É muito comum que, além de atender, o dentista também seja responsável pela gestão da clínica, desempenhando uma jornada dupla.
Nesse contexto, montar o próprio consultório, fazer a gestão e organizar o financeiro são alguns dos principais desafios do dentista que também é gestor.
Nenhuma dessas tarefas é simples. Entretanto, motivados a construir uma carreira de sucesso, alguns dentistas realmente dedicam-se a planejar, organizar, controlar e liderar um consultório ou clínica odontológica.
O efeito dessa jornada dupla é o cansaço, a fadiga e as muitas horas de trabalho que afetam diretamente a saúde do dentista.
Leia mais: Kit de gestão para novos dentistas
Por esse motivo, nós, do Dental Office, preparamos este texto para ajudá-lo a superar cada um dos desafios e planejar a gestão de sua clínica ou consultório odontológico.
Quais os principais desafios do dentista gestor?
Como superar os desafios para fazer uma gestão eficiente da clínica ou consultório odontológico?
Quais os principais desafios do dentista gestor?
O maior desafio para dentistas que comandam suas clínicas está em conciliar a administração com a rotina de atendimento aos pacientes.
Uma vez que as responsabilidades administrativas são enormes, o conhecimento técnico da profissão já não basta, e o dentista precisará investir tempo em estudar diversas áreas, entre elas:
- Gerenciamento de processos, como seleção, recrutamento, treinamento, entre outros.
- Gestão financeira de clínicas ou consultórios, como pagamento de salários, impostos, manutenção de equipamentos e outros custos.
- Análise de mercado para manter a clínica ou consultório odontológico atualizado na precificação e nos procedimentos oferecidos.
- Estruturação de planejamentos a curto, médio e longo prazo, para construir um plano de negócios conciso e reestruturar sempre que necessário.
- Marketing para atrair pacientes novos, uma vez que é um desafio conquistar visibilidade na área no início da carreira e será necessário divulgar seu trabalho nas redes sociais.
- Legislação para clínicas, visto que há uma série de necessidades legais para o funcionamento de empreendimentos, especialmente na área de saúde.
- Atualizações tecnológicas para manter a clínica ou consultório sempre modernizado.
Essas atividades podem consumir muita energia e tempo, mas são cruciais para realizar uma boa gestão de pessoas, melhorar o desempenho dos funcionários e elaborar estratégias de crescimento e fortalecimento da sua imagem.
Além de dar conta dessas áreas, haverá a necessidade de se dedicar para prestar um atendimento bom e humanizado e, assim, fidelizar os pacientes para ser reconhecido na área.
Em síntese, o maior de todos os desafios é realizar uma boa gestão de tempo para desempenhar todas essas atividade.
Além disso, há também o desgaste físico e mental gerado por excesso de trabalho. Uma vez que a carga de trabalho é praticamente duplicada, o dentista gestor acaba deixando de lado seus momentos de descanso e lazer para organizar as demandas.
Como consequência de tantas atividades, é um desafio lidar com a pressão.
Essa tensão se amplia ainda mais porque o dentista empreendedor está sempre focado em aumentar a receita da clínica, ampliar o fluxo de pacientes e atuar pelo crescimento do negócio. Sendo assim, ele é o maior responsável por implementar as ações de maneira precisa e de acordo com a legislação.
Para facilitar essas ações, outro desafio será investir em tecnologias que simplificam e encurtam processos de gestão.
A fim de executar essas práticas do jeito certo para ter os melhores resultados na clínica ou consultório odontológico, então, será preciso traçar estratégias para lidar com os seguintes desafios:
- Estudo de diversas habilidades
- Gestão de tempo
- Gestão financeira
- Cuidado com a saúde física e mental
- Pressão por resultados
- Burocracias e legislação
- Investimentos em tecnologia
Como superar os desafios para fazer uma gestão eficiente da clínica ou consultório odontológico?
Apesar de tantos desafios, há diversas oportunidades de otimizar a gestão e torná-la eficiente.
Confira nossas dicas para superar as adversidades e melhorar o gerenciamento odontológico:
Organize o tempo para estudar novas habilidades
É essencial investir tempo e dinheiro em especializações e treinamentos, especialmente em:
- Áreas da odontologia de sua preferência
- Gestão de pessoas, processos e projetos
- Gerenciamento financeiro de clínicas
- Marketing para atrair clientes
- Atendimento ao cliente
- Legislação e contabilidade clínica
- Novas tecnologias no meio da saúde oral
Ao estudar novas áreas da odontologia, você melhora a qualidade dos seus serviços. Lembre-se que, mesmo que você atue como gestor, não pode jamais deixar de lado a qualidade dos procedimentos. Por isso, é fundamental manter-se atualizado também no lado técnico da profissão.
Mas, para além disso, é indispensável também ter disciplina para estudar diferentes habilidades que podem tornar sua clínica bem-sucedida. Quanto mais estudo, mais eficiente será a gestão.
Melhore a gestão de tempo
Em meio a essa jornada dupla, será fundamental ter uma excelente gestão do tempo para dar conta de todas as tarefas.
Uma boa gestão de tempo contribui para o aumento de produtividade de todos os profissionais da clínica. Por isso, nossas dicas são:
- Reduza trabalhos manuais. Automatizar tudo que for possível é de grande ajuda na redução de trabalho. Se o problema for investimento, há sistemas para dentistas completos e gratuitos que poupam tempo e melhoram a organização clínica, por meio de ferramentas como:
- Agenda para dentistas
- Cadastros completos digitais
- Controle financeiro completo
- Prontuários
- Relatórios
- Telemonitoramento
- Entre outras
- Faça planejamentos. Programar as semanas seguintes é uma excelente maneira de separar tudo por ordem de urgência e não ser pego de surpresa com atividades atrasadas.
- Faça reuniões produtivas. Alinhar de maneira prática o trabalho com a equipe é essencial para melhorar o fluxo do seu trabalho. Determine a pauta das discussões antes dos encontros.
- Delegue tarefas. Para aliviar a agenda e deixar espaço para o que é mais complexo, tarefas mais simples podem ser distribuídas para outras pessoas.
Leia mais: Gestão de tempo para dentistas de sucesso
Estruture uma gestão financeira eficiente
A gestão financeira é um importante desafio, porque é necessária para que a clínica ou consultório odontológico continuem operando com lucros.
Por isso, para manter as portas abertas, é preciso ter uma excelente organização financeira. Planeje, trace metas, analise os resultados e faça o fluxo de caixa de maneira precisa.
Além disso, saiba como precificar corretamente seu trabalho. É preciso cuidar para não ter prejuízos, mas também para não perder pacientes com preços acima do normal.
Sabemos que esse desafio pode ser ainda maior do que os outros, por isso, invista em um bom software com gestão financeira para dentistas que automatize a maioria das atividades operacionais do gestor odontológico e apresente outros benefícios, como:
- Controle total da gestão financeira
- Formas de pagamento para diminuir a inadimplência
- Pagamento de comissão de dentistas facilitado
- Informações para a melhor tomada de decisão
- Disponibilização de link de pagamento
- Controle total de cheques
- Emissão de boletos
- Integração com a maquininha de cartão
Leia mais: Como fazer o controle de recibos na clínica odontológica: guia rápido para iniciantes!
Além de tudo, o software tem um excelente custo benefício. Esse tipo de tecnologia ajuda a otimizar o tempo, manter a organização e gerar produtividade.
Atente-se para sua saúde física e mental
Sabemos que manter a saúde mental em meio a tanto trabalho pode ser um grande desafio. Há muitas tarefas a serem executadas e pouco tempo disponível.
Diante desse cenário, alguns pequenos cuidados podem fazer toda a diferença:
- Mantenha o local de trabalho organizado
- Adote uma rotina fixa
- Faça pausas para evitar a sobrecarga
- Adote técnicas de relaxamento
Essas ações, mesmo que pareçam simples, são de grande ajuda para um dia a dia mais saudável.
Aprenda a lidar com a pressão
Como falamos antes, a pressão é enorme em cima do dentista gestor, já que ele é o responsável por gerar resultados no próprio negócio.
Mas a cobrança excessiva pode causar danos físicos e psicológicos. Por isso, é indispensável entender como lidar com a pressão e não se cobrar excessivamente.
Por mais organizado que você seja, às vezes algumas coisas saem do planejado.
Por isso, foque no presente e se concentre em agir para contornar o problema, já que adiar a resolução pode agravar a situação.
Preste atenção nas questões da legislação
Atuar dentro das normas de Vigilância Sanitária é uma obrigação das clínicas e consultórios odontológicos. Por isso, invista em um sistema de esterilização, certifique-se de que tudo está de acordo com as normas de biossegurança e esteja em dia com todos os alvarás.
Invista em tecnologia
Com o digital cada vez mais presente em todos os setores, a transformação também bateu à porta das clínicas e a tecnologia tornou-se uma aliada.
Por isso, invista em sistemas de software que controlam desde o financeiro até a agenda da clínica ou consultório odontológico. Tudo para otimizar seu tempo, criar uma gestão eficiente e reduzir os desafios do dia a dia no trabalho.
Continue aprendendo sobre as vantagens de contar com agenda e prontuário digital em um sistema integrado que melhora a gestão de sua clínica: