Marketing sensorial na odontologia: o que é e como aplicar?

Não é novidade para ninguém que clínicas e consultórios, sobretudo os odontológicos, têm apostado cada vez mais em técnicas para aprimorar a experiência do paciente. Afinal, esse aspecto influencia diretamente na fidelização e na taxa de retorno do cliente até o negócio.

Além de todo o foco no atendimento de excelência, que não é mais um diferencial mas uma obrigação da clínica, uma das formas de proporcionar um momento único ao paciente é investir em marketing sensorial.

Essa frente do marketing aposta em explorar os sentidos, de forma a proporcionar uma experiência completa ao cliente desde o momento em que ele pisa na clínica. 

Existem algumas formas de aplicar o marketing sensorial na odontologia, e é sobre esse assunto que vamos falar nesse post. Então se você quer saber mais a respeito das aplicabilidades do marketing sensorial no seu negócio, acompanhe esse conteúdo.

O que é o marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma estratégia de marketing baseada em explorar e estimular os diferentes sentidos humanos – visão, olfato, paladar, tato e audição – a fim de conquistar o cliente através de uma experiência completa.

Trabalha a criação de um ambiente mais propício para a recepção do cliente, com foco no seu encantamento, para assim concretizar o objetivo final. No caso de clínicas e consultórios odontológicos, ajuda no fechamento de orçamentos e adesão a tratamentos, além da fidelização do paciente.

Veja mais em: 8 erros que impedem a fidelização de pacientes

O marketing sensorial na odontologia visa uma experiência que proporciona mais autonomia ao paciente, tornando a sua decisão final de adesão ao procedimento ou tratamento mais orgânica.

Como aplicar o marketing sensorial na odontologia?

marketing sensorial

Como vimos acima, o marketing sensorial visa explorar os cinco sentidos humanos para conquistar e fidelizar pacientes. Mas como utilizar essa estratégia tão poderosa na odontologia? Como clínicas podem ser preparadas para esse tipo de marketing?

Nos próximos tópicos vamos falar sobre cada sentido, bem como quais ações podem ser realizadas para você, dentistas, aplicar essa estratégia no seu negócio e melhorar os seus indicadores de fidelização e conversão de clientes.

Vamos lá?

Visão

Sem dúvida, a visão é um dos sentidos mais poderosos. De forma geral, é o principal responsável pela identificação de uma marca, pessoa, ou espaço.

Trabalhar esse sentido na sua clínica vai muito além do espaço físico do seu negócio, mas também engloba a identidade visual do seu negócio nas redes sociais, e mídias offline, como cartões de visita. Tudo isso agrega na identificação da sua clínica pelo seu paciente.

Voltando à questão do espaço físico, é essencial pontuar que a decoração, assim como a escolha de cores no seu consultório impacta na percepção que o paciente tem do ambiente. Decorar os lugares onde seu paciente tem acesso é essencial para trazer conforto e a percepção de um ambiente cuidado e seguro.

Vale ressaltar que, junto da decoração, é importante se atentar às cores utilizadas. Normalmente, clínicas de odontologia apostam em cores claras, que passem tranquilidade ao cliente. 

A combinação de uma boa decoração com a escolha certa de cores, deixa o ambiente mais aconchegante e faz com que o paciente se sinta mais à vontade no ambiente.

Leia mais em: Dicas de ouro para decoração na clínica odontológica

Olfato

O olfato também é um sentido humano muito poderoso. É capaz de nos transportar para momentos, relembrar pessoas, e até mesmo evocar sensações físicas. No marketing sensorial na odontologia, existem algumas formas práticas e simples de trabalhar esse sentido.

Uma dessas maneiras é definir um aroma para o consultório, especialmente para ambientes onde a permanência do paciente pode ser maior, como recepção, sala de espera e no próprio consultório.

A principal dica é escolher um aroma suave, que não cause desconforto no paciente. O cheiro deve fazer com que o paciente se sinta relaxado, e iniba medos ou estresses que podem estar relacionados a ida ao dentista.

Aposte em aromatizantes de lavanda ou camomila, ambos possuem propriedades calmantes e podem deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

Paladar

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O paladar pode ser um sentido complicado de trabalhar na odontologia. Afinal, a visita ao dentista implica que os dentes devem estar limpos para a consulta. Mas oferecer algum tipo de snack ou bebida pode ser uma aposta muito interessante.

Invista em aperitivos como biscoitos, café, chás, e afins, ou alimentos de fácil consumo. Uma dica importante é deixar junto aos aperitivos um aviso para a higienização dos dentes e da boca antes da consulta.

Dessa forma, o seu paciente consegue aproveitar por completo a experiência sensorial preparada no seu consultório.

Tato

Talvez o tato seja o sentido mais complexo de trabalhar no marketing sensorial na odontologia. Afinal, o tato incorpora tudo o que é palpável ao seu paciente no seu consultório.

Ou seja, tudo que pode ser sentido pelo cliente. E isso vai desde a poltrona em que ele senta na sala de espera, até o atendimento clínico na cadeira do dentista.

É por isso, essa infinidade de detalhes, que o tato é um dos sentidos mais difíceis de ser totalmente compreendido no marketing sensorial na odontologia. No entanto, existem algumas ações que podem garantir uma boa experiência ao seu paciente.

  • Invista em cadeiras e poltronas confortáveis para seus pacientes. 
  • Fique atento ao ar condicionado: nem muito frio, nem muito quente.
  • Aposte em equipamentos odontológicos que reduzam dores e deixam o paciente mais confortável, como a anestesia eletrônica.
  • Atente-se a limpeza do ambiente: pegar em objetos sujos ou empoeirados pode afetar a experiência do seu paciente.

Audição

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Por último, mas não menos importante, temos a audição. E apesar de ser um sentido relativamente simples de ser trabalhado no marketing sensorial na odontologia, é importante se atentar a algumas questões.

Um determinado som pode influenciar de forma direta o comportamento do seu paciente. Não é incomum encontrarmos na sala de espera, clientes aflitos ao escutar o famoso “motorzinho” do dentista em ação.

É por isso que é necessário extremo cuidado, que vem desde a escolha dos equipamentos odontológicos. Para reduzir essa aflição dos pacientes a típicos sons de consultórios e clínicas odontológicas, invista em ferramentas mais silenciosas.

Outra dica é ter algum tipo de isolamento acústico entre o seu consultório e a sala de espera, por exemplo.

Já em relação a música ambiente, aposte em canções calmas e que causem relaxamento ao paciente. Dessa forma, combinando todos os sentidos, o paciente entrará para a consulta mais tranquilo e confiante.

Odontologia humanizada e o marketing sensorial

O marketing sensorial pode agregar (e muito!) no atendimento humanizado na sua clínica. A base da odontologia humanizada é um atendimento que trata o paciente com atenção, cuidado e empatia, priorizando um bom relacionamento dentista-paciente.

Nesse sentido, manter a sua clínica um lugar agradável e aconchegante, uma das premissas do marketing sensorial na odontologia, é primordial para que essa humanização do atendimento ocorra.

Essas duas estratégias, quando combinadas, podem dar ótimos frutos para o seu negócio, como:

  • Aumentar número de indicações de pacientes;
  • Melhorar índices de fidelização;
  • Reduzir número de faltas;
  • Proporcionar maior número de agendamentos;
  • Entre outros.

Por isso, invista em combinar o marketing sensorial com um atendimento humanizado na sua clínica. Os resultados podem te surpreender.

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Enfim,

Chegamos ao fim de mais um conteúdo no Blog Dental Office. Nesse post vimos o que é o marketing sensorial e como podemos aplicá-lo na odontologia com ações simples, sempre pensando no bem-estar do paciente.

Se você usa esse tipo de estratégia no seu negócio, comenta aqui embaixo as suas experiências. Vamos adorar saber. 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com os colegas de profissão e com a equipe aí da sua clínica. Te esperamos no nosso próximo conteúdo.

Agradecemos a sua leitura!

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