O mundo mudou. Hoje as crianças já nascem sabendo usar um Smartphone desenvolvido por gênios da programação, adultos chamam o táxi e pedem comida por um aplicativo que fica nesses Smartphone. Seguramente, a tecnologia mudou o comportamento humano e alterou a conduta do paciente, também.
Esse novo tipo de paciente é conhecido como paciente digital ou paciente 3.0. Ele é integrado socialmente no mundo tecnológico e busca agilidade para usufruir dos serviços da clínica ou consultório odontológico. Ele tem o hábito de procurar e comparar os serviços odontológicos pela internet e em 60% das pesquisas sobre o assunto, utilizam-se de dispositivos móveis.
Conforto, agilidade, qualidade e proatividade são atributos que sua clínica tem que oferecer para esse novo modelo de paciente. Mas, afinal, o que mais minha clínica precisa fazer para atrair e atender o paciente digital.
Como atrair o paciente 3.0 ?
1° Entenda o porquê de se chamar paciente 3.0:
Ele é uma pessoa que usa a internet constantemente, procura informações de alta relevância sobre os melhores serviços, clínicas e especialistas. Agenda consultas odontológicas por sistemas online e interage com os especialistas através das redes sociais.
Por isso, é muito importante ter autoridade e presença digital.
2° Tenha Autoridade Digital:
Como ter autoridade digital? Para começar a ter autoridade digital, sua clínica ou consultório tem que estar inserida nas mídias sociais (exemplo: Facebook; Instagram; Linkedln; Youtube e etc). Um bom começo para buscar autoridade digital é oferecer informações e serviços do consultório na web. Depois desse processo se você oferecer conteúdos relevantes para os paciente nessas plataformas, a autoridade estará definitivamente estabelecida.
3°: ‘A magia’ dos conteúdos grátis
Para entender esse processo você precisa ter a noção do que é marketing de atração.
Marketing de atração possui 3 grandes pilares: autoridade digital (estar inserido socialmente na web); SEO (forma de aumentar os acessos do seu conteúdo através de um conjunto de técnicas) e marketing de conteúdo (produção de conteúdo para qualificar o paciente).
Oferecer conteúdos relevantes para seus pacientes adiantará grande parte das dúvidas que sempre ocorrem no consultório, além de qualificar os pacientes, por meio dessas técnicas, você consegue atrair novos pacientes.
A Doctoralia pode te ajudar:
Você já ouviu falar na Doctoralia? É nada mais e nada menos que a maior plataforma de saúde do mundo. Um marketplace que conecta pacientes a especialistas como médicos e dentistas, além de software médico com recursos como Agenda, Prontuário Eletrônico e Telemedicina. Só no Brasil, a plataforma já atende mais de 15 milhões de pacientes por mês e realiza em média 700 mil agendamentos.
Com a missão de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia ajuda o paciente a encontrar o consultório ou dentista que melhor atende às suas necessidades. Além disso, facilita o agendamento de consultas e tratamentos que podem ser feitos online, em poucos cliques e a qualquer horário. Genial, concorda?
A plataforma conta atualmente com duas modalidades de perfil: Básico (gratuito) e Premium (pago).
As principais vantagens de criar um perfil Premium na plataforma é que, além de ganhar visibilidade e reputação, você também tem acesso gratuito a ferramentas que ajudam a otimizar o seu tempo dentro e fora do consultório. Prontuário eletrônico personalizável e Telemedicina são algumas delas.
Outra ferramenta que pode facilitar a agenda e comunicação com os paciente é a Cloudia. Trata-se de uma assistente virtual inteligente (chatbot) que utilizam o Facebook Menssenger e Site, conversando com os pacientes por mensagens de texto como se fosse um ser humano. Caso seja marcada alguma consulta, ela marca em sua agenda do Google. O sistema está em fase de integração com softwares de gerenciamento odontológico.
Retenção do paciente digital
Existem muitos fatores que contribuem para fidelização do paciente, nessas abordaremos apenas as ações digitais. Como por exemplo:
Wi-fi grátis:
Em pesquisa da TOMAZ Gestão e Marketing, sobre as métricas de desempenho da odontologia no Brasil. Descobriu-se que a preferência de entretenimento dos pacientes nas salas de espera da clínica é o wi-fi.
É muito normal ver em salas de espera os pacientes com o celular na mão, se antes ficavam com a revista, hoje é com o celular. Por isso, o wi-fi cativa e mesmo com a demora do atendimento o paciente estará entretido na internet.
Mas, não é só isso. Você quer sair da curva? E se existisse uma maneira de ao tentar se conectar no wi-fi da clínica ou consultório odontológico, basta o paciente curtir a página da clínica ou fazer um check-in? Sim, funcionalidade existe! O equipamento se chama Facebook Wi-Fi e listamos os mais baratos:
HotSpot 300 – Intelbras – (Preço Médio Encontrado: R$ 150,00);
Roteador D-Link DIR-865L – Facebook Wi-Fi AC1750 (Preço Médio Encontrado: R$ 315,00);
Roteador NETGEAR R6300 – Smart Wi-Fi AC1750 (Preço Médio Encontrado: R$ 500,00).
Com isso, sua clínica consegue alavancar a autoridade e presença digital, além de reter a atenção do paciente.
Comunicação 3.0 – Reter e Atrair:
Como já dissemos em outros posts, a comunicação constante com os pacientes te ajudará a reduzir as faltas e controlar a agenda. Além disso, a comunicação digital pode atrair o paciente 3.0 para uma nova consulta. Mas, como? É bem simples: alertar sobre a importância dos check-ups mensais na geração de conteúdo (marketing de conteúdo) é muito importante para aumentar a rotatividade da clínica. Quanto mais o paciente souber da seriedade de realizar consultas mensais, mais qualificado ele estará.
Dica: Com o software Dental Office sua clínica ou consultório odontológico consegue enviar mensagens, por sms; e-mails e mala direta notificando o paciente sobre a data da consulta e o alertando para realizar os check-ups mensais.
A comunicação com os pacientes digitais têm que estar em dia, por isso é essencial estar atualizado sobre as novas mídias sociais e o que está acontecendo por lá.
A clínica ou consultório tem que saber se comunicar com o paciente 3.0 – para fidelizá-lo.
Software e a otimização do atendimento aos pacientes 3.0
A modernidade busca a todo momento velocidade e rapidez nos processos diários e a tecnologia é justamente a ferramenta da humanidade para acelerar esses processos. Por isso, se seu paciente é 3.0 será necessário que sua clínica também seja digital.
Se existisse um objetivo da tecnologia, seria este: aumentar a eficiência e velocidade das atividades humanas em todas as esferas.
Então, se sua clínica quer ganhar tempo para facilitar a vida do paciente digital, além de organizar, será essencial adquirir um software odontológico.
O software odontológico surge com essa necessidade de modernização da rotina do dentista e nele é possível:
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- organizar a agenda, eliminando faltas por filas de espera;
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- cadastrar e atualizar a ficha de cada paciente, mostrando os status de pagamentos e os prontuários detalhados, evitando burocracia para ambas as partes;
- atrair atenção do paciente, utilizando a ferramenta de envio de sms, e-mail, mala direta sua clínica consegue ter contato direto com os pacientes digitais;
- controlar as finanças, utilizando as ferramentas de fluxo de caixa, comissionamentos, controle de cartões, despesas e receitas sua clínica ou consultório fica atualizado sobre o gerenciamento financeiro.
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O software Dental Office oferece essas e muitas outras funcionalidades. Comprove você mesmo, sobre software mais completo de odontologia.
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Conclusão
Entende-se que os pacientes digitais são apenas jovens conectados, pelo contrário, o paciente digital é todo aquele que usufrui da tecnologia da informação para chegar, agilizar ou promover um atendimento no consultório.
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