Google Ads solução de marketing para atrair pacientes

O marketing digital odontológico é uma estratégia consolidada para engajamento e atração de mais pacientes em clínicas e consultórios. Afinal, vivemos conectados e buscamos informações na internet, mídias sociais ou aplicativos sempre que temos alguma dúvida.

O Google é o senhor dessas informações e, se você usar a ferramenta paga que ele oferece, suas chances aumentam de aparecer na primeira página de pesquisa desse mecanismo de busca, além de se destacar na internet e ser encontrado por possíveis pacientes.

Sim, com o Google Ads você pode facilmente colocar sua clínica entre as principais buscas e atrair mais pacientes para o seu consultório diariamente. Vamos entender como funciona essa ferramenta para marketing odontológico. 

Como funciona o Google Ads para clínicas odontológicas?

Quando você pesquisa alguma coisa no Google, os primeiros resultados são patrocinados. Você pode perceber isso porque eles são sinalizados como “anúncio” pela própria ferramenta. Esse espaço de destaque é reservado para empresas que estão fazendo uso do Google Ads.

O Google Ads usa um método de leilão para decidir quais consultórios aparecerão em destaque na busca, pois há uma concorrência grande por espaço nessa plataforma. 

Portanto, você paga por uma palavra-chave e, se seu lance estiver entre os maiores, sua clínica aparecerá no anúncio. O mais saudável desse leilão é que você só pagará se houver cliques em seu anúncio.

Além disso, o Google Ads pode trabalhar seus anúncios de formas diferentes, não apenas por pesquisas no site, são elas: 

  • Anúncio na rede display: seus anúncios aparecem em forma de banner em diferentes sites;
  • Anúncio no Youtube: sabe aqueles anúncios no começo, meio e final do vídeo que você está vendo? Então, a sua clínica pode aparecer em um deles;
  • Anúncio para aplicativos: caso você possua um aplicativo e deseje promovê-lo, o Google Ads também faz os anúncios;
  • Anúncio no Google Shopping: essa forma de anunciar funciona como uma vitrine, no entanto, é mais voltada para e-commerce. 

O Google Ads é uma ótima estratégia para a promoção online da sua clínica. Você pode optar pela técnica que mais lhe agrada e que faz mais sentido com o perfil dos seus pacientes.

Aliado a essa ferramenta é fundamental entender como colocar sua clínica na primeira página do Google, pois é preciso entender como o Google faz essas seleções e suas estratégias são precisas.

Como usar Google Ads para atrair pacientes | Dental Office

O que é preciso para formular uma estratégia rentável de anúncios? 

Agora que você já conhece o básico da ferramenta Google Ads, é preciso montar uma estratégia de marketing para que sua clínica consiga tirar melhor proveito desse instrumento para atrair mais pacientes. 

As dicas mais importantes para montar uma estratégia são:

  • Trace um foco: nem todas as clínicas e investimentos em marketing tem o mesmo objetivo. Você deve estabelecer quais são as suas principais metas e definir sua forma de trabalho a partir disso.
  • Defina palavras-chaves: você está pagando por posicionamento, então quanto melhores forem as palavras que você usar, mais fácil será para os clientes encontrarem sua clínica. No entanto, é essencial não focar em palavras genéricas. Elas podem atrair muitas pessoas que não se interessam pela sua solução e você estará desperdiçando dinheiro. Dê preferência para palavras mais específicas.
  • Controle seu orçamento: se você quiser investir em mais palavras-chaves, é sempre bom estar organizado com seu orçamento, porque você pagará por cliques. Lembre-se de que mais orçamento são mais oportunidades de clientes, mas é preciso se organizar para esse valor realmente atrair resultados.
  • Mostre suas vantagens: caso você opte por banners na rede de display e anúncios maiores, como os do Youtube e do Google Shopping, aproveite esse espaço para criar frases e imagens que destaquem você e sua clínica. No caso de usar apenas a rede de pesquisa, use frases criativas e marcantes, pois as imagens não se aplicam nesse tipo de anúncio.  
  • Invista no site: muitos dentistas gostam de trabalhar com redes sociais. Afinal, nessas mídias, o contato com o cliente é mais próximo. Mas um bom site, que ofereça recursos e alternativas aos pacientes, é um ótimo investimento, principalmente se você trabalhar com ADS.
  • Use outras ferramentas: o Google oferece diferentes ferramentas que o dentista pode usar para conquistar mais engajamento e mais clientes. Cadastre sua clínica no Google Meu Negócio, por exemplo, e agilize a busca.

Com essas dicas bem fixadas na sua estratégia de marketing digital, você pode investir com tranquilidade no Google Ads. Agora só precisamos focar em dar continuidade nesse investimento.

Investir nessa ferramenta é um processo de engajamento que dura bastante tempo e entrega excelentes resultados. Assim, o Google Ads para dentistas é uma solução duradoura. Além disso, investir em marketing odontológico é uma ótima opção para reforçar esse processo. 

De que forma eu vou ter mais pacientes com esse tipo de marketing odontológico?

A solução preferida de muitas clínicas odontológicas para atrair mais pacientes é aumentar o seu engajamento por meio das redes sociais. Essa estratégia é excelente, mas se você quer ir mais longe, é importante contar com mídias pagas.

