Investir em anúncios e posts patrocinados não é a única forma de atrair pacientes para a sua clínica odontológica. A captação de pacientes sem anúncios é possível, além de ser uma abordagem eficaz e econômica.
Enquanto os anúncios pagos podem gerar resultados imediatos, eles também podem representar um investimento significativo e nem sempre garantem uma base de pacientes sustentável.
O marketing orgânico para clínicas odontológicas, por outro lado, permite que você conquiste pacientes de maneira autêntica e duradoura, aproveitando o poder das estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa, conteúdo relevante e presença nas redes sociais.
E foi isso que vimos no Odonto Summit 2023 com a Dra. Fernanda Lima, cirurgiã-dentista, ortodontista e mentora profissional. Fala sobre marketing e conteúdo para dentistas no seu instagram (@drafernandalimadantas).
Na sua palestra, ela trouxe uma aula incrível sobre como captar e atrair pacientes de forma orgânica, através de conteúdos elaborados e planejados.
Neste post vamos falar sobre como fazer essa captação sem precisar de anúncios nas redes sociais, apenas com conteúdo de valor destinado para essa finalidade.
Então se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse post.
Marketing orgânico: a captação de pacientes com uma exposição inteligente
A presença nas redes sociais é fundamental para o marketing orgânico para clínicas odontológicas. Mas nem toda exposição é benéfica para o seu negócio. No Odonto Summit, a Dra. Fernanda Lima explicou como ter uma estratégia de exposição da sua marca de forma inteligente.
Dentistas podem explorar alguns temas que podem compor essa exposição inteligente. Entre esses temas estão:
- Sua trajetória e personalidade
- Seu posicionamento diante da vida.
- A experiência de ser seu paciente
- Sua capacidade de resolver problemas.
“Eu vou expor aquilo que faz sentido para mim, o que é legal de acompanhar, mas acima de tudo eu vou expor o que me traz resultado, o que gera paciente na minha agenda”, explica a mentora.
Dentro dessas frentes, a criação de conteúdo direcionada pode ajudar a captar pacientes sem anúncios, apostando na conexão com o público.
“Tudo que você expõe é associado a você e reflete no que percebem sobre seu trabalho”, ressalta.
Leia mais em: 10 dicas para aumentar a captação de pacientes na odontologia
Conteúdo relevante: a chave para engajar e atrair pacientes para sua clínica
A criação de conteúdo é a base para a captação orgânica de pacientes. Afinal, é por meio desses posts, vídeos e textos que você irá se comunicar com os seus possíveis clientes. O conteúdo direcionado, com a exposição correta, pode ser fator decisivo para que um paciente te escolha como dentista.
A Dra. Fernanda Lima trouxe na sua palestra 3 conteúdos que podem ajudar nessa exposição inteligente e melhorar o seu marketing orgânico gerando desejo na sua audiência.
Vamos a eles.
3 conteúdos para gerar desejo de forma orgânica
- Conte sua história
“Há quanto tempo você é formado? Como foi que você escolheu a odontologia? Você teve alguma referência de pai ou mãe? Como surgiu essa profissão na sua vida? A sua história é o principal da sua exposição inteligente”, reforça a Dra. Fernanda.
Outra dica é fazer esse conteúdo em vídeo, o que ajuda a criar conexão entre a sua audiência e a sua história.
- Conte a história de um paciente
A prova social é essencial para gerar confiança no seu trabalho. Explorar a história de alguma paciente que tenha chegado até o seu consultório e que tenha tido uma experiência positiva é uma ótima frente a ser considerada na criação de conteúdo.
“Se você tiver, utilize fotos e vídeos do paciente, sempre com a autorização para esse uso”, pontua a Dra. Fernanda.
- Conteúdo útil
O conteúdo útil é fundamental no marketing orgânico para clínicas odontológicas, pois ajuda a construir confiança, educar e atrair novos pacientes. É uma estratégia eficaz para estabelecer sua clínica odontológica como uma autoridade e conquistar a confiança e o interesse do seu público.
“Vender é ajudar. Traga conteúdos que conversem com a vida real”, diz a Dra. Fernanda.
Veja mais em: 33 ideias de posts para dentistas
Vantagens de construir a sua marca organicamente
Atrair pacientes que valorizam
Entregar conteúdo de valor e saber se posicionar, além de ajudar na captação de pacientes, também atrai aqueles que valorizam a sua marca e o seu trabalho. Ou seja, atrai o cliente com o perfil desejado e mais qualificado para o seu negócio.
Cobrar mais caro
Como consequência do primeiro ponto, você, dentista, não precisa se preocupar com o valor cobrado pelas suas consultas e procedimentos. Isso acontece pois o paciente estará disposto a pagar o que você definir, dada a confiança que ele tem em você e no seu trabalho.
Entregar experiências cada vez melhores
O fato de ter os pacientes corretos também vai te ajudar a reduzir trabalhar menos e conseguir entregar melhores experiências para os seus pacientes. Isso também é fator essencial na fidelização.
Oferecer menos e ser mais procurado
Construindo a sua reputação organicamente, você poderá ‘oferecer menos’ e ser mais procurado. O que isso quer dizer? Que você não precisará recorrer a condições especiais, ou qualquer outro tipo de publicidade de forma rotineira para atrair pacientes, pois eles virão até você.
Captação de pacientes sem anúncios: aposte no orgânico e tenha os melhores resultados!
Ao longo desse post compartilhamos dicas para melhorar sua presença online e obter resultados positivos de maneira orgânica.
Lembre-se que fornecer conteúdo relevante para atrair a atenção dos pacientes é essencial, assim como interagir com seu público nas redes sociais e oferecer um atendimento de qualidade.
Esperamos que você tenha encontrado valor nessas informações e que possa aplicá-las em sua prática profissional. Seja autêntico, forneça informações valiosas e verá os resultados aparecerem.
Esse conteúdo teve como base a palestra ‘Criação de conteúdo para dentistas: aprenda a captar pacientes de forma orgânica’ da Dra. Fernanda Lima, ministrada no Odonto Summit 2023. Se você quer ver esse e outros conteúdos na íntegra, clique aqui embaixo:
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Te esperamos no próximo post!