Meios de pagamento para clínicas e consultórios odontológicos

Quando se fala em experiência do paciente, a primeira coisa que vem à mente é o atendimento. Porém, existem muitos fatores que devem ser considerados, e um deles é a variedade nas formas de pagamento. 

Na odontologia, existem procedimentos com um valor mais elevado, como é o caso de tratamentos da odontologia estética. E isso pode demandar o parcelamento do pagamento para o paciente, por exemplo.

É claro que também existe o outro lado: o do dentista que deve avaliar seu financeiro e verificar quais meios de pagamento podem ser favoráveis para o seu negócio. 

É importante que um dentista gestor conheça os meios de pagamento existentes e quais as vantagens e desvantagens de cada um. Apenas dessa maneira ele poderá adotar as melhores opções para sua clínica ou consultório odontológico. 

Para ter ajuda na hora de tomar essa decisão, fizemos este post apresentando os principais meios de pagamento com tudo o que você precisa saber, e como eles podem ser benéficos para o seu negócio e seu paciente. 

Continue lendo esse post para saber mais.

Dinheiro em espécie

Meios de pagamento para clínicas e consultórios odontológicos

O pagamento em espécie está diminuindo por conta da insegurança pública e também graças às novas formas de pagamento que suprem as necessidades do dia a dia. 

Porém, vale destacar que esse meio de pagamento ainda é utilizado por alguns pacientes mais relutantes em utilizar a tecnologia para realizar seus pagamentos.

É importante destacar que, caso sua clínica ou consultório aceite dinheiro vivo, é necessário conferir a veracidade das notas. Isso vai impedir que você caia em ciladas de notas falsificadas.

Porém, faça isso com cuidado, para que o paciente não acabe se sentindo constrangido!

Além disso, é preciso sempre ter muito cuidado na hora de guardar esse dinheiro. O ideal é nunca deixar uma quantia muito alta nos caixas. Dessa forma você traz mais segurança para você, para os seus colaboradores, e para o seu negócio. 

Pix

Meios de pagamento para clínicas e consultórios odontológicos

O pagamento via Pix veio para substituir as transações em dinheiro em espécie. Lançado em 16 de novembro de 2020, esse meio tem sido utilizado para transferências bancárias, pagamentos, e afins.

Sua principal vantagem é a transferência imediata de dinheiro para terceiros ou outras contas de mesma titularidade. 

Além disso, o pix é rápido, tem disponibilidade de 24 horas por dia e 7 dias por semana, seguro, de fácil utilização e cadastro, e não possui taxas para pessoas físicas, tendo um custo baixo em demais situações. 

O pix é uma ótima opção para pacientes que utilizam a tecnologia para realizar pagamentos. Afinal, esse método de pagamento está disponível nos principais aplicativos de bancos, pelo internet banking da instituição financeira ou fintech.

Vale a pena considerar esse meio de pagamento no seu negócio para facilitar as transações.

Dica extra:

Para deixar esse processo ainda mais ágil e fácil de acompanhar, aposte em um software de gestão com pagamento via pix integrado ao sistema. 

Com o pix integrado ao sistema, funcionalidade do Dental Office, a baixa de pagamentos acontece automaticamente, sem a necessidade de inserção manual de recibos ou outros documentos que atestem a transação. Tudo fica registrado no sistema, o que te garante mais segurança no dia a dia. 

Cartão de crédito ou débito

O cartão é o meio de pagamento mais utilizado por pacientes em tratamentos, e não somente na odontologia, mas também no mercado em geral. Além do mais, essa também é uma das opções mais seguras para o seu financeiro no que diz respeito aos pagamentos parcelados.

As vantagens de contar com máquinas de cartão são:

  • Garantir o valor total do pagamento;
  • Reduzir a inadimplência;
  • Oferecer uma opção de pagamento muito utilizada por grande parte dos seus pacientes;
  • Melhorar a agilidade e a gestão dos pagamentos.

Caso você possua um sistema de gerenciamento odontológico, é importante que ele tenha a funcionalidade de integração com maquininha de cartão para agilizar o gerenciamento financeiro.

Afinal de contas, o controle do seu fluxo de caixa deve considerar os meios de pagamento e o parcelamento para fazer o lançamento da maneira correta. Sem isso, o fechamento do caixa no fim do mês não será compatível com os recebimentos reais.  

Stone

A Stone é uma maquininha de cartão que possui uma série de funcionalidades que podem ajudar sua clínica na variedade de opções de pagamento para clientes e na sua gestão financeira. 

Graças a integração entre a Stone e o Dental Office, você, dentista, consegue administrar os pagamentos feitos via cartão com muito mais facilidade. 

 Quer saber mais? Clique aqui e tenha todas as informações.

Boleto

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Opinion Box, o boleto bancário foi o 5º meio de pagamento mais utilizado no Brasil em 2022. 

A grande vantagem do boleto é atender a todos os públicos, pois não é necessário ter conta em banco, nem cartão de crédito ou débito para utilizar esse meio de pagamento. Além disso, é uma opção barata para quem emite. 

O pagamento pelo paciente pode ser feito em lotéricas, caixas eletrônicos, correios ou aplicativos de bancos.

Para que a clínica ou consultório odontológico possa emitir boletos é preciso ter uma conta corrente aberta em banco e ter carteira de cobrança vinculada a ela. 

Essa é uma parte burocrática, mas vale a pena, considerando como ela pode ser vantajosa para sua clínica e para a experiência dos pacientes. Basta realizar uma gestão cuidadosa dos pagamentos por boleto, controlando todos os recebimentos e as contas que constam em aberto. 

Dica extra:

Uma solução para quem não quer recorrer à burocracia dos bancos é ter uma intermediadora de emissão de boletos, como o ASAAS. 

Com o módulo de emissão de boletos e cobrança Pix via QrCode no boleto, diretamente no seu software Dental Office, você emite e controla os pagamentos dos seus clientes. 

Assim, você só paga pelos boletos e pix pagos pelos seus pacientes, e o Dental Office faz a baixa automática dos pagamentos.

Essa solução, além de ajudar na emissão de boletos, auxilia na sua gestão financeira com integração a outras funcionalidades do software odontológico Dental Office. 

Saiba mais clicando aqui!

Cheque

Meios de pagamento para clínicas e consultórios odontológicos

Esse meio de pagamento deve ser muito bem analisado antes de ser aceito, pois pode acabar resultando na inadimplência de pacientes.

É claro que ele tem a grande vantagem de que o paciente poderá parcelar altos valores nos planos de tratamento. Porém, sua clínica deve fazer o possível para evitar um desfalque no financeiro. 

Para isso, ofereça esse tipo de opção apenas para pessoas que já são seus clientes há um bom tempo e que são confiáveis, ou realize uma análise de crédito do paciente.

Além disso, ter um sistema com a funcionalidade de controle de cheques também é uma excelente opção, como é o caso do Dental Office. Teste gratuitamente o nosso sistema e veja na prática como podemos te ajudar com a gestão de pagamentos na sua clínica:

Caso você esteja lidando com a inadimplência em sua clínica, confira o post: Como reduzir a inadimplência em clínicas odontológicas?

Por fim,

O ideal é que sua clínica ou consultório odontológico ofereça todas as opções citadas acima. Assim, seus pacientes terão opções diversas para realizar os pagamentos dos procedimentos de acordo com suas situações financeiras.

É importante lembrar que o poder aquisitivo dos seus pacientes pode ser bastante variado. Ao oferecer opções diversas fica mais fácil captar e fidelizar clientes.  

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor quais as opções e meios de pagamento mais indicados para clínicas odontológicas. Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os colegas dentistas!

Agradecemos a sua leitura e até apróxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *