empresa é ter uma definição clara de:
- Objetivos da sua clínica a ser alcançado com as ações a ser realizada nas redes sociais;
- Perfil do seu público, isto é, as características em comuns dos seus pacientes.
Quais objetivos sua clínica ou consultório pretendem alcançar com as ações nas mídias sociais ?
Você precisa definir antes de tudo o que deseja alcançar nas redes sociais, pois se não houver isso estará fazendo esforços desnecessários e sem efeitos.
Isso mesmo, é fundamental traçar uma rota (saber exatamente aonde você quer chegar).
Na maioria das vezes as respostas são as mesmas para clínicas e consultórios:
CONQUISTAR MAIS PACIENTES!
Mas, será que só é possível alcançar esse objetivo?
Com redes sociais eu não consigo:
- Melhorar a taxa de fidelização, fazer com que o paciente se lembre da minha clínica quando ele precisar de um dentista?
- Aumentar a popularidade da minha marca?
- Conseguir que meus pacientes façam mais indicações dos meus serviços odontológicos?
Se essa é uma dúvida sua, já deixamos claro que sim, é possível alcançar todos esses objetivos por redes sociais. Porém, o caminho para alcançar tais objetivos pode ser diferente de negócio para negócio.
Qual é o perfil dos meus pacientes?
Por que é importante saber o perfil do meu paciente para gerir as redes sociais da minha clínica odontológica?
Lembre-se do que já dissemos, para definir as postagens não é puro instinto, para isso, é importante ter um breve estudo de comportamento do seu público, para saber em como falar com ele.
Basicamente, para definir esses conteúdos você precisa saber quem é o receptor da sua mensagem.
Nossa dica é você fazer um breve questionário com seus próprios pacientes, que contenham informações como:
- Localidade;
- Idade;
- Gênero;
- Classe Social;
- Escolaridade;
- Objetivo;
- Interesses;
- Entre outros.
Depois dessa amostragem, faça uma média de pontos em comuns entre as repostas.
Esses fatores em comuns significará um básico perfil dos seus pacientes.
Contudo, é essencial que a quantidade de pacientes da amostragem deve ser entre pelo menos de 60% a 70% do total de pacientes fiéis.
No artigo a seguir você terá mais detalhes em como elaborar uma persona para sua empresa.
Conciliando a agenda
Agendar suas tarefas é uma das melhores forma de organização, não é verdade?
Da mesma maneira que já é feito com a agenda de atendimento do dentista, no Dental Office, você pode fazer com as tarefas de gestão das redes sociais também se interagem na sua agenda de atendimento.
Dessa forma, se você é o dentista atuante da clínica e quer gerir as redes sociais, é possível bloquear a sua agenda digital por 10, 40 minutos ou mais, para fazer essa tarefa.
Assim, sua clínica mantém uma regularidade na atenção das redes sociais e mantém uma agenda de alta performance.
Cronograma de produção e publicações
Da mesma forma que é importante estabelecer um cronograma de produção de publicações, também é fundamental que você tenha uma rotina para agendar as publicações.
Essa rotina pode se dividir em duas etapas:
1 . Cronograma de produção: é estipular uma data para você escolher qual o tema de publicação a ser seguida, escrever o título e elaborar a arte. Essa data do cronograma será reservada unicamente para você produzir. Algumas ferramentas gratuitas ajudam a elaborar a arte de maneira fácil e prática, como:
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Canva (Plataforma online de elaboração de layouts de design);
BeFunk (Editor de fotos e criador de colagens)
Adobe Spark (É o aplicativo online de social media da Adobe);
Crello (Edição um pouco mais convencional de edição de imagens).
Clipchamp (Ferramenta online de criação e edição de vídeos)
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2. Cronograma de publicações: nesta etapa você irá programar as postagens produzidas. Atualmente, é bem fácil fazer isso pelo Facebook e Instagram, lhe ensinaremos a seguir:
Agendando suas publicações pelo Facebook e Instagram:
Agendar uma publicação na página da sua clínica odontológica é bem mais simples do que você imagina. Fazer isso ajuda na sua produtividade, já que não é necessário mais entrar no Facebook todo momento que precisar postar alguma publicação.
Para agendar no Facebook, basta seguir os passos a seguir:
- Acesse: o Studio de Criação do Facebook;
- Entre ou cadastre-se;
- Adicione sua conta do Instagram, se houver;
- Selecione qual rede social você quer realizar a postagem;
- Selecione a página da sua clínica ou consultório odontológico;
- Faça um Upload (enviar imagem ou vídeo no computador);
- Adicione o título da publicação;
- Selecione a data e horário da publicação;
- Agora é só clicar em agendar.
Tenha sensibilidade na marcação da agenda
Ter uma lista de tarefas é importante, não é verdade? Porém, para que ela seja mais produtividade é fundamental que você tenha uma ordem prioritária, ou seja, aquilo que é o mais importante para fazer, com mais urgência.
Essa sensibilidade de ordenar o que é mais relevante financeiramente para sua clínica é importantíssima.
Se, por exemplo, só é possível para o paciente marcar um atendimento no horário que você agendou a gestão das redes sociais, claro que esse agendamento tem mais prioridade do que a produção ou programação das redes sociais.
Nesses casos, sempre dê a preferência ao seu paciente, que é quem mais merece atenção nesses momentos. Depois disso, basta apenas (remarcar) / reagendar essa atividade para um horário vago.
Agendamento por redes sociais
É comum muitas clínicas e consultórios disponibilizarem o agendamento online, por meio dos chats das redes sociais.
O problema é que muitos acabam se esquecendo de verificar Inbox da página e quando vai ver já se passou mais de dias depois do pedido de agendamento do paciente.
E, talvez, ele já esteja sendo atendido com a clínica concorrente.
Se sua clínica irá disponibilizar esse serviço, é importante que sua secretária tenha o acesso fácil a esse canal e também tenha seu respectivos email configurados para notificações sempre quando houver mensagens.
Dessa forma, quando enviarem uma mensagem pelo Inbox do Facebook ou Instagram o computador receberá uma notificação.
Tal notificação também pode ser configurada pelo celular, assim, um efeito sonoro estará ativo para quando houver mensagens pelas redes sociais.
Por fim,
Como já mencionamos aqui, estar presente e atuante nas redes sociais é fundamental nos dias de hoje. Essa demanda gera uma atividade rotineira e que precisa de alguma atenção.
Neste artigo você aprendeu do básico do que é necessário para começar a atuar nas redes sociais e conciliar sua agenda profissional com as atividade de gestão das redes sociais.
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