Realizar cursos de especialização é uma ação importante para profissionais de qualquer área, e não seria diferente para os de odontologia. Os dentistas que desejam ter sucesso, precisam ter domínio em uma área de atuação.
Nos últimos anos surgiram diversas novas especialidades odontológicas, tanto para tratamentos como para outros cuidados específicos e até mesmo estéticos, com foco em oferecer o melhor para os pacientes.
Por isso, quando um dentista opta por se especializar em um segmento, consegue trabalhar com diversas possibilidades relacionadas com aquela área, onde existe uma quantidade menor de profissionais atuando, diminuindo assim a concorrência
Entre as vantagens de realizar cursos de especialização, podemos destacar:
- Ampliar a rede de contatos;
- Valorizar a trajetória profissional;
- Ficar atualizado sobre as novas tecnologias;
- Adquirir conhecimentos sobre gestão de clínicas;
- Aprofundar os conhecimentos em determinada área.
Dessa forma, o profissional consegue melhorar suas habilidades para atuar em uma clínica que ofereça plano odonto empresarial, aumentando os seus ganhos e crescimento pessoal.
Opções de cursos de qualificação para dentistas
As instituições cada dia mais prezam por contratar profissionais que possuam cursos de especialização, isso porque é um fator que os diferencia dos outros, fazendo com que eles se destaquem.
Além disso, adquirir novos conhecimentos através de cursos contribui para que o dentista aprenda novas técnicas, e assim ofereça um atendimento personalizado e qualificado para os seus pacientes em um plano empresarial odontologico.
Confira a seguir 5 opções de cursos de especialização para dentistas:
1. Odontopediatria
A odontopediatria é uma área da odontologia responsável por cuidar da saúde bucal das crianças. O dentista tem um papel fundamental na infância, porque o tratamento odontológico durante essa etapa interfere na vida adulta.
Ter medo de dentista é algo normal nessa fase, por isso a principal característica de um odontopediatra é a paciência e a calma, e trabalhar essas qualidades se torna primordial para oferecer um tratamento sem estresse e traumas para as crianças.
2. Odontohebiatria
O odontohebiatria é o profissional responsável por cuidar da saúde bucal dos adolescentes. A adolescência é uma fase marcada por mudanças físicas e comportamentais, que pode durar dos dez aos vinte anos.
Nessa fase da vida, os dentes podem começar a apresentar desalinhamento por conta do crescimento, além da alimentação que pode mudar muito.
Inclusive, o consumo de produtos açucarados e gordurosos pode prejudicar muito a saúde dos dentes.
Assim, o profissional odontohebiatria de um plano dental para empresa é o responsável por identificar essas mudanças e realizar uma abordagem correta para que o adolescente colabore e siga o tratamento corretamente.
3. Cirurgia e traumatologia
O profissional que decide se especializar em cirurgia e traumatologia está apto para realizar procedimentos cirúrgicos dentro de um ambiente hospitalar. O tempo de duração da pós-graduação pode variar, mas costuma durar entre dois e quatro anos.
O cirurgião buco-maxilo-facial pode tratar de traumatismos e deformidades faciais e defeitos de nascença através de um plano dentario empresarial em ambiente ambulatorial. Em cirurgias mais graves e de risco, é necessário um hospital.
Existem diversas possibilidades dentro dessas especialização, como o tratamento de apneia do sono, dores nas articulações e temporomandibular. Essa área é interessante para aqueles que desejam trabalhar com cirurgias.
4. Endodontia
O endodontista é o responsável por tratar das lesões nos nervos e das raízes dos dentes. Esse profissional também realiza o popular tratamento de canal, que geralmente é necessário por causa de cáries profunda ou infecções locais.
Quando esse tipo de problema não é tratado por um profissional especializado de um plano dental para empresa, pode ocorrer um abscesso devido ao acúmulo de pus e bactérias que danificam o dente, causando dor e inchaço.
Todos os dentistas estão aptos a realizar o tratamento de canal, entretanto, é o especialista em endodontia que possui os conhecimentos mais aprofundados sobre as técnicas do tratamento e maior domínio sobre o assunto.
5. Periodontia
O periodontista é o responsável por cuidar das estruturas que ficam em torno dos dentes, como as gengivas, ossos e ligamentos. Por isso, essa área estuda, realiza o diagnóstico e o tratamento de doenças periodontais em um plano odonto pme.
Geralmente, as doenças periodontais surgem devido a bactérias que vivem em nossas bocas. Esses germes são os responsáveis pela formação da placa bacteriana, que se não for removida periodicamente, pode corroer os dentes e causar problemas gengivais.
Durante o curso de pós-graduação em periodontia, o profissional vai estudar sobre os fatores que levam até as doenças periodontais, além de tratamentos e cirurgias que fazem parte dessa especialidade.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.