A Odontologia do Esporte é uma especialidade que se preocupa em cuidar da saúde bucal e contribuir para o melhor rendimento de atletas profissionais e amadores. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu essa especialidade apenas em 2015, mas já existe muita oportunidade no mercado de trabalho para os cirurgiões-dentistas que se interessam pela área.
Isso se dá porque os atletas de alto rendimento são muito suscetíveis a ter algum tipo de lesão orofacial em decorrência das práticas esportivas. Além de cáries dentárias e outras condições graves que podem afetar o rendimento físico.
Continue a leitura para saber mais sobre essa especialidade e conhecer as oportunidades de atuação do dentista especialista em Odontologia do Esporte!
O que é a Odontologia do Esporte?
A Odontologia do Esporte é uma especialidade odontológica reconhecida por meio da Resolução CFO 160/2015. Ela tem como objetivo promover a saúde bucal de atletas, mas também pode atender outros praticantes de atividades esportivas e exercícios físicos.
Nesse sentido, o trabalho do dentista especialista em Odontologia do Esporte é minimizar os impactos negativos no corpo dos atletas por meio de tratamentos e acompanhamento. Para tanto, é preciso levar em consideração que a prática esportiva envolve algumas especificidades que afetam os processos fisiológicos, além das particularidades de cada modalidade.
Como a prática esportiva pode acarretar uma série de traumas dentários, esse profissional é indispensável. O futebol e o basquete, por exemplo, são duas modalidades com grande incidência de traumas de cabeça e pescoço. Ter um dentista especialista ajuda a prevenir e tratar essas lesões.
Qual a finalidade da Odontologia do Esporte?
O grande objetivo da Odontologia do Esporte é cuidar da saúde bucal dos atletas para promover o bem-estar do corpo e, assim, garantir uma melhora no seu rendimento físico. Nesse sentido, o profissional especialista atua para prevenir, tratar, reabilitar e compreender os problemas de saúde oral que podem atrapalhar o desempenho no esporte.
Um problema comum em atletas é a má oclusão dentária, que causa problemas de mastigação e prejudica a absorção de nutrientes, além de causar dor e desconforto. Um foco infeccioso também pode gerar sérias complicações, uma vez que ele compromete os dentes e pode se espalhar pela corrente sanguínea, atingindo outros órgãos e desencadeando lesões nas articulações, por exemplo.
Leia mais sobre outras especialidades:
Como o dentista especialista pode ajudar os atletas?
A seguir, vamos detalhar como a odontologia do esporte pode beneficiar os atletas durante as competições. Confira!
Identifica e trata a má oclusão
No tópico anterior, explicamos que a má oclusão dificulta a absorção de nutrientes, o que atrapalha o aproveitamento alimentar. Além disso, o consumo elevado de isotônicos também interfere na alimentação, pois o atleta começa a evitar alguns tipos de alimentos.
Identifica e trata a Síndrome do Respirador Bucal
Essa condição deve ser tratada ainda na infância, pois causa sonolência, menor aproveitamento do oxigênio e dores na musculatura cervical, prejudicando o rendimento do atleta.
Identifica e trata a halitose
O mau hálito pode interferir negativamente no convívio social, e isso envolve a relação entre atletas durante treinamentos e competições.
Identifica e trata as desordens temporomandibulares
Essas desordens podem causar dores articulares, de cabeça e musculares. Um dos exemplos mais comuns é o traumatismo dentário, que é mais frequente em modalidades onde os atletas têm contato físico.
Onde o profissional pode atuar?
Abaixo, fizemos uma relação de oportunidades que o dentista especialista em Odontologia do Esporte pode encontrar no mercado de trabalho.
1. Clubes esportivos
Uma das possibilidades para quem atua em Odontologia do Esporte é trabalhar em clubes esportivos, como clubes de futebol, natação, basquete, entre outros. Nesses casos, o profissional torna-se o dentista responsável pelo time, promovendo ações de prevenção, tratamento e reabilitação.
2. Seleções e confederações esportivas
Nesse caso, o profissional vai lidar com atletas de alto rendimento, tendo que acompanhar de perto os treinamentos e as competições, a fim de garantir o melhor desempenho possível dos atletas. Esses atletas costumam ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar que envolve vários profissionais da saúde.
3. Consultório particular
Uma terceira possibilidade na Odontologia do Esporte é abrir o próprio consultório para receber tanto os atletas profissionais quanto amadores, ou mesmo aquelas pessoas que só praticam exercícios físicos sem comprometimento com alguma modalidade.
4. Instituições de ensino superior
O dentista especialista em Odontologia do Esporte pode integrar o corpo docente de instituições de ensino superior para atuar em cursos de graduação e especialização, contribuindo com os seus conhecimentos para a formação dos alunos.
Como está o mercado de trabalho?
Como mencionamos, essa especialidade é muito recente no Brasil. No entanto, há muitas oportunidades para os profissionais que decidirem se especializar na área, visto que o cuidado com a saúde bucal dos atletas é fundamental para garantir o bem-estar do corpo e o melhor rendimento possível nos esportes.
Esperamos que esse post tenha resolvido as suas dúvidas em relação à especialidade de Odontologia do Esporte. Lembrando que aqui no Blog Dental Office você encontra diversos posts sobre outras especialidades, e claro, sobre assuntos pertinentes ao mercado odontológico e gestão de clínicas e consultórios. Para acompanhar tudo, inscreva-se na nossa newsletter.