Pode parecer uma missão impossível, mas diferenciar a sua clínica odontológica do restante da concorrência é mais do que uma necessidade atualmente.
Com um grande número de dentistas se formando a cada ano, e com o número alto de clínicas odontológicas espalhadas pelo país, saber os seus diferenciais e destacá-los para os pacientes é primordial.
Neste post vamos te ajudar a identificar os diferenciais da sua clínica odontológica, entendendo como evidenciá-los e como comunicá-los para seu público, bem como te auxiliar a como definir a proposta de valor do seu negócio.
A importância da diferenciação em um mercado competitivo
O mercado odontológico está cada vez mais competitivo. Segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), só em 2020, o Brasil formou 23.044 bacharéis em Odontologia em instituições de ensino superior públicas e privadas.
Já de acordo com dados de abril de 2023 do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o país conta com mais de 393 mil cirurgiões-dentistas. Esses dados demonstram a importância de ter um diferencial na hora de montar o seu consultório odontológico.
Saber dos seus pontos fortes, e oferecer um serviço personalizado aos seus pacientes, é uma estratégia para se destacar da concorrência e atrair o público desejado.
Por meio dessa exclusividade, a clínica odontológica pode desenvolver uma imagem única do seu serviço, ter maiores resultados, inclusive financeiros, fidelizar mais pacientes e se proteger das modificações de um mercado tão dinâmico quanto o odontológico.
Como identificar as características únicas da sua clínica odontológica
Para identificar o que faz a sua clínica odontológica ser única e diferente das demais, é importante saber algumas informações.
Antes de mais nada:
- Qual serviço você oferece ou quer oferecer?
- Qual público pretende atingir?
- Como está o mercado na área que você pretende atuar?
Com essas perguntas iniciais, é possível identificar os diferenciais da sua clínica em comparação a outras da sua cidade e região.
Entender como é feito o atendimento, agendamento, e demais processos nas clínicas concorrentes é primordial para entender o que você e sua clínica podem fazer de diferente, tornando o seu negócio único.
Por isso, a pesquisa de mercado é uma etapa tão importante quando falamos de abrir ou reestruturar uma empresa. Você pode ler mais sobre esse assunto em: Guia para montar um consultório ou clínica odontológica do zero
Como destacar seus pontos fortes e aproveitar as oportunidades do mercado
Depois de identificar os pontos fortes que diferenciam a sua clínica odontológica, é importante saber destacá-los para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.
Como vimos anteriormente, o mercado odontológico está cada vez mais rigoroso e competitivo, e saber divulgar os seus pontos fortes é uma forma de garantir o seu espaço nesse meio.
Mas afinal, como promover sua clínica mostrando o seu diferencial? Veja algumas dicas a seguir:
Saiba comunicar os seus diferenciais
Comunique de forma clara e objetiva os pontos fortes da sua clínica odontológica. Para isso, você pode e deve utilizar os canais de comunicação mais eficientes, de acordo com o seu público. Estes podem ser sites, redes sociais, e-mails, entre outros.
Utilize depoimentos de clientes
Utilizar provas sociais, como depoimentos de clientes satisfeitos, é uma ótima forma de destacar os pontos fortes do seu negócio. Esse material pode ser usado nas suas redes sociais, sites, e afins.
Foque na experiência do paciente
Não há nada mais efetivo quando falamos de destacar o seu negócio do que a experiência do paciente na sua clínica odontológica. O melhor marketing é o que é feito espontaneamente pelo seu cliente. Foque em um atendimento de excelência e seu negócio será recompensado.
A criação de uma proposta de valor única para sua clínica odontológica
Antes de partirmos para a criação da proposta de valor, é importante entendermos no que consiste essa proposta.
A proposta de valor nada mais é do que uma descrição breve, clara e objetiva dos diferenciais e dos benefícios que a sua clínica odontológica oferece. Ou seja, é como se fosse um slogan que traduz o que torna o seu negócio diferente da concorrência.
