No dia 25 de outubro é comemorado o dia do dentista. Mas a origem da odontologia e dessa profissão tão importante é mais antiga do que parece.
Pensando nisso, trouxemos aqui nesse conteúdo algumas curiosidades sobre essa profissão essencial que até mesmo dentistas não vão acreditar.
Além disso, no final deste conteúdo preparamos um quiz para você testar os seus conhecimentos. Você sabe tudo sobre odontologia? Compartilhe
Portanto, se você é dentista, estudante de odontologia, ou então tem curiosidade de saber mais sobre essa profissão,não deixe de ler esse conteúdo.
Lembrando que ao final desse post, para comemorar essa data tão importante, nós aqui do Dental Office preparamos uma surpresa para você que é dentista e quer modernizar o sue consultório.. Então não deixe de conferir.
Vamos nessa?
Como surgiu o dia do dentista?
Que o dia do dentista é comemorado em 25 de outubro no Brasil, isso você já sabe. Mas porquê essa data foi escolhida? Como surgiu esse dia no nosso calendário?
O dia 25 de outubro não foi escolhido como dia do dentista por acaso. Foi nessa data, em 1884, que foi assinado e promulgado o decreto 9.311, pelo então Imperador do Brasil, D. Pedro II, que criou os dois primeiros cursos de odontologia no país.
Depois de uma portaria do Conselho Federal de Odontologia (CFO), a data foi escolhida como o dia do dentista, fazendo alusão a criação desses dois primeiros cursos em território nacional.
Apesar disso, o exercício da odontologia só foi regulamentado em 1966 pelo governo federal, pela lei nº 5081. Assim como descrito na lei, só podem exercer a profissão
“habilitados por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.”
Mais à frente falaremos exclusivamente sobre os primeiros cursos de odontologia do Brasil. Mas antes disso, vamos às principais curiosidades dessa profissão!
Dia do dentista: Os primórdios da odontologia
Existem referências à odontologia datadas desde períodos antes de Cristo (a.c), mais especificamente em 3.700 a.c no Egito.
O que se sabe é que foram encontrados documentos manuscritos que relatavam dores de dente, e outros problemas bucais ainda nessa época..
E seria justamente no Egito que teria surgido o primeiro dentista do mundo. Hesy-Ra, um funcionário do alto escalão egípcio durante a fase da inicial da terceira dinastia pode ter sido o primeiro dentista ocupacional.
Nessa época ele era citado como profissional de cuidado dentário, apesar de haver controvérsias sobre esse título concedido ao funcionário.
Isso acontece porque Hesy-Ra era conhecido por diversos títulos, sendo o mais discutido ‘Wer-ibeh-senjw’, que pode ser traduzido de muitas maneiras, o que alimenta e gera a discussão.
Ibeh pode ser traduzido como “dentição” e/ou “marfim”. Senjw é um plural para “flechas”, “cortadores”, mas também pode significar “médicos”.
Dessa forma, o título completo Wer-ibeh-senjw pode ser traduzido como “grande um dos cortadores de marfim” ou como “ótimo dentre os dentistas”. Daí as controvérsias. Hesy-Ra faleceu em 2.600 a.c.
Dia do dentista: Remédios antigos para dor de dente
Muito antes de existirem os analgésicos e anti-inflamatórios, alguns remédios um tanto quanto curiosos eram utilizados para aliviar a dor de dente.
Entre 37-68 d.C (depois de Cristo), o médico do imperador romano Nero, Andrômaco, utilizava teriaga, um antídoto para venenos, para aliviar as dores de dente do imperador, assim como dores advindas de outros tipos de doença.
O princípio ativo desse antídoto era ópio, que aliviava a dor e gerava uma sensação de bem-estar, uma vez que no ópio era possível encontrar morfina e codeína, duas substâncias anestésicas.
Antigamente, acreditavam que as dores de dente eram causadas por um verme dentário. As primeiras menções a esse verme datam de 3.500 a.C na Mesopotâmia. Já na Grécia, Hipócrates descreveu alguns dos maus que conhecemos até hoje como a cárie, abcessos e mal-oclusões.
