Como aproveitar o isolamento social em seu consultório odontológico?

Nestes tempos de isolamento social por causa do coronavírus, muitas clínicas fecharam suas portas temporariamente por causa da quarentena. Outras continuaram atendendo, mas com um número de consultas consideravelmente menor.

De qualquer forma, as medidas para proteger sua clínica ou consultório odontológico contra a COVID-19 vão acabar diminuindo seu número de atendimentos.

No entanto, sua gestão de consultório não pode parar. É compreensível que a redução das consultas seja um motivo de desânimo para dentistas, mas esse é o exato momento para melhorar ainda mais o seu trabalho.

Primeiro, é preciso lembrar da importância da gestão financeira em tempos de crise. Seu financeiro será abalado, então você tem que estar mais preparado para seu consultório odontológico não ser tão afetado pelo problema.

Você também precisa contar com ferramentas digitais em seu consultório médico, para ter uma gestão mais eficiente neste momento. 

Ainda assim, a tendência é que neste período sobre tempo para você, dentista ou profissional da área odontológica, se focar em outras coisas. 

Para aproveitar esse tempo de forma positiva, esse foco pode ser em aprendizado, planejamento, treinamentos e relacionamento com o paciente. 

1. Desenvolva seu aprendizado

Aproveitar o isolamento social no consultório odontológico? | Dental Office

Nossa primeira dica é buscar conhecimento! Como você vai ter um certo tempo sobrando, nada melhor do que focar ele em desenvolvimento pessoal

Busque aprender mais sobre sua especialidade e se tornar um dentista ainda melhor! Também procure aprendizados sobre relacionamento com pacientes, sobre gestão de consultório, gestão financeira e muito mais.

Lembra daquele curso online que você queria muito fazer, mas a correria não deixava? Este é o momento!

E o conhecimento não está só nos cursos. A internet possui muitas opções de aprendizado disponíveis – inclusive com oportunidades gratuitas.

O blog da Dental Office, por exemplo, é recheado de dicas e conhecimentos sobre a gestão de consultório para dentistas. 

2. Prepare seu planejamento

Na correria do dia a dia, muitas vezes pode ser difícil ter um planejamento apropriado. Os atendimentos e as tarefas de gestão acabam atropelando sua organização e o planejamento acaba ficando sempre pra depois, não é?

No entanto, elaborar um planejamento odontológico é essencial para o sucesso da sua gestão de consultório – principalmente no longo prazo. Através dessa ação, você define a direção que seu consultório odontológico deve seguir no futuro e deixa o caminho muito mais claro para o sucesso.

Para isso, você precisa de uma boa análise do que a clínica tem feito, com números, métricas e estatísticas. Depois, é preciso traçar objetivos e estratégias específicas para chegar lá.

Para conseguir seguir esses passos, você precisa de informações sobre o seu consultório odontológico. Para isso, conte com um bom sistema de gestão que ofereça essas métricas. Uma boa ferramenta é o Dental Office, para ajudar seu consultório odontológico.

3. Participe e incentive treinamentos

Aproveitar o isolamento social no consultório odontológico? | Dental Office

Já falamos sobre a importância de você buscar aprendizado, e participar de treinamentos faz parte disso. 

Mas, além de sua participação, você pode incentivar toda a sua equipe a buscar essas possibilidades. 

Treinamentos do grupo vão melhorar toda a ação conjunta a equipe. Lembre-se: a gestão de pessoas é fundamental em clínicas e consultórios odontológicos.

4. Busque fechar planos de longo prazo

Caso sua clínica esteja aberta, uma boa estratégia é dedicar mais tempo para tentar fechar mais planos odontológicos que tenham longo prazo.

Além de melhorar o tratamento do paciente, você ainda garante um número de consultas para os próximos meses, melhorando seu fluxo de caixa.

5. Melhore o relacionamento com seu cliente

Em tempos de quarentena e isolamento social, há uma tendência muito forte de que os pacientes acabem se afastando do seu consultório odontológico. Isso põe em risco todo o trabalho de fidelização que você tem feito!

Por isso, esse é exatamente o momento de melhorar seu relacionamento com eles, para manter essa relação, mesmo que tenha que ser à distância.

A primeira dica é contar com a tecnologia para o relacionamento entre dentista e paciente. Você pode aproveitar o tempo para se aperfeiçoar nisso.

Tenha canais de comunicação digitais, envie mensagens online para acompanhar o tratamento de seus pacientes e invista em redes sociais! 

Você pode ter um marketing digital, postando nas redes fotos sobre o dia a dia da clínica, novidades de aprendizado, dicas de cuidados com os dentes e muito mais. Tudo isso gera engajamento, aumenta sua presença digital e fortalece a fidelização dos pacientes.

A segunda dica é buscar formas de melhorar seu marketing de atendimento, que envolve o uso das tecnologias e vai mais longe, melhorando todo o processos de cuidado com o paciente.

6. Conheça a jornada do paciente

Uma forma muito útil de entender seu paciente e melhorar todos os seus processos – de atendimento, marketing, gestão, planejamento e tudo o mais – é sabendo o caminho que o paciente faz até chegar até seu consultório médico.

Isso é conhecido como a jornada do paciente. Aproveite este momento de isolamento social e confira nosso eBook completo sobre o assunto. Aproveite, ele é gratuito:

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