Nos últimos meses, os gestores de clínicas e consultórios odontológicos tiveram que se reinventar. A pandemia do coronavírus e suas consequências criaram uma nova realidade que exigiu adaptação inclusive na gestão odontológica!
A boa notícia é que, com tecnologia, estratégias e preparo, muitos gestores já estão conseguindo saber como lidar com o momento e superar as dificuldades.
Com ajuda das ferramentas corretas, é possível inclusive aproveitar as pequenas oportunidades para usar os desafios como estímulos e criar soluções que podem ajudar a gestão odontológica tanto agora quanto nos próximos anos – mesmo depois que a pandemia passar.
Por isso, o que eu quero propor agora são formas para te ajudar em momentos de crise, como o que passamos com a pandemia de Covid-19.
Trocar a insegurança trazida com essas situações pela visão de futuro. Pensar em como sua clínica odontológica pode ajudar seus pacientes em momentos em que também é difícil para eles.
E também entender em como sua clínica pode ajudar a si mesma! Como não errar na sua gestão, manter um financeiro fortalecido, se tornar mais digital e como se aproximar muito mais dos seus pacientes, independente da situação.
Para conseguir isso é preciso encarar o problema de frente e buscar fazer uma limonada com esses limões que a vida nos deu. Entender que mesmo em momentos de crise, é possível se sobressair sendo criativo e tendo as ferramentas corretas para te auxiliar nessa jornada.
Por isso, nesse post vamos te dar 4 dicas de gestão odontológica em tempos de crise. Afinal, aprendemos muito nos últimos anos e queremos compartilhar esse aprendizado com você!
Vamos lá?
Por que buscar estratégias na odontologia em tempos de coronavírus
A principal medida para conter a expansão da COVID-19 foi o isolamento social – ou até a quarentena, em alguns lugares.
Ainda que esse isolamento não tenha sido seguido de forma plena no Brasil, muitas pessoas acataram a recomendação e se deixaram de sair de casa, a não ser que fosse necessário.
Isso acabou gerando uma redução na frequência de pacientes na sua clínica, não é? Por um bom tempo, a recomendação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) foi restringir as consultas apenas para urgências e emergências.
Mesmo quando esse momento de restrição passou, a pandemia continuou presente e o movimento da clínica não foi mais o mesmo, já que muitos pacientes que tinham problemas e demandas corriqueiras para tratar resolveram adiar suas consultas.
Essa situação é um golpe direto no seu financeiro, afinal, como você sabe, um consultório odontológico depende de consultas para receber o dinheiro necessário para o seu funcionamento.
Além do impacto financeiro, o isolamento e a insegurança financeira das pessoas causam uma dificuldade na fidelização dos pacientes, já que eles não vão mais estar indo tanto até sua clínica.
Por isso, este é um momento de buscar novas estratégias e seguir nossas dicas para dentistas. Confira:
1. Cuide da sua gestão odontológica
Uma gestão eficiente sempre foi algo interessante para clínicas odontológicas, não é? Relatórios, planejamento e controle administrativo são coisas fundamentais para aumentar os lucros, reduzir gastos, atrair mais pacientes e, no geral, crescer!
E se a gestão odontológica sempre foi importante, o que conseguimos perceber com a crise é que quem não a praticava da forma correta, foi obrigado a aprender na prática como ter uma gestão alinhada e bem elaborada
Afinal, em tempos de fartura, contudo, essa gestão não parece assim tão essencial. Antes do coronavírus, o mercado da odontologia era um dos que mais cresciam no país, com uma série impecável de 10 anos com superávit na balança comercial.
No entanto, quando as coisas ficam um pouco mais complicadas, a gestão é o que garante a sobrevivência das clínicas. E é isso que aconteceu com a gestão odontológica com o coronavírus.
Com a situação menos favorável, quem consegue se manter melhor são os mais eficientes! Aqueles que não perdem tempo e recursos em processos demorados e que possuem ferramentas de gestão ao seu alcance.
Vamos falar de muitas dessas ferramentas neste texto, mas o principal, para começarmos, é o poder de um bom software de gestão de clínicas odontológicas na nuvem.
Esse tipo de sistema permite uma gestão muito mais eficiente, integrando todos os setores da clínica. Além disso, por ser 100% online, permite a gestão em qualquer lugar, inclusive em home office, se for necessário.
E convenhamos, mesmo dentistas, que precisam atuar presencialmente 99% do tempo podem se beneficiar com a gestão remota da agenda e prontuários, não é mesmo?
Quer saber como escolher um bom sistema? Confira nosso eBook: Escolhendo um software para o seu consultório!
2. Tenha uma clínica odontológica mais digital e tecnológica
Como falamos acima, o digital é de suma importância para uma gestão odontológica mais eficiente.
E a pandemia foi um empurrão que acelerou muito essa tendência que já estava crescendo no mundo: a digitalização. Muitos dentistas já contavam com ferramentas digitais para seus consultórios odontológicos, mas depois do coronavírus essas funcionalidades se tornaram ainda mais essenciais.
Essas novas tecnologias da odontologia incluem o software de gestão e outras ferramentas, como o prontuário eletrônico, a prescrição digital de medicamentos, a agenda inteligente, a integração do sistema com o WhatsApp e muito mais.
Além disso, outras duas evoluções tecnológicas se tornaram muito importantes: a presença digital nas redes sociais e uma novidade na odontologia: a teleodontologia.
Leia mais em: Teleodontologia: o que é permitido e como utilizar na minha clínica?
Além disso, é importante também falarmos sobre algo inerente ao consultório odontológico: a importância de um bom controle financeiro em tempos de crise e incertezas.
Vamos falar sobre isso a seguir.
3. Faça o controle financeiro do seu consultório odontológico
Assim como a gestão odontológica, o controle financeiro também é algo muito útil para clínicas mesmo em tempos de tranquilidade, no entanto, quando a situação aperta, ele se torna crucial!
Por isso, é preciso ter em mente formas de fazer a gestão financeira em tempos de crise.
Essa gestão precisa começar em um planejamento, que preveja receitas reduzidas e os gastos do período, fazendo uma análise preditiva e cautelosa de possíveis danos e como reduzi-los.
Esse planejamento deve ser flexível, para poder se adaptar a mudanças no mercado. Além disso, precisa ser pensado em curto, médio e longo prazo.
Para tal, é preciso acompanhar de perto o fluxo de caixa, calcular tanto os custos fixos quanto os variáveis e garantir que sua clínica sempre tenha uma boa reserva – um capital de giro.
Leia mais sobre fluxo de caixa em: “Fluxo de caixa para clínicas odontológicas: Tudo o que você precisa saber”
Para tudo isso, é preciso ter bons relatórios e ferramentas para gestão financeira, para facilitar o seu trabalho. Um bom software de gestão pode oferecer tudo isso de forma integrada às outras ferramentas da clínica.
Outro ponto importante em relação à gestão financeira é ter colaboradores e funcionários bem instruídos em relação a diminuição de gastos e otimização de recursos.
4. Melhore o relacionamento com seus pacientes
Um dos principais objetivos de uma clínica odontológica deve ser a fidelização de seus pacientes. Pacientes fidelizados tendem a voltar mais vezes para consultar com o mesmo dentista, e ainda servem como publicidade gratuita, recomendando o seu trabalho para amigos e familiares.
No entanto, em momentos de crise como o que tivemos com o coronavírus, o trabalho de fidelização que sua clínica faz precisa ser ainda mais eficaz. Nesse momento, é preciso ter duas estratégias:
Melhorar o atendimento dos pacientes que vão até a clínica:
Mesmo que haja a diminuição de visitas de pacientes na sua clínica odontológica, é necessário cuidar do atendimento daqueles que vão até você.
Ou seja, para tornar a experiência do seu paciente a melhor possível, você precisa ter o melhor atendimento: focar nas técnicas de fidelização e no marketing pessoal do dentista para definitivamente garantir a fidelização daqueles pacientes.
Para melhorar essas práticas, confira nosso eBook: 10 táticas para fidelizar o paciente na odontologia.
Fidelizar e engajar pacientes pelas redes sociais
Se seus pacientes não vão até sua clínica, é preciso ir até onde eles estão. E hoje em dia, todos nós sabemos que esse lugar são as redes sociais, que ficaram ainda mais movimentadas nos tempos de crise.
Você pode pode produzir lives e conteúdo digital para levar dicas de odontologia, que mostrem que você continua cuidando de seus pacientes.
É primordial que o seu paciente perceba que você, como dentista e profissional da saúde, se importa com ele o suficiente para criar conteúdo de qualidade e mantê-lo bem informado.
Leia mais sobre produção de conteúdo para dentistas em:
- Marketing para dentistas: 5 aplicativos e sites para te ajudar na produção de conteúdo
- Marketing Digital na Odontologia: especialista conta os segredos de um marketing de sucesso
- Captação de pacientes: como usar as redes sociais para atrair mais pacientes?
- 33 ideias de posts para dentistas
- Reels para dentista: ideias de posts para incrementar sua estratégia digital
- Dentista: 7 dicas de como divulgar o seu consultório nas redes sociais
Dica extra: Fortaleça sua gestão e leve seu consultório a um novo nível
Viver um momento de crise é sempre muito difícil, é claro. Mas clínicas e consultórios odontológicos que tiverem uma gestão eficiente neste período tendem a sair fortalecidos ao final dele.
Com as vivências do período de incertezas, a sua clínica pode acumular novas técnicas, melhor controle financeiro, mais fidelização de pacientes e muito mais. Tudo isso vai levar sua clínica para um novo nível.
Para consolidar essa evolução, é importante aumentar a performance de sua gestão odontológica! Descubra como fazer isso no nosso eBook:
Por fim,
Esperamos que você tenha gostado desse post no blog Dental Office. Sabemos que passar por um momento de crise é um dos grandes medos de empreendedores, mas que podem ensinar muito a como melhorar processos e se tornar ainda mais forte no mercado.
E para iniciar essa caminhada no aprimoramento da gestão odontológica, nada melhor que modernizar o seu consultório. Largue de vez o papel e venha ver na prática tudo o que um software pode fazer pelo seu negócio.
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Te aguardamos no nosso próximo post.
Agradecemos a sua leitura!