Na Grécia e na Roma antiga, utilizavam ossos e conchas de ostras trituradas para realizar a limpeza dos dentes. Já na China acredita-se que a população realizava rituais religiosos para tratar dor de dente e o também chamado verme dental.
Dia do dentista: A primeira faculdade de odontologia
A primeira faculdade de odontologia do mundo foi a Baltimore College of Dental Surgery, fundada como instituição independente em 1840, no estado de Maryland, nos Estados Unidos.
Foi nessa instituição onde surgiu o título de Doutor em Cirurgia Dentária. Seus co-fundadores são os doutores Horace H. Hayden e Chapin A. Harris. Ambos foram empossados no Pierre Fauchard Hall da Fama da Academia.
A faculdade existe até hoje e leva o nome de Escola de Odontologia da Universidade de Maryland. O local é considerado uma das fundações essenciais para a profissão odontológica nos EUA e no mundo.
Dia do dentista: As primeiras faculdades de odontologia no Brasil
Assim como explicamos no começo do texto, as primeiras duas faculdades de odontologia no Brasil surgiram após a promulgação de um decreto do governo imperial em 1884.
Logo no início, o curso foi incorporado às faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia, com cursos de duração de três anos.
No Rio de Janeiro, o curso iniciou assim que Dom Pedro II assinou o decreto. No entanto, a odontologia só foi separada da medicina em 1933, ganhando assim um curso próprio.
Em 1947, o curso na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, passa de três para quatro anos, tendo sua primeira turma se formado em 1951.
Já na Bahia, devido questões estruturais, o curso foi iniciado apenas em 1891, ou seja, 7 anos após a assinatura do decreto. Assim como no Rio, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia também se desvinculou do curso de medicina,mesmo que tardiamente, em 1949.
Pouco tempo após a assinatura do decreto, em 1900, Augusto Coelho e Souza, considerado o pai da odontologia brasileira, publicou o ‘Manual Odontológico’. Este por sua vez serviu de base para a formação de milhares de cirurgiões-dentistas no Brasil.
O cenário atual do mercado odontológico
O mercado odontológico segue em crescimento. De acordo com um levantamento da empresa irlandesa Research and Markets, o setor deve movimentar US$ 35,7 bilhões até 2023 a nível global.
Esses números representam uma alta de 5,59%, se comparados com dados de 2018. Isso demonstra que, mesmo após a crise causada pela pandemia de Covid-19, o setor segue forte.
O Brasil, por sua vez, possui o maior número de dentistas do mundo. Cerca de 20% do total global de dentistas. Se levarmos em consideração uma população de 212,6 milhões de brasileiros, temos um dentista para cada 570 habitantes.
O número ultrapassa o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de um dentista para cada 1200 habitantes.
Esse dado já levou o Conselho Federal de Odontologia a protocolar pedidos de suspensão de abertura de novos cursos de odontologia no país, por meio de ação judicial, com o objetivo de “manter a sustentabilidade da profissão em médio e longo prazo”.
Dados gerais da odontologia no Brasil:
- Número de dentistas: 382.245
- Entidades Prestadoras de Assistência Odontológica (Clínicas): 66.521
- Cursos de odontologia: 461 (Censo da Educação Superior 2020)
- Técnicos em Prótese Dentária: 24.348
- Técnicos em Saúde Bucal: 39.487
- Auxiliares em Saúde Bucal: 163.682
- Auxiliares de Prótese Dentária: 7.044
Dados consultados em outubro de 2022.
Quiz: Você conhece bem a sua profissão?
Agora que já vimos algumas curiosidades sobre a odontologia neste dia do dentista, que tal testar os seus conhecimentos sobre a profissão?
Preparamos um quiz interativo para você responder, compartilhar com os amigos, e claro, se divertir. Sem mais delongas, vamos jogar?
Feliz dia do dentista!
Por fim, mas não menos importante, parabéns, dentista, pelo seu dia!
Sabemos o quanto essa profissão é desafiadora e importante para a sociedade. Esperamos que esse conteúdo tenha sido muito rico para você neste dia do dentista. Não deixe de compartilhar com os colegas e comentar aqui quantas perguntas do quiz você acertou.
Agradecemos a sua leitura e até a próxima!