Investir em soluções de tráfego pago, como o Google Ads, é uma forma importante de impulsionar sua agenda e aumentar seu número de agendamentos.

Uma grande vantagem desse investimento, quando bem feito, é que seu anúncio vai aparecer enquanto o possível paciente está pesquisando pelo problema que quer resolver.

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Digamos que ele está com dor de dente, uma possível pesquisa seria: “dor de dente, clínica odontológica urgente”. Se você tiver com algumas dessas palavras-chaves no seu quadro de lances, seu consultório pode aparecer na pesquisa e a pessoa vai considerar visitar a sua clínica para resolver o problema.

Depois disso, cabe apenas fidelizá-lo para garantir que volte sempre que precisar e reforce o nome de seu consultório para amigos e conhecidos. Para isso, ofereça um atendimento rápido, humanizado e que, principalmente, resolva o problema do paciente.

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Quais as formas de segmentação do Google Ads para clínicas?

O Google Ads para clínicas e consultórios permite que você faça a segmentação do do seu conteúdo para atingir o público certo. Existem duas formas principais de segmentar: a primeira é por público-alvo e a segunda por conteúdo.

Por isso, é importante conhecê-las antes de colocar em prática sua estratégia de marketing digital em mídias pagas.

Segmentação por público-alvo:   

O primeiro tipo de segmentação que você pode selecionar para sua estratégia de marketing digital é o público-alvo. Existem basicamente quatro tipos de categorias que o Google usa para segmentar nesse modelo:

  • Quem são as pessoas que você tem interesse em atingir com sua estratégia de atrair mais pacientes.
  • Quais são os interesses e os principais hábitos que esses pacientes costumam ter.
  • Que tipo de conteúdo eles se interessam quando estão pesquisando na internet.
  • Pessoas que já tiveram contato com os seus anúncios, sites, app ou mídias sociais, e podem voltar ou estar lhe procurando.

Segmentação por conteúdo:

Nesta segunda forma de segmentar, o fator principal que é levado em conta é o seu tipo de conteúdo e como você deseja segmentá-lo. Também são quatro as formas de separar o conteúdo, que funcionam principalmente para rede de display.

  • Tópicos: com essa estratégia específica para rede de display, o tópico que você selecionou aparecerá em diversas páginas diferentes. O Google Ads, a partir de análises, colocará de forma automática seu conteúdo em sites que mais fazem sentido com o que você oferece.
  • Canal: aqui você segmenta os sites da rede de display que seus pacientes acessam. Se você optar apenas por essa segmentação, o Google Ads vai analisar os sites que você escolheu ou que foram escolhidos para você, já que a escolha pode ser manual ou automática.
  • Palavra-chave: a mais comum das estratégias nesse segmento, que funciona para todas as formas de divulgação, desde display até rede de pesquisa. Com ela, você seleciona as melhores palavras para que seu anúncio seja encontrado. Uma grande estratégia é associar-se com sua região demográfica, já que a meta é atrair mais clientes.
  • Inclusão na rede de display: os famosos banners. Eles podem ser animados ou estáticos e aparecem em blogs parceiros do Google. As redes de displays funcionam por lances, assim como as redes de pesquisa.

Todas essas informações são disponibilizadas pelo próprio Google, se você ainda tiver dúvidas, pode encontrar mais informações aqui: como segmentar seus anúncios.

Ambas as estratégias do Google Ads para dentista são excelentes, basta você estudar e decidir qual se encaixa melhor no seu tipo de consultório. 

Como acompanhar os resultados dos meus investimentos? 

Agora que você sabe como funciona o Google Ads para dentistas e escolheu as formas que mais se adequam a sua estratégia de marketing digital, você não pode deixar seu anúncio de lado e esperar que ele colha os melhores resultados sozinho.

Parte da estratégia do Google Ads para consultórios e clínicas odontológicas é acompanhar os resultados e saber se suas palavras-chaves, escolhas de segmentação e redes de displays estão atingindo seu público-alvo.

Além disso, um bom resultado pode sempre ser melhorado. E só por meio das análises das suas atuais estratégias é que você vai ter uma perspectiva de mudança, caso seja necessário.

Por isso, não deixe de acompanhar seus resultados e seja referência na sua região!

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Fique de olho no CFO para não infringir as normas

O marketing odontológico hoje em dia é essencial para conseguir se posicionar bem no meio e aumentar o número de pacientes. 

No entanto, durante muito tempo foi considerado um tabu trabalhar essa estratégia. Tanto é que o CFO criou algumas regras para não infringir o estatuto e os direitos dos pacientes.

O capítulo décimo quinto do código de ética odontológica faz várias ressalvas sobre o que pode e não pode ser trabalhado com marketing.

  • Anunciar preços e modalidades de pagamento; 
  • Anunciar títulos que não possua; 
  • Anunciar técnicas de tratamento, equipamentos e instalações;
  • Anunciar especialidades odontológicas não regulamentadas pelo CFO;
  • Aliciar pacientes;

Essas são só algumas práticas que você deve evitar na sua clínica quando decidir fazer marketing digital. O CFO disponibiliza as normas online

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