Uma especialização odontológica de extrema importância, a Odontopediatria é responsável por manter a saúde bucal de nossas crianças e tratar as doenças que as acometem.
Sendo assim, seu espaço no mercado de trabalho é bem amplo, possuindo uma vasta possibilidade de pacientes que necessitam de cuidados específicos e profissionais para um desenvolvimento saudável.
Porém, trabalhar com um nicho diferente de pacientes dentro da Odontologia também faz com que você precise mudar suas abordagens.
Bom, para te ajudar com tudo isso e muito mais, separei ao longo deste texto tudo o que você precisa saber sobre a Odontopediatria e como atrair e fidelizar mais pacientes em sua clínica odontopediátrica.
Quais procedimentos um odontopediatra faz?
Qual a importância da Odontopediatria?
Quais são as vantagens de se especializar em Odontopediatria?
Como um odontopediatra pode fazer seu consultório ou clínica odontológica para atrair e fidelizar mais pacientes?
Atendimento odontopediátrico especializado
O que é Odontopediatria?
Como o nome sugere, a Odontopediatria é a especialização odontológica que cuida da saúde bucal de bebês, crianças, adolescentes e até mesmo gestantes. Portanto, um odontopediatra possui capacidade para atender desde o pré-natal odontológico e o neonato em seus primeiros dias de vida, até o fim da adolescência.
Além disso, o odontopediatra possui os mesmos conhecimentos e habilidades de um cirurgião dentista antes de focar na odontopediatria. É de costume comum dizer que é uma especialidade integrada pois abrange procedimentos cirúrgicos, endodônticos, restauradores, ortopédicos e preventivos.
Portanto, um dos principais focos da Odontopediatria está em promover aos pacientes os motivos que justificam a saúde da boca, contribuindo assim para que os hábitos possam perdurar por toda a vida.
Além disso, para garantir que os tratamentos sejam eficazes, é necessário que os pais ou responsáveis também estejam engajados ao longo do processo, para que assim, possam ficar por dentro dos procedimentos e também expliquem os medos e o comportamento da criança.
Dessa maneira, é possível realizar um tratamento coeso e com maiores chances de sucesso.
Ler mais: O que é Estomatologia? Saiba tudo sobre essa especialidade odontológica
Quais procedimentos um odontopediatra faz?
Como você já sabe, o odontopediatra possui capacitação para realizar todas as funções de um cirurgião dentista. Contando com os seguintes procedimentos da especialização:
- Orientação de gestantes;
- Conscientização dos cuidados relacionados à saúde bucal do bebê;
- Monitoramento dos primeiros dentinhos da criança;
- Acompanhamento da queda dos dentes de leite;
- Monitoramento do crescimento dos dentes definitivos;
- Controle e prevenção de problemas bucais infantis (restauração em dentes com cáries, aplicação de flúor, etc).
Portanto, grande parte dos atendimentos de um odontopediatra costumam girar em torno dos cuidados com os primeiros dentinhos da criança. Além é claro de como deve ser feita a higienização bucal infantil, o que muitas vezes envolve visitas em escolas e outras instituições que contenham uma grande quantidade de crianças.
Por fim, a prevenção é um dos principais pilares da Odontopediatria, que acompanha os primeiros passos dos cuidados odontológicos na infância para, principalmente, evitar problemas posteriores.
Qual a importância da Odontopediatria?
Assim como os pediatras são essenciais para o desenvolvimento saudável de uma criança, acompanhando-a até sua fase adulta, o odontopediatra também possui essa importância.
Dessa maneira, é possível acompanhar desde os primeiros dentes de leite até os cuidados para manter a saúde bucal em dia e evitar problemas no futuro, como o aparecimento de cáries.
É fato que os problemas dentários podem desenvolver-se já na infância, portanto, a primeira visita ao odontopediatra possui recomendação de acontecer já nos primeiros meses de vida, entre os 6 meses e um ano.
Além disso, o medo e a ansiedade estão sempre associados a idas ao dentista, porém, essa especialização aprende a lidar diretamente com os medos e receios das crianças, tendo capacidade de transformar a consulta e demais procedimentos em um experiência positiva e divertida.
Ler mais: Odontofobia e ansiedade odontológica: como atender pacientes com medo de dentista
Quais são as vantagens de se especializar em Odontopediatria?
Bom, para te ajudar ainda mais a decidir se essa é a carreira de seus sonhos, separamos aqui as principais vantagens de especializar-se em Odontopediatria. Acompanhe:
- Ser o primeiro profissional na vida dos pacientes: você será o primeiro dentista da vida de muitos pequenos, tendo a chance de transformar a visão de mundo deles em relação à odontologia e acompanhá-los até a vida adulta.
- Contar com um público fidelizado: caso você contribua para experiências positivas na vida de seus pequenos pacientes, há grandes chances de que eles realmente te acompanhem até a vida adulta, e, assim, você atenderá grande parte de seus pacientes durante muito tempo.
Ler mais: Odontopediatria: Como atender crianças na odontologia?
- Ganhar os benefícios do marketing boca a boca: continuando no quesito de satisfação dos clientes, sua clínica odontopediátrica também pode contar com a famosa propaganda “boca a boca”, ou seja, a recomendação por parte dos pais e responsáveis pelo bem cuidado de seu consultório com seus pequenos para outros de seus círculos sociais.
- Captar mais pacientes para outras especialidades de sua clínica: caso você trabalhe em clínicas que possuem mais de uma especialidade, muitas vezes seus próprios pacientes podem ser direcionados para elas, principalmente no fim da adolescência, em que seu acompanhamento passa para o cirurgião-dentista.
Como fazer uma clínica odontopediatra para atrair e fidelizar mais pacientes?
Para ter uma clínica odontopediátrica de sucesso é preciso atentar-se em algumas questões, principalmente em relação ao ambiente físico e ao atendimento, veja só:
Ambiente físico inclusivo para as crianças em seu consultório odontopediátrico
O ambiente físico é muito importante para o atendimento odontológico das crianças.
Além do dentista ser adaptável no atendimento, sabendo lidar com diversos tipos de pacientes, o consultório e clínica também necessitam ser adaptáveis a cada tipo de paciente, sendo uma necessidade que muitos dentistas notam atualmente.
As crianças, geralmente, quando vão ao dentista estão inseguras, estão com medo. Porém, para ter um atendimento inesquecível você terá que aplicar alguns critérios de inclusão no espaço físico, como:
- Espaço Kids: determine um local físico para as crianças ficarem à espera. Esse local deve ser perto da sala de espera ou dentro da sala de espera. O objetivo é um local onde possa entretê-las.
Nesse espaço coloque brinquedos, uma mesa ou lousa, lápis e papel para desenharem. Assim, a probabilidade de que elas fiquem entediadas é mínima.
- Atenção com mobília: tenha atenção no momento de escolher as mobílias do consultório, pois existem aquelas crianças frenéticas que correm de lá pra cá. É preciso muito cuidado, já que elas podem sofrer acidentes nos móveis.
Para evitar isso, substitua as cadeiras e sofás com pontas, adquira móveis que sejam fáceis de limpar, analise as prateleiras do consultório e veja se está ao alcance das crianças.
- Ter um fraldário: ter uma clínica inclusiva para as crianças é muito importante oferecer um fraldário.
Assim os pais reconheceram o cuidado que o consultório têm com as crianças e não terão dúvidas em levar os filhos novamente à sua clínica. Lembre-se de construir seu fraldário não apenas no banheiro feminino, já que os pais também precisam trocar seus filhos.
Atendimento odontopediátrico especializado
A equipe odontológica da sua clínica precisa estar preparada para lidar com as crianças das mais variadas faixas etárias. Afinal, uma clínica de odontopediatria pode atender desde bebês até pré-adolescentes.
Segundo as fases do desenvolvimento social infantil, trazidas por Jean Piaget, algumas características são esperadas de crianças de acordo com a sua idade. Vamos a elas:
- De 0 a 2 anos: chamado de estágio sensório-motor. Nesse estágio as ações ocorrem antes do pensamento e da exploração manual e visual do ambiente. Essas ações podem ser agarrar, sugar, bater e chutar.
- De 2 a 6/7 anos: estágio pré-operacional. A criança necessita saber o porquê de cada ação. É desenvolvida a expressão da linguagem. Não há diferenciação entre o mundo real e a fantasia. Idade mais inflexível e egocêntrica. Dificuldade em aceitar outras opiniões.
- De 6/7 – 11/12 anos: operações concretas. A criança consegue se solidarizar e viver em grupo. O pensamento lógico é desenvolvido se houver objetos concretos disponíveis ou se experiências sofridas forem relembradas. É aberta ao diálogo.
- De 11/12 anos em diante: a bstração total. Cognitivamente, a criança alcançou o seu mais elevado nível de desenvolvimento. Está apta a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
Além disso, não é difícil encontrar crianças que têm pavor de dentistas e é exatamente por este motivo que o atendimento necessita de muita sensibilidade e cuidado. Destacamos algumas dicas para o momento do atendimento ou da consulta.
- Lidando com o medo: provavelmente, quando criança, você já teve medo de ir ao dentista ou ao médico, porque lembrou daquela seringa com a ponta gigantesca. Só de imaginar já doía.
Esse é um dos medos mais frequentes das crianças, o medo da dor. Para minimizar isso no momento de aplicar a anestesia, caso necessite, tente fazer analogias ao mundo infantil e procurar técnicas que ajudem nesse sentido.
O importante é entender a situação e ser o mais carismático possível. Por exemplo, se a criança chegou à consulta chorando tente acalmá-la com brincadeiras.
- Sensibilidade: é muito importante, antes de tudo, que você goste de trabalhar com crianças, porque nos diversos tipos de personalidades, o dentista encontrará barreiras que só podem ser ultrapassadas com sensibilidade e sem rigidez.
As crianças reconhecem quando estão sendo tratadas com carinho e respectivamente respondem a esse estímulo, de maneiras diferentes umas das outras.
- Envolver a criança no atendimento: quando você envolve a criança no giro do atendimento odontológico, percebe que os resultados são os melhores possíveis. E não é diferente com o paciente adulto, porque o engajamento gera resultados reais.
Separamos a seguir algumas dicas para envolvê-las (crianças) no atendimento odontológico:
- Distração: como já mencionamos, no momento da consulta a barreira mais comum entre as crianças é o medo e é por isso que distraí-la pode ajudar. Por exemplo, conte uma história antes da consulta onde as cáries são os “vilões” e o tratamento do herói.
- Recompensas: antes de iniciar a consulta você pode oferecer recompensas para ela ter um bom comportamento, utilize essa dica apenas quando a criança estiver agitada e atrapalhando o momento da consulta.
- Engajamento: você pode envolver a criança na consulta falando sobre os equipamentos que serão utilizados de maneira simples, explicando a utilidade desses instrumentos. Assim, você faz uma etapa de apresentação do equipamento e coloca-o em prática.
Classificando o comportamento da criança
Na odontopediatria, é muito utilizada a Escala de Padrão Comportamental de Venham para classificar o comportamento do paciente infantil. Essa escala varia de 0 a 4, vejamos a seguir:
Em alguns desses casos, dependendo da classificação na escala Venham, pode ser necessário o uso de técnicas não farmacológicas para adaptação do comportamento, ou então o uso de técnicas farmacológicas.
Vamos falar sobre isso no próximo tópico.
O manejo comportamental na odontopediatria
Dependendo do comportamento da criança, podem ser utilizadas técnicas farmacológicas ou não farmacológicas para tornar possível o atendimento odontológico.
As técnicas não farmacológicas envolvem habilidades comunicativas, como reforço positivo, palavras de incentivo, distração, comunicação visual, entre outras.
Já as técnicas farmacológicas podem envolver diferentes graus de sedação: mínima, moderada, profunda e anestesia geral. No entanto, essa técnica deve sempre ser levada aos pais ou responsáveis para permissão antes de aplicada, e deve constar no prontuário do paciente.
Dicas para tornar a consulta mais leve para crianças e bebês
Prepare a sua sala de espera
Antes de mais nada, é importante que sua sala de espera esteja preparada para receber as crianças, mas também os pais e responsáveis pelos pequenos. Esse provavelmente é o primeiro ambiente que a criança verá, e precisa ser atrativo para ela.
Por isso, ter brinquedos, lápis de colorir, folhas de sulfite para desenho, e até mesmo uma televisão com desenhos animados pode ser uma boa pedida para esse primeiro contato.
Outra frente importante é que seus colaboradores, seja a recepcionista ou secretária, também deixem a criança à vontade e saibam se comunicar com esse paciente. Afinal, a experiência da criança, assim como dos pais ou responsáveis começa desde a chegada a clínica.
Tenha uma comunicação lúdica
Essa é considerada uma das técnicas não farmacológicas que falamos um pouco mais acima. A chave para um bom atendimento na odontopediatria é saber se comunicar com a criança antes, durante e depois dos procedimentos.
Mostrar de forma lúdica, porque é preciso cuidar dos dentes, ou fazer um tratamento específico é uma ótima forma de se comunicar com a criança. Isso ajuda a tornar todo esse processo mais tranquilo, evita traumas futuros, e deixa a criança mais confortável no consultório.
Isso também ajuda na relação dentista-paciente, ainda mais importante nessas primeiras visitas ao dentista.
Deixe a criança se habituar ao ambiente
Essa etapa também é essencial para que o atendimento na odontopediatria seja um sucesso. A criança precisa se habituar ao ambiente, e claro, as pessoas que estão ao seu redor.
Deixar a criança à vontade no espaço, responder suas perguntas e tirar suas dúvidas faz com que o atendimento flua de forma mais orgânica. Portanto, tire um tempo para que o pequeno conheça o consultório.
Acredite ou não, essa etapa faz toda a diferença na hora do atendimento clínico, e claro, nas próximas visitas dele à sua clínica.
Use palavras de incentivo
Durante o atendimento clínico, é normal que a criança se sinta desconfortável em algum momento. Afinal, sabemos que procedimentos odontológicos podem ser dolorosos. Mas para que o tratamento não fique pela metade, é importante incentivar a criança.
Usar expressões que trazem conforto ao paciente nesse momento é essencial para que o procedimento seja feito de forma completa, e que não cause traumas.
Essa também é uma técnica de manejo comportamental não farmacológica. Dessa forma, aqui podem ser incluídos reforços positivos, elogios verbais, prêmios, entre outras frentes.
Converse com os pais ou responsáveis
Por último, mas não menos importante, converse com os pais ou responsáveis pela criança.
É importante entender com eles qual o motivo da consulta, porque eles procuraram o seu serviço, além de saber se a criança já passou por algum outro profissional ou fez outro procedimento. Isso claro, se for a primeira vez que ela vai até o seu consultório.
Outro passo importante é usar os pais ou responsáveis como exemplo. Muitos odontopediatras costumam examinar os pais na frente dos filhos para que assim eles quebrem alguma barreira que cause medo ou receio.
É uma técnica que pode render bons frutos, especialmente com crianças menores. Portanto, os pais precisam fazer parte da consulta e trazer também esse conforto para os filhos.
Se você gostou do nosso artigo sobre odontopediatria, não deixe de compartilhar com os colegas de profissão, e claro, com a equipe aí da sua clínica. Você pode conferir outros materiais relevantes na nossa página de materiais ricos. É só clicar na imagem:
Comentários