Em 2020 fizemos um texto ajudando a sua clínica a ter um novo ano de sucesso, agora em 2022, período de retomada decidimos atualizar essas técnicas e fazer um planejamento levando em conta esse novo cenário que vivemos.
Depois de dois anos de pandemia, causada pelo coronavírus, este ano vai criar uma nova perspectiva no meio odontológico.
Por isso, você e sua clínica precisam estar preparados para estas mudanças que vão se tornar regulares devido ao novo mundo que vivemos. Todos foram pegos de surpresa e as mudanças foram impactantes, principalmente, no meio da saúde.
O planejamento de clínicas odontológicas, portanto, provou ser a melhor maneira de estar preparado para situações diversas e inesperadas. Diante disso, separamos os pontos primordiais de um planejamento que dê conta dos principais setores da sua clínica. Confira:
Tecnologia de gestão para otimizar o planejamento de clínicas dentistas
Estabeleça metas e objetivos para seu consultório odontológico
O primeiro passo para iniciar o planejamento de 2022 da sua clínica ou consultório odontológico é estabelecer quais metas você deseja alcançar por meio desta estratégia.
Aumentar o faturamento? Fidelizar pacientes? Reduzir custos? Estas são algumas opções que você pode ter em mente quando começar a pensar no seu planejamento. Contudo, quando um plano desses é aplicado, as mudanças devem ser profundas.
É importante nesta etapa ponderar bastante sobre o que realmente você quer para o seu consultório, caso contrário, ficará difícil criar um planejamento efetivo para sua clínica e para você, dentista.
Leia mais: As principais tendências para a Odontologia em 2022
Para descomplicar, separamos em tópicos prioridades que você pode ter na hora de otimizar o seu planejamento para dentistas:
- Fidelizar mais pacientes: o objetivo de qualquer clínica que queira se estabelecer no meio e crescer deve ser ter e manter mais pacientes. Dessa forma, os atendimentos realizados por dia devem ser de qualidades e adequar-se a sua agenda;
- Aumentar a margem de lucro: a maioria dos serviços são feitos esperando retorno, por isso é importante ficar de olho no crescimento da sua clínica. Então, procure estipular o quanto de crescimento você espera durante os meses e o ano todo;
- Expandir a sua equipe: junto com o crescimento do consultório, talvez haja a necessidade de adicionar mais funcionários a empresa. Dessa maneira, decida quais são os lugares que precisam de novos funcionários ou crie novas vagas;
- Reduzir custos internos: é sempre bom ter uma margem de lucro alta e gastar pouco. Uma forma interessante de manter esses gráficos balanceados é descobrir onde você pode cortar gastos, por isso, faça o balanceamento e veja o que pode ser diminuído ou até zerado;
- Estabelecer parcerias: no meio odontológico é muito comum que dentistas estabeleçam parcerias para cortar custos ou atingir mais especialidades sobre um mesmo nome. Então, avalie se esse é o seu caso e se necessário procure parceiros;
- Conte com tecnologia: hoje em dia, um sistema para gestão de consultório odontológico é indispensável na hora de organizar seu planejamento. Ele vai lhe ajudar de diversas maneiras, inclusive, nas outras metas que você deseja alcançar.
Tecnologia de gestão para otimizar o planejamento de clínicas dentistas
Não é segredo para ninguém que depois que passamos a viver em um mundo globalizado, estamos cada vez mais dependentes da tecnologia. Entretanto, precisamos achar a melhor forma de usar ela a nosso favor e não ao contrário.
Então, na hora de concretizar o planejamento muitas das suas metas talvez não estejam tão longe e podem ser encontradas e solucionadas neste pequeno programa que irá cortar pela metade o tempo de aplicação das novas estratégias.
O planejamento para dentistas passa por bastantes mudanças internas. Por isso, a tecnologia se torna uma aliada na organização de clínicas. Vamos entender melhor esses processos.
Agendamento otimizado
Uma das metas que você pode ter estabelecido para 2022 é ter mais clientes e, inclusive, fidelizá-los. No entanto, sem um agendamento rápido e eficiente isso é praticamente impossível.
Por isso conte com um sistema de gestão para clínicas odontológicas de primeira e facilite sua vida. O ideal é que este software possua uma agenda online para dentistas.
Dessa forma, você amplia, padroniza e otimiza os atendimentos da sua clínica e, com certeza, seu consultório estará entre os melhores da sua região em pouco tempo.
A palavra de ordem em qualquer meio de atendimento é praticidade. O paciente gosta de se sentir no controle e agenda também faz essa ponte, já que o cliente pode entrar a hora que quiser no link e marcar a consulta sozinho, quando for melhor para ele.
Gestão financeira
Diversas vezes controlar a parte de finanças da sua clínica acaba sendo um trabalho complicado e bastante desorganizado, afinal, a sua área é odontologia, não administração.
Contar com um profissional deste segmento pode ser uma opção, contudo, ninguém trabalha de graça. Por isso, um software odontológico de qualidade deve ajudá-lo no controle financeiro do seu estabelecimento.
Na hora de escolher seu sistema, confira se ele apresenta as seguintes funcionalidades: controle de fluxo de caixa, integração com variadas formas de pagamentos, emissão de boletos, acompanhamento de contas, etc.
Desta forma, você consegue não só planejar, mas também aumentar o faturamento da sua clínica odontológica, que, com certeza, é uma das suas principais metas.
Pois, só assim você terá uma maior organização da sua clínica odontológica.
Marketing odontológico
Como dentista, você sabe que o mercado é bastante concorrido e se sua clínica não tiver destaque e divulgação o suficiente seu planejamento estará fadado ao fracasso.
E até mesmo nisso a tecnologia é uma grande aliada dos seus planos para 2022, pois, sim, um sistema de gestão pode impulsionar o marketing do seu consultório.
Você pode estar se perguntando de que forma um software de gerenciamento faz esse trabalho, nós explicamos! A comunicação é a base do marketing desde sempre, você oferece um produto ou serviço e precisa convencer as pessoas que elas precisam daquilo.
Neste sentido, o marketing, principalmente, o digital tem uma função fundamental no seu planejamento para 2022: atrair pessoas com marketing odontológico de qualidade.
A atração é feita por meio de campanhas de e-mail, comunicação próxima ao paciente, SMS automático e com muito praticidades para os envolvidos. O WhatsApp Business é muito forte neste sentido, já que ele tem integração com a agenda, mensagens automáticas, confirmação de consultas e muito mais.
Prontuário eletrônico
Para melhorar o atendimento você precisa de informações constantes sobre os pacientes. Neste sentido, o prontuário eletrônico é um salvador de vidas, ele oferece muitos recursos de acessibilidade para os dentistas.
Algumas dessas facilidades são: histórico acessível nos atendimentos, controle de procedimentos já realizados, registro de consultas prévias, prescrições claras e legíveis, interação com com o prontuário, etc.
Não deixe de contar com essas praticidades na sua clínica, tenha a tecnologia como sua principal aliada para começar esse ano bem e bombar no meio odontológico.
Leia mais: 8 problemas que um software odontológico pode resolver na sua clínica
Trace um plano para alcançar as metas estabelecidas para 2022
Agora que você sabe o que deseja para sua clínica odontológica e a importância da tecnologia, é hora de criar um plano estratégico para alcançar estas metas. Nesta etapa você vai perceber como foi importante descobrir quais são os interesses de melhoria.
Desta forma, você consegue traçar um plano funcional para o seu consultório. A primeira coisa a fazer neste planejamento é analisar com muita atenção o que sua clínica tem feito e quais são os resultados que estão sendo alcançados atualmente.
Após isso, você compara os resultados com seus objetivos atuais e descobre o quanto eles são viáveis para este ano que está se iniciando e quanto vai demorar e custar para implementá-los.
Estude suas estratégias periodicamente
Na estratégia de atração de pacientes, por exemplo, o marketing deve ser o foco dos seus investimentos. A tecnologia de gestão odontológica consegue iniciar os processos de visibilidade da sua clínica de forma bem dinâmica, já que a ferramenta conta com esse recurso.
Contudo, caso você tenha interesse em investir com mais força nesta área, talvez seja interessante contratar alguém, ou uma agência de publicidade, para cuidar desta questão.
Leia mais: Quanto investir em marketing odontológico?
Este é só um exemplo do que pode ser feito, pois esta parte do processo necessita de avaliação constante das metas, caso outras prioridades acabem surgindo no meio do caminho.
Leve em conta também em quanto tempo cada meta deverá ser alcançada (dia, mês, ano). Deixe isso bem claro, pois será necessário apresentar este passo a passo para sua equipe, afinal, ela faz parte deste processo.
Por fim, reúna todos os seus objetivos em um mesmo planejamento e coloque em prática todas as suas ideias de mudança para 2022. Seguindo estas dicas você terá sucesso.
Todas as metas estipuladas no planejamento irão demandar de investimento financeiro. Mesmo que o valor não seja alto, ele precisa estar especificado no seu planejamento de 2022.
Porque o processo envolve muito mais que só ele, existe um conjunto de mudanças que exigem investimento e eles por si só indicam quanto precisam para começar a serem rentáveis
Caso você não saiba exatamente quanto isso irá custar para o seu fluxo de caixa faça pesquisas de mercado e indique valores médios. O software para gestão de clínica odontológica também facilitará esse processo, pois ele conta com um sistema de gerenciamento otimizado.
Por fim, seu planejamento não é eterno! É sempre bom lembrar de que caso necessário você deve fazer ajustes de acordo com o cenário em que sua clínica está incluída.
Por fim, para que você alcance sucesso em 2022, confira uma das nossas palestras sobre marketing digital: