Para o profissional que busca abrir a sua própria clínica de tratamento dentário é preciso estar atento a uma série de fatores ao que se associa à gestão desse negócio, como na escolha de um espaço adequado, além de gerar leads para sua clínica odontológica.
Afinal, o sucesso de um consultório médico depende muito do número de clientes conquistados por esse empreendimento, a retornar de forma constante para darem continuidade aos seus tratamentos dentários.
E um bom trabalho realizado nesse sentido pode ser o responsável por garantir o retorno desses pacientes, que podem ajudar na divulgação dos serviços dessa clínica, indicando o espaço para conhecidos e familiares, seja de forma física ou através da internet.
Contudo, diante do ambiente de alta competitividade dos dias de hoje, muitas vezes essas clínicas não contam com muito tempo disponível para a criação dessa audiência de forma orgânica, sendo preciso terminar de pagar todos os custos da abertura desse negócio.
Como no aluguel do espaço, pagamento de assistentes, além do crédito reduzido junto a loja de equipamentos odontológicos, para que fosse possível a compra de todos os materiais necessários para a realização das atividades deste espaço.
Logo, como forma de antecipar, é preciso ir ao encontro dos seus possíveis clientes, a começar pelo encontro deles.
Identificando seus possíveis clientes
Enquanto antes era necessário trabalhar com a distribuição de panfletos e outros materiais para que o seu projeto de investimento fosse reconhecido pelo público, principalmente quando se trata de um novo negócio na região, hoje a internet pode ajudar nesse sentido.
Por meio das redes sociais se torna possível criar uma relação mais profunda com os seus clientes, além de apresentar os seus serviços para uma audiência ainda maior, de forma a atraí-los, levando esse usuários a se tornarem seus novos clientes.
Nesse caso é preciso fazer o mesmo tipo de trabalho que era feito com a citada distribuição de panfletos, apostando em uma comunicação abrangente, que consiga conquistar a atenção dos usuários, e após isso, seja possível trabalhar com a sua fidelização.
Sendo possível recorrer a serviços de desenvolvimento de software para a criação de um programa que consiga analisar o comportamento do seu público online, assim facilitar o atendimento deles na internet, levando-os a se tornarem clientes da sua clínica.
E essa é apenas uma maneira de gerar leads para a sua clínica odontológica, ou seja, realizar contato com pessoas que apresentem algum tipo de interesse nos serviços oferecidos em sua clínica.
Gerando leads para sua clínica odontológica
Para se alcançar a atenção de um usuário na internet que possa ter algum tipo de necessidade a ser resolvida pelo seu negócio dentário, é preciso trabalhar com a adoção de uma série de estratégias, comum a qualquer tipo de empreendimento atual.
E entre essas práticas é possível destacar algumas, como:
Produção de conteúdo relevante
Para se destacar na internet é preciso ter ao seu redor um conteúdo de alta relevância, capaz de conquistar a atenção do usuário. E isso se mostra ainda mais necessário quando o seu objetivo é atrair novos clientes para o seu empreendimento, como no caso da clínica.
Nesse caso se destaca também a variedade de conteúdos, como na produção de e-books, com informações relevantes a sua área, coletando informações dos usuários para que seja disponibilizado esse download.
Infográficos também são importantes nesse sentido, por se tratar de um conteúdo rico e de grande atenção por parte dos usuários, ao contar com elementos como:
- Textos;
- Imagens;
- Gráficos;
- Recursos visuais.
Tudo a conquistar a atenção e interesse desses usuários.
Trabalhe com vídeos
Quando se fala em conteúdos é importante ter atenção também ao formato de vídeo, através da disposição deles nos sites e blog de empresas, podendo ser criada peças que funcionem, por exemplo, como uma manual sobre seus produtos.
Como um vídeo sobre o funcionamento de um aparelho de pressão arterial por uma clínica de saúde, ou com conteúdos associados ao ramo dentário, a serem publicados nos perfis de uma clínica dentária.
Dê atenção às redes sociais
A popularidade das redes sociais faz com que essas plataformas se tornem o principal ponto de comunicação entre as empresas e o seu público, logo, é importante para sua clínica se posicionar de forma presente nesses espaços.
Esteja aberto às novas tecnologias
Assim como um sistema para controle de loja pode trazer benefícios na gerência de um negócio, outras tecnologias podem ser úteis na obtenção de leads na internet, como uma central de atendimento automatizada, configurações de pesquisa, entre outros.
Tudo que torne possível o reconhecimento da sua clínica na internet, o aumento do seu número de cliente no cenário presencial, sendo importante trabalhar o marketing de sua clínica, passa assim atrair novos clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.