Já falamos aqui no Blog Dental Office que uma excelente estratégia de comunicação garante ao seu negócio fidelização de clientes. E apesar das estratégias envolvendo redes sociais serem as mais conhecidas e desenvolvidas, existem outras que também podem te ajudar nessa missão, como o e-mail marketing.
Afinal, enviar um simples e-mail pode sim trazer resultados significativos para o seu consultório ou clínica odontológica.
Nesse artigo te ensinaremos a elaborar uma comunicação efetiva por e-mail. Contudo, é importante ressaltar que para que a comunicação por e-mail funcione é importante utilizar outros meios comunicacionais que complementam essa estratégia.
Por este motivo, separamos 7 simples passos para você começar a elaborar os seus e-mails marketing e conquistar e nutrir seus pacientes.
Vamos lá?
1º passo: defina os objetivos
O que você pretende alcançar enviando um e-mail marketing aos seus pacientes?
Uma das grandes vantagens de contar com a estratégia de e-mail marketing na sua clínica odontológica são as diversas finalidades que esse meio oferece.
O envio de e-mail pode servir para garantir que o paciente não esqueça da consulta marcada, para que ele volte para realizar um novo exame, enviar avisos, mensagens de aniversário, entre outras funções.
Por isso, é fundamental que você tenha em mente o que quer fazer para iniciar o desenvolvimento do e-mail.
Uma dica é listar quais tipos de comunicação você deseja fazer por esse meio, e desenvolver modelos que possam servir de base para cada uma dessas comunicações.
Entretanto, o primeiro passo é definir os objetivos que você quer alcançar com os envios de e-mail marketing. Por isso, determine essa finalidade primeiro.
2º passo: segmente seus pacientes
Como você pode segmentar os seus pacientes?
A segmentação nada mais é do que separar seus pacientes por ‘categorias’. Vamos a um exemplo prático para simplificar a compreensão.
Suponhamos que sua clínica ou consultório tenha uma base de 300 pacientes mensais. Destes, 100 pacientes estão realizando tratamento ortodôntico, 100 em endodontia e 100 procedimentos estéticos.
Nesse exemplo, você conseguiu segmentar os pacientes por serviços prestados na clínica. Na produção e envio dos e-mails, você poderia, por exemplo, fazer diferentes comunicações para cada um desses públicos.
Mas além disso, você pode também segmentar os seus pacientes por idade, gênero, região, e até mesmo interesses. Quanto mais dados você tem, mais segmentações é possível fazer no seu e-mail marketing.
Essas são informações extremamente ricas para você montar uma estratégia de comunicação eficiente.Afinal, com essas informações você saberá o momento certo de enviar um e-mail para sua base de pacientes.
Por exemplo, realizar uma ação no dia das crianças, para a base de clientes que levam seus filhos para odontopediatria, ou, fazer uma campanha para estimular uma segunda visita para pessoas idosas.
3º passo: crie seu template
O template nada mais é do que o layout em que seu e-mail será enviado. O ideal é que esse layout tenha a identidade visual da sua clínica ou consultório, tanto no padrão de cores, quanto na estrutura de fonte.
Se você ainda não tem uma identidade visual definida, essa é uma etapa essencial para desenvolver toda a estratégia de comunicação do seu negócio. E isso vale tanto para as redes sociais, quanto para a decoração do seu espaço.
Leia mais sobre decoração em: 6 dicas de decoração para consultório odontológico
Lembre-se que uma boa identidade visual é essencial para chamar a atenção do seu paciente, seja por e-mail ou outro meio.
Afinal, ter elementos visuais ajudam a garantir tanto a atenção do receptor da sua mensagem quanto ajudar na interpretação daquilo que você quer transmitir.
O ideal é que você contrate um profissional, designer, que possa desenvolver essa identidade visual que possa ser desdobrada para as redes sociais, cartões de visita, e outras aplicações, inclusive no e-mail marketing.
4º passo: pense no conteúdo
Antes de falarmos de fato do conteúdo, é importante entendermos duas métricas fundamentais de e-mail marketing:
- Taxa de abertura: é a taxa em percentual dos pacientes que abriram o e-mail
- Taxa de cliques: é a taxa em percentual dos pacientes que clicaram em algum link que você colocou no corpo do e-mail
É essencial que você saiba sobre essas duas métricas porque o conteúdo do seu e-mail marketing sempre estará atrelado às taxas de abertura e clique.
Ou seja, se o seu conteúdo for irrelevante, se o título e corpo do e-mail não conter elementos básicos de marketing, seus objetivos de campanha não poderão ser alcançados.
Por exemplo, digamos que o objetivo do seu e-mail marketing seja levar o seu paciente para a rede social da sua clínica. Uma das primeiras ações que você deve fazer é pensar em um assunto de e-mail que instigue o seu paciente a abrir o e-mail e clicar no link.
Falaremos sobre o assunto do e-mail marketing no próximo tópico.
5º passo: elabore um bom título (assunto) do e-mail
Como falamos acima, um bom e-mail possui um assunto simples e “sedutor”. Ou seja, que faça com que o seu público tenha vontade de abrir o e-mail para ver seu conteúdo.
A primeira dica é não se estender demais no assunto. Seja breve e objetivo. Tente utilizar em cada título entre 6 a 11 palavras, no máximo 70 caracteres. Busque simplicidade na apresentação do conteúdo e deixe a mensagem irresistível.
Acrescente gatilhos nos títulos como:
- Veja como higienizar corretamente sua prótese dentária;
- Afinal, por que você deve levar seu filho regularmente ao dentista?
- Como agilizar o tratamento ortodôntico?
Nossa recomendação é que você crie um blog, pois por lá você terá mais espaço para escrever melhor esses conteúdos, e discorrer sobre esses assuntos com mais profundidade.
Essa é uma das estratégias complementares que falamos no começo deste texto. O e-mail pode ser utilizado como uma chamada para a leitura do seu artigo.
6º passo: elabore cronograma de envio
Uma das coisas que você deve se atentar a quantidade de e-mails enviados.
É importante manter esse canal de comunicação com o paciente, mas o excesso de emails enviados pode ser um empecilho na fidelização. Além disso, o envio exagerado de e-mails pode acarretar nos famosos spams (lixos eletrônicos).
O ideal é elaborar um cronograma mensal de envios, definindo as datas de publicações de cada conteúdo. Nesse momento, as segmentações também farão toda a diferença.
O importante é que a qualidade seja sempre priorizada ao invés da quantidade.
7º passo: análise de resultados
Por último, mas não menos importante, chegou a hora de analisar os resultados dos envios dos e-mails marketing para os seus pacientes.
As taxas de abertura e cliques que falamos anteriormente são essenciais de serem analisadas nesta etapa. Entender qual tipo de conteúdo seus pacientes têm mais interesse também vai te ajudar na produção de conteúdo.
Leia mais em: Marketing para dentistas: 5 aplicativos e sites para te ajudar na produção de conteúdo
Essa etapa também vai te ajudar no melhor horário para o envio de e-mails, o que é essencial para uma comunicação mais eficiente.
Procure fazer essa análise pelo menos uma vez por mês. Tudo isso vai te ajudar a construir as melhores estratégias e práticas de e-mail marketing no seu negócio.
Por fim,
Ficar enviando propagandas para os seus pacientes não surtirá efeito na sua estratégia de e-mail marketing.
Por isso, é fundamental que você elabore um plano de ação eficaz, que possua diversos tipos de conteúdos para serem enviados à sua base. Mas lembre-se: não envie diversos conteúdos exageradamente.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado.Não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e colegas de profissão, e claro, com a sua equipe.
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Agradecemos a leitura!