Guia completo de harmonização orofacial para ter sucesso na área

Saiba tudo sobre a área de harmonização orofacial que, aliando a estética e a funcionalidade do rosto, vem conquistando cada vez mais mercado e o coração de pacientes do mundo todo.
1.Introdução: o que é harmonização orofacial (HOF)?
- O que diz a legislação sobre os dentistas que atuam com harmonização orofacial
- Responsabilidades legais e éticas de atuar com a HOF
2. Primeiros passos para ingressar na área de HOF
3.O mercado de odontologia estética
4.Como ganhar dinheiro com estética orofacial?
- Prepare-se para o mercado
- Não mude os protocolos da harmonização orofacial
- Faça os orçamentos de maneira correta
- Atue de maneira humanizada
- Integre a tecnologia
5.Os principais procedimentos de HOF
6.Protocolo para harmonização orofacial
7.Como fidelizar pacientes com tratamentos orofaciais?
- Primeiro contato
- Ambiente aconchegante e organizado
- Atendimento personalizado
- Tenha um bom planejamento
- Realize a HOF com qualidade
8.Incorporação de novas tecnologias para otimizar a harmonização orofacial
Introdução: O que é harmonização orofacial (HOF)?
A harmonização orofacial foi um grande passo da odontologia moderna, e vem mudando a carreira de dentistas do mundo todo. O dentista que se especializa nessa área que integra a saúde e a estética tem grandes chances de potencializar sua carreira, seguindo esse impulso do mercado.
Mesmo que haja discussões entre os profissionais sobre quem tem ou não propriedade para realizar esse tipo de procedimento, o Conselho Federal de Odontologia reconheceu que os dentistas são qualificados para atuar na área por meio da odontologia estética.
Então, se você, cirurgião dentista, chegou até aqui, é porque está interessado em ter mais sucesso e visibilidade trabalhando com harmonização orofacial em seu consultório. Continue a leitura para saber tudo que precisa para começar a trabalhar com essa técnica!
Em primeiro lugar, você precisa saber que essa técnica une um conjunto de procedimentos para criar uma melhor harmonia entre os dentes, a boca e o rosto. Mas, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a HOF vai além da estética, visando também a reabilitação funcional dos rostos dos pacientes. Na verdade, o dentista é responsável por equilibrar as duas áreas — funcionalidade e estética — dos rostos e sorrisos, por meio de técnicas de preenchimento e de remoção de tecidos.
No que diz respeito ao resgate da funcionalidade e saúde da boca, a harmonização é excelente para tratar pacientes que apresentam casos de apertamento excessivo nos dentes — o bruxismo. Esse problema afeta muito a qualidade de vida do paciente, e pode ser solucionado com um tratamento orofacial. Além disso, as funções respiratórias são melhoradas com a aplicação da técnica, uma vez que a HOF atua através da moldagem óssea, modificando a postura dos músculos faciais e, por consequência, resolvendo debilidades funcionais.
Vale lembrar ainda que a odontologia estética também atua no bem-estar mental e social, portanto, está intimamente relacionada à saúde. Dessa forma, o procedimento corrige assimetrias e melhora as proporções faciais, o que, por consequência, melhora a autoestima do paciente e também a qualidade de vida. É por isso que mesmo a odontologia estética precisa ter um olhar humanizado para o paciente, uma vez que trata de algo mais complexo do que a aparência.