O credenciamento de clínicas e consultórios a um convênio odontológico é uma excelente forma de atrair e fidelizar mais clientes.
Afinal, os planos odontológicos oferecem opções de atendimento mais econômicas aos pacientes, mediante o pagamento de mensalidades. Eles são financeiramente mais acessíveis, uma vez que podem cobrir o valor total do serviço ou apenas uma parcela.
Sendo assim, o convênio odontológico ajuda a aumentar o fluxo de atendimentos de clínicas e consultórios. Por outro lado, essas consultas geram menos lucro do que consultas particulares.
Para dentistas iniciantes, que podem enfrentar algumas dificuldades na captação de pacientes, atender por convênio odontológico é uma boa opção. Sabendo disso, reunimos as principais informações sobre o tema neste artigo!
Por que cadastrar sua clínica a um convênio para dentistas?
Quais são as vantagens de um convênio para dentistas?
Como funciona o credenciamento de um convênio para dentistas?
Quais são os documentos necessários para a solicitação de convênios odontológicos?
Quais são as melhores opções de convênios odontológicos?
Por que cadastrar sua clínica a um convênio para dentistas?
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) já revelou que o Brasil é uma das grandes referências globais no mercado odontológico.
Como estamos entre os líderes no ranking mundial, a crescente busca pelos procedimentos não é nenhuma surpresa.
Nesse cenário, os planos odontológicos se destacam como opções de atendimento mais econômicas, uma vez que o beneficiário só precisa pagar um valor mensal em troca dos serviços.
Conforme o tipo de convênio, a cobertura do serviço pode ser total ou parcial. Também existe, na maioria dos casos, um limite de número para consultas, tratamentos e exames.
Leia mais: Como fechar mais planos odontológicos ao longo do ano?
Quais são as vantagens de um convênio para dentistas?
Confira as vantagens de aderir a um convênio odontológico:
- Ampliação da sua carteira de clientes: quando o consultório está no começo, a captação de clientes é mais difícil. Sendo assim, o convênio odontológico é um ótimo aliado para aumentar o fluxo de atendimentos e a venda de serviços.
- Fidelização de clientes: uma forma de aumentar a lucratividade com o convênio é oferecer procedimentos que o plano odontológico não cobre, como a harmonização orofacial.
- Divulgação gratuita dos seus serviços: outra grande vantagem é a publicidade que a sua clínica ou consultório recebe. Afinal, se o convênio aumenta o número de clientes do seu negócio, mais pessoas podem indicar os seus serviços nas redes sociais.
- Redução de custos: economia de custos que seriam destinados à captação de clientes.
Leia mais: Marketing odontológico: como criar um plano de sucesso para sua clínica
Como funciona o credenciamento de um convênio para dentistas?
Basicamente, o processo de credenciamento consiste em associar uma clínica ou um consultório odontológico a um convênio odontológico.
O convênio para dentistas oferece aos pacientes uma lista de estabelecimentos de saúde bucal nos quais eles podem receber atendimento.
Em outras palavras, o convênio é uma grande empresa que precisa de outras para executar seus serviços. Assim, você passa a fazer parte desse grande conglomerado de empresas que atuam em conjunto para oferecer os serviços estabelecidos.
Vale ressaltar que sua clínica ou consultório só oferece os serviços que fazem parte das suas competências.
Quanto ganha um dentista que atende por convênio odontológico?
Bom, que os planos odontológicos são uma das estratégias para conseguir mais pacientes em seu consultório, você provavelmente já entendeu. Mas, afinal de contas, quanto ganha um dentista que atende por convênio?
A dúvida sobre a prática valer a pena ou não é muito comum, acredite em mim. De modo geral, os profissionais recebem de 15% a 20% dos valores preconizados pelas referências dos conselhos e sindicatos de odontologia, sendo que uma consulta pode chegar a 10% do valor de um atendimento particular.
Quais são os documentos necessários para a solicitação de convênios odontológicos?
O primeiro passo para se credenciar é procurar por convênios que sejam do seu interesse e entrar em contato para descobrir quais são os documentos exigidos.
Será necessário preencher uma ficha para que a empresa de credenciamento tenha as informações necessárias sobre seu interesse em trabalhar com a corporação.
Por se tratar de uma clínica odontológica, o seu credenciamento é feito como pessoa jurídica.
A lista de documentos primordiais é a seguinte:
- Contrato social da sua clínica odontológica
- Alvarás de funcionamento e da vigilância sanitária atualizados
- Comprovante da conta bancária
- Cartão atualizado do CNPJ
- Inscrição do CCM ou do ISS avaliado pela prefeitura e comprovante do último pagamento realizado
- Certificado de inscrição no CRM e da entidade atualizados
- Certificado do CNES e comprovante do último pagamento realizado da taxa de fiscalização da clínica
- CRM do responsável técnico do consultório e, se houver, a última alteração contratual
Não se esqueça de levar também o seu currículo, diploma, certificação atualizada do CRM, título de especialização (caso você seja o responsável técnico) e CPF.
Quais são as melhores opções de convênios odontológicos?
Se você chegou até aqui, então provavelmente deve estar se perguntando como escolher um convênio ou quais são as melhores opções do mercado.
Algumas opções realmente valem a pena, já outras, nem tanto. Portanto, minha primeira dica é pesquisar e muito.
É imprescindível que você entenda a tabela de preços, os serviços que cobre e como funciona o pagamento. Tudo isso impacta diretamente o seu dia a dia e se a decisão vale a pena ou não.
Veja algumas opções:
Amil Dental
A Amil Dental é uma empresa muito criteriosa. Primeiramente, a regra da casa é contