Uma grande parcela dos seus clientes descobrem a existência da sua clínica odontológica através da indicação de outros pacientes?
Existem muitas maneiras de captar novos pacientes além do tradicional marketing de indicação, ou boca-a-boca, como nós conhecemos. Porém, se você busca potencializar as indicações, estratégias simples de marketing podem ser adotadas e com certeza serão transformadoras para atrair novos agendamentos.
Diante deste fato, é importante que o dentista procure saber quais as ações que podem ser adotadas para garantir que a captação de novos pacientes através de indicações seja ainda maior.
Neste artigo você vai encontrar uma série de estratégias para aumentar o número de indicações de pacientes da sua clínica. Confira:
Tenha um atendimento humanizado de qualidade Conte com diferentes métodos de pagamento Utilize o WhatsApp para melhorar o atendimento aos pacientes Treine sua secretária para oferecer um atendimento atencioso Garanta que sua recepção ou sala de espera seja um local agradável Não deixe o paciente esperando muito tempo Utilize tecnologias novas para aumentar sua credibilidade Dica extra: tenha parcerias com colegas da profissão e ganhe ainda mais indicações O atendimento é primordial no processo de fidelização de pacientes. Algo crucial quando se quer ter mais indicações da sua clínica ou consultório odontológico. Alguém que foi mal atendido não voltará para o seu consultório, concorda? Ou, pelo menos, vai remediar essa decisão. E definitivamente não indicará seus serviços para amigos ou familiares. A confiança e a satisfação devem ser um sentimento essencial para todos que têm contato com o dentista e sua equipe. Por isso mesmo é importante investir no atendimento humanizado ao paciente. Trouxe aqui algumas dicas simples para colocar isso em prática na sua clínica odontológica: Um cliente que sente-se bem atendido se torna de grande valia, indicando o trabalho realizado pelo dentista para outras pessoas, ou lembrando do seu nome sempre que precisar. Saiba mais sobre o assunto nesse guia da odontologia humanizada: Alguns procedimentos odontológicos têm um custo elevado. E isso não pode mais ser uma barreira para seu paciente. Por isso é tão importante que a sua clínica ou consultório apresentem opções variadas de meios de pagamento. Existem algumas pessoas que vão precisar ou preferir realizar um parcelamento do valor. Isso pode ser feito de diversas maneiras, usando cartão de crédito ou até mesmo o boleto bancário. Ambas as opções podem ser oferecidas em sua clínica. Mas é importante que sejam feitas análises financeiras para saber o que é mais viável, além dos valores mínimos de parcelamento para não ter dificuldades financeiras no futuro. Também terão pacientes que realizam o pagamento total de uma só vez. Estes poderão optar por dinheiro ou até mesmo a opção de débito do cartão. É importante que a sua clínica esteja preparada para lidar com diferentes cenários, garantindo que seu paciente poderá escolher a melhor opção para a sua atual situação financeira. Saiba mais sobre os benefícios de oferecer diversos meios de pagamento para o seu paciente nos artigos: Um cliente que consegue encaixar o plano odontológico no orçamento dele, é um cliente que leva para outras pessoas a flexibilidade, diversidade e atenção da sua clínica. O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares brasileiros, o que prova como esta rede social é utilizada no país. E isso é ótimo para a sua clínica pois já indica qual a melhor ferramenta para utilizar no atendimento ao paciente. Levando em consideração que grande parte dos seus pacientes já usa o WhatsApp para se comunicar e resolver problemas pessoais ou relacionados ao trabalho. Com a sua clínica utilizando este canal para agendar consultas e até mesmo realizar confirmações, fica muito mais fácil garantir uma resposta e manter uma comunicação facilitada com seus pacientes. Mostrar que sua clínica ou consultório odontológico possui essa acessibilidade, ajuda a promover a fidelização. Além do mais, com a possibilidade de compartilhamento de contatos no WhatsApp, fica muito mais fácil para o seu paciente indicar seus serviços! Quer saber mais sobre esta ferramenta e como tirar proveito dela da melhor maneira na sua clínica? Então confira o eBook: É importante que o bom atendimento da sua clínica ou consultório de odontologia vá além do dentista. Quando o paciente é recebido na sala de espera ou na recepção da sua clínica, ele deve receber o mesmo atendimento humanizado que comentamos anteriormente. É importante que em todo o contato com a clínica ele tenha uma experiência positiva. E não só presencialmente, isso também deve estar refletido nas mensagens enviadas ao cliente, ou nas chamadas realizadas. Por isso mesmo procure realizar treinamentos com suas secretárias e recepcionistas. Garanta que seu paciente se sinta bem no ambiente e com sua equipe. A sala de espera ou recepção da sua clínica precisa ser um local aconchegante e que deixe seu paciente se sentindo bem. Para isso, procure adotar tons de cor que transmitam calma e transformem este ambiente em um local aconchegante. Arquitetos ou decoradores poderão ajudar nesse sentido, inclusive escolhendo poltronas confortáveis e outros móveis mais. Ter uma televisão para distração do paciente enquanto ele aguarda seu atendimento, além de café, água e revistas disponíveis, também ajuda a tornar este momento agradável. Vale destacar que caso seu consultório seja voltado para crianças, é importante ter um espaço onde os pequenos possam brincar. Isso, somado a um ambiente mais lúdico, tornará a experiência de ir ao dentista muito mais agradável. Saiba mais sobre no artigo: O tempo de espera dos pacientes para receber atendimento na área da saúde é uma das maiores reclamações. E as clínicas e consultórios odontológicos estão incluídos nisso! É um direito básico do paciente estabelecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) que o tempo de espera para ser atendido pelo dentista não ultrapasse mais de 30 minutos. Mas o ideal é que a espera seja sempre de no máximo 15 minutos. Afinal de contas, a rotina das pessoas não deixa margem de tempo sobrando para este tipo de situação. Para evitar o problema, é importante que tanto o dentista quanto sua secretária ou recepcionista conheçam muito bem o tempo médio de realização de cada procedimento. Assim, os agendamentos poderão ser realizados de maneira organizada. Considere também o tempo que se leva para organizar o consultório para o próximo atendimento. Deixar isso de lado é um fator que pode levar seu consultório ao caos, com diversos pacientes esperando para serem atendidos. E por fim, evite se atrasar para os atendimentos. Repasse a sua agenda de pacientes sempre um dia antes, para que seja possível organizar o seu dia, considerando momentos de pico de atendimento, e horários livres que poderão ser usados para dar conta de tarefas mais burocráticas. A tecnologia avança o tempo todo e traz muita inovação em tratamentos na odontologia. É importante que sua clínica se mantenha atualizada sobre estas novidades, trazendo isso tudo para os pacientes. Esse tipo de ação é muito bem vista. Pois mostra que o dentista está sempre procurando a melhor opção para seus pacientes. Existem muitos cursos, revistas, blogs e até eventos da área de odontologia. O dentista deve acompanhar estes canais para descobrir como inovar na sua especialidade. Lembre-se de que seus pacientes têm acesso a ferramentas de pesquisa como o google, e podem encontrar estas informações, rebatendo os tratamentos indicados pelo profissional. Por isso mesmo, sair na frente e trazer esta opção para sua clínica é tão valioso. Esse é o tipo de ação que dá destaque para a clínica perante o mercado, e pode ser o diferencial apresentado pelo paciente aos seus amigos e familiares para indicar seu trabalho. É importante que o dentista não se feche no seu consultório. Fazer networking em cursos e eventos e cultivar boas relações com seus colegas de profissão, é outra maneira de ganhar indicações e pacientes! Existem muitas especialidades diferentes da odontologia. Mantenha um bom relacionamento com estes profissionais que podem acabar recebendo pacientes com problemas que devem ser resolvidos por alguém como você. É importante mostrar que quando a situação for contrária, você também estará fazendo este tipo de indicação. Além do mais, caso seu paciente precise deste outro profissional, com sua indicação, ele se sentirá muito mais confortável em dar continuidade ao tratamento. Criar uma rede de indicações acaba sendo algo positivo para todos os envolvidos, e traz muitas vantagens na captação de pacientes e na gestão financeira. Esse é o tipo de situação que ajuda sua clínica ou consultório odontológico a ir em direção ao sucesso! Quer saber mais sobre isso? Então confira o eBook: Tenha um atendimento humanizado de qualidade em sua clínica
Conte com vários métodos de pagamento para mostrar flexibilidade e atenção.
Utilize o WhatsApp para melhorar o atendimento aos pacientes
Treine sua secretária para oferecer um atendimento atencioso
Garanta que sua recepção ou sala de espera seja um local agradável
Não deixe o paciente esperando muito tempo
Dica extra: tenha parcerias com colegas da profissão e ganhe ainda mais indicações