Recepção de consultório odontológico: 4 dicas para montar a sua

A recepção de um consultório odontológico é a primeira impressão que um paciente terá sobre o seu negócio. Uma recepção desorganizada e com profissionais despreparados certamente passará uma mensagem de desleixo para o seu cliente.

Contudo, ter uma recepção limpa, organizada, com bons profissionais pode fazer toda a diferença na experiência do paciente na sua clínica. E sabemos que isso é essencial para fidelizá-lo e até mesmo gerar indicações do seu trabalho.

Pensando em ajudar dentistas e gestores que estejam abrindo ou reformando seus consultórios, nós do Blog Dental Office preparamos esse post completo com 4 dicas de como montar a recepção de um consultório odontológico.

Nesse post você vai ver dicas de:

  • Decoração para clínicas
  • Como deixar o espaço da recepção mais aconchegante
  • Quais móveis e opções de entretenimento oferecer ao paciente
  • Como contratar e treinar bons profissionais

Portanto, se você quer saber mais sobre como encantar pacientes desde a sua recepção, continue lendo esse post.

Por que é importante ter uma boa recepção no consultório odontológico?

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Como falamos na nossa introdução, ter uma boa recepção no consultório odontológico é primordial. Mas por quais motivos é necessário prestar tanta atenção a esse pequeno espaço?

A recepção da clínica faz parte do processo de conhecimento do paciente sobre o seu serviço. Ao chegar na recepção, o paciente precisa se deparar com uma clínica aconchegante, e que transmita segurança e profissionalismo.

Lembre-se que estamos falando sobre um serviço de saúde e estético. Ou seja, o dentista/clínica precisa ganhar a confiança do paciente desde o primeiro momento, que muitas vezes é na recepção.

Claro que um bom atendimento telefônico e nas redes sociais também faz parte de toda essa construção. Mas o visual da sua clínica conta muito, e por isso, deve ser tratada com toda essa seriedade.

O que fazem os recepcionistas na clínica?

Antes de passarmos para as dicas de como montar uma boa recepção no consultório odontológico, é preciso entender melhor as atribuições de cada profissional que atua nesse ambiente.

Os recepcionistas são responsáveis por atender, e como o próprio nome diz, recepcionar os pacientes na clínica. Tudo o que se refere ao atendimento ao público, deve passar por esses profissionais.

Muitos dentistas confundem essas atividades com as funções de uma secretária. Por mais que a secretária possa realizar essas atividades, o papel dessa profissional é mais de apoio administrativo: recebimento de contas, contato com fornecedores, controle de estoque e afins.

Contudo, em clínicas menores e com menos pessoal, é possível que a secretária faça as duas funções. Vale ressaltar que, independente de quem faça esse primeiro contato presencial com o paciente, é necessário ter treinamento e manter um padrão no atendimento.

Saiba mais em: Técnico em saúde bucal, Secretária e Auxiliar de Dentista: quais as diferenças desses profissionais?

Como montar uma boa recepção no consultório odontológico?

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Agora que já vimos os principais motivos para ter uma recepção de alto padrão no seu consultório, vamos as dicas de como montar uma.

Separamos aqui em 4 etapas: decoração, espaço, móveis e eletrônicos, e profissionais. Vamos passar por cada uma dessas etapas a seguir. 

Vamos lá?

Decoração

A decoração de uma clínica odontológica é parte primordial do planejamento do negócio. Afinal, uma boa decoração, com cores e acessórios adequados tem o poder de trazer paz e tranquilidade ao paciente, em um ambiente que muitas vezes é associado a dor e medo.

Por isso, na hora de montar uma boa recepção, aposte em cores claras, que vão de encontro com a identidade visual da sua marca. A principal dica nesse aspecto é não sobrecarregar o ambiente, seja com cores fortes ou com decorações exageradas.

Lembre-se que ao optar por cores e decorações mais claras, o cuidado com a limpeza do ambiente deve ser redobrada.

Leia mais em: 6 dicas de decoração para consultório odontológico

Espaço

Ninguém gosta de esperar por atendimento em um espaço pequeno e desconfortável. Por mais que as salas dos dentistas sejam o espaço principal da clínica, fique atento ao tamanho da sala de espera.

Especialmente se a sua clínica tiver um fluxo alto de pacientes. Em uma clínica que atenda a especialidade de odontopediatria, por exemplo, é essencial ter um espaço kids, com brinquedos para distrair as crianças e os pais no momento de espera pelo atendimento.

Para os adultos, aposte em ter um espaço de copa, com oferta de chás, cafés, e petiscos. Não se esqueça de manter revistas e jornais atualizados para que seus pacientes possam se entreter enquanto esperam.

Falaremos mais sobre opções de entretenimento no próximo tópico.

Móveis e eletrônicos

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Em relação aos móveis e eletrônicos da sua clínica, a principal dica é optar pela praticidade e conforto.

É importante ter uma televisão na recepção, com opção diversificada de canais, e até mesmo acesso a internet (smart tv). Falando em internet, ofereça uma conexão wi-fi de qualidade aos pacientes, para que possam se entreter durante a espera.

Já na mobília, tenha cadeiras ou poltronas confortáveis e que deixem o ambiente aconchegante. Evite utilizar cadeiras de plástico, pois podem passar uma impressão de desleixo com o ambiente.

Profissionais

Por fim, é primordial contar com bons profissionais na sua recepção. Eles serão o primeiro contato do seu paciente com o seu negócio, e devem manter um atendimento cordial, respeitoso, e claro, simpático.

Além disso, os recepcionistas devem estar preparados para tirar dúvidas, resolver pequenos imprevistos e dar toda a assistência necessária aos pacientes antes do atendimento.

Para isso, além de contratar profissionais com perfil pró-ativo, você deve treinar sua equipe. Explicar processos e procedimentos que você está habituado a fazer na sua clínica é uma forma fácil de uniformizar o atendimento.

Vale lembrar que escutar as opiniões de quem vivencia o dia a dia na recepção também é essencial para organizar demandas e reformular processos, caso seja necessário. Sempre levando em consideração o bem-estar do paciente.

Mas é claro que para tudo isso dar certo, você precisa manter sua equipe engajada e motivada. Veja mais no nosso eBook:

Por fim

Esperamos que esse post tenha te ajudado a tirar dúvidas de como montar a recepção de um consultório odontológico. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos de profissão, e claro, com a sua equipe.

Lembrando que aqui no Blog Dental Office você encontra diversos posts sobre assuntos pertinentes ao mercado odontológico e gestão de clínicas e consultórios. Não deixe de conferir.

Agradecemos a sua leitura e até a próxima.

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