Um dos principais objetivos da proposta de valor é fazer com que o público identifique de forma fácil o seu negócio e seus diferenciais, criando uma conexão com os seus clientes. A proposta de valor também pode ser utilizada para definir o posicionamento da marca.
Como definir a proposta de valor da minha clínica odontológica?
De forma bem simples e objetiva, para definir a proposta de valor do seu negócio é importante antes de tudo entender quem é o seu público-alvo.
Depois disso, como fizemos acima, defina os diferenciais do seu negócio:
- O que torna a sua clínica única?
- Quais são os benefícios que a sua clínica oferece?
- O que te destaca da concorrência?
A resposta a essas perguntas vai te ajudar a construir sua proposta de valor.
Por fim, mais ou menos importante, está na hora de definir a mensagem principal que você pretende transmitir com o seu negócio. Nessa etapa a dica é utilizar palavras que comuniquem quais são os benefícios e quais são os diferenciais da sua clínica.
É importante que a proposta de valor seja impactante, autêntica, e que traduza o que você pretende oferecer para os seus pacientes.
Exemplos de proposta de valor para clínicas odontológicas:
- Excelência em odontologia estética
- Tratamentos inovadores para um sorriso feliz
- Atendimento personalizado para o seu sorriso
Vale lembrar que essa proposta de valor deve seguir as regras de marketing e publicidade determinadas pelo Conselho Federal de Odontologia. Para saber mais acesse:
Como a diferenciação pode atrair e fidelizar pacientes
Que se diferenciar da concorrência é uma ótima estratégia para atrair pacientes, isso já ficou mais do que claro. Mas a diferenciação também pode te ajudar a fidelizar os pacientes que você já tem.
Hoje em dia, os pacientes estão mais seletivos com as empresas que se envolvem, especialmente quando falamos da área da saúde.
Quando um paciente percebe que há uma preocupação em oferecer um atendimento diferenciado, recursos novos, tratamentos personalizados, e uma experiência do paciente voltada para a humanização, isso impacta positivamente na fidelização do mesmo
Todo esse contexto inclusive pode ser uma justificativa para o paciente pagar por uma consulta ou tratamento com um preço mais elevado. Isso acontece pois o paciente valoriza o diferencial da empresa, percebe a qualidade do atendimento e se torna um cliente fiel.
Portanto, foque no seu diferencial e ofereça uma experiência única e exclusiva para o seu paciente. Dessa forma, o seu negócio poderá alcançar resultados expressivos.
Como a tecnologia pode ajudar a diferenciar a sua clínica da concorrência
Até agora falamos como a experiência do paciente como um todo pode ser um grande diferencial para sua clínica. Mas existem outras frentes que podem e devem ser exploradas como diferencial. Uma delas é a tecnologia.
Cada vez mais consultórios odontológicos estão apostando em softwares e sistemas que facilitem e organizem o dia a dia. Além de ajudar na parte administrativa, estes programas também transmitem maior profissionalidade e credibilidade.
A utilização de softwares odontológicos é uma forma de diferenciar a sua clínica da concorrência. Ter uma agenda digital, prontuários eletrônicos, telemonitoramento e outras ferramentas, podem ajudar no seu relacionamento com seu paciente.
Com o Dental Office você tem acesso a essas e outras funcionalidades que vão te aproximar ainda mais do seu paciente. Alerta de retorno, confirmações de consulta, e a integração com o WhatsApp são apenas algumas das formas que o nosso sistema pode te ajudar.
Faça um teste gratuito e veja como a tecnologia pode te diferenciar da concorrência.
Esperamos que este post tenha te ajudado a entender melhor como encontrar os pontos fortes e os diferenciais da sua clínica.
Não deixe de compartilhar esse conteúdo com os colegas e amigos de profissão. Te esperamos nos próximos posts aqui no Blog Dental Office.
Agradecemos a sua leitura.