Você sabia que uma boa estratégia de fidelização de pacientes pode aumentar até 50% do seu faturamento?
A fidelização inicia com sua estratégia de marketing e com um excelente relacionamento com o cliente.
Ela só acontece quando seu paciente se sente realmente confortável em seu ambiente e seguro com seu atendimento.
Por isso, o profissionalismo é tão importante aqui.
Neste podcast traremos várias dicas que você pode colocar em prática em seu consultório odontológico para fidelizar mais pacientes.
Preparado? vamos lá?
A primeira impressão é a que fica
A experiência do seu paciente começa no momento em que ele entra em contato com sua clínica.
Por isso, é importante perguntar a si mesmo.
Como é seu atendimento em redes sociais, telefone, e-mail? Ele é atendido rapidamente e com eficiência?
Entender todo esse caminho que o paciente tem em contato com sua clínica é fundamental para você começar a implantar uma cultura de fidelização.
Tenha um ambiente aconchegante
Sua sala de espera, assim como todo ambiente devem ser aconchegantes.
Isso garante que seu paciente se sinta bem nos diversos espaços que compõem seu consultório.
Tenha cadeiras e poltronas confortáveis, se aproprie de cores que constroem um ambiente tranquilo e amigável, tenha livros ou revistas dispostas para quem está na sala de espera.
E principalmente, dentro do seu consultório mantenha tudo organizado.
músicas também são bem vindas. vale optar por trilhas calmas / até mesmo instrumentais.
Tenha cuidado com o volume da música não deve ser nem muito alto e nem muito baixo.
Faça da sua agenda uma poderosa arma de fidelização
Agendas lotadas trazem pontos positivos e negativos. Contudo, equilíbrio é essencial neste quesito.
Sua secretária é ponto chave nesse processo.
Ela deve ser bastante atenciosa ao atender um paciente que quer marcar uma consulta.
Ouvir o paciente é essencial, assim como ter uma lista de pacientes em espera.
Saber administrar a agenda para que as urgências sejam atendidas sem deixar o paciente com meses de espera é fundamental.
Faça o possível para atender a necessidade de todos de acordo com a disponibilidade deles.
Sempre que surgir um horário vago em sua agenda / contate um dos pacientes na lista de espera.
Isso mostra que sua clínica realmente se importa com os pacientes.
Faça da sua consulta um momento inesquecível ao paciente
Já dissemos aqui que o caminho da fidelização inicia no atendimento, seja ela pelo telefone ou diretamente dentro da clínica.
É importante salientar que ter um atendimento cordial não é só dever da secretária, mas também do dentista.
Por isso, durante a consulta, explique tudo da forma mais simples possível, sempre de maneira atenciosa.
Chame ele sempre pelo nome, seja cuidadoso com os procedimentos e se precisar explicar algo, faça isso de forma compreensível.
Atenção no atendimento é algo que parece básico, mas muitas vezes é o que os paciente mais sentem falta durante suas consultas.
Também é importante deixar claro para ele os benefícios de já agendar as próximas consultas e a finalização do tratamento.
Caso você procure vender algum serviço extra ou plano, aproveite essa conversa para oferecer esses benefícios para seus pacientes.
Por fim, transforme sua clínica com um software de gestão
Como falado anteriormente, é importante ter um atendimento inesquecível para oferecer a melhor experiência, não é mesmo?
Mas, para que isso seja possível é interessante contar com ferramentas que lhe auxiliem em todo o processo.
Um software torna sua gestão muito mais ágil e facilita muitas funções além do atendimento, como o controle financeiro.
Por exemplo, com um sistema automatizado você tem mais segurança do fluxo de caixa, contas a pagar e receber, comissionamentos entre outros detalhes.
A partir de relatórios financeiros é possível definir a causa dos problemas e evitá-los.
Com a agenda não é diferente.
Além de eliminar toda aquela papelada, fica muito mais fácil organizar e gerir sua agenda, além de reduzir as faltas.
Você encontra tudo isso no Dental Office.
Esse podcast é um oferecimento de Dental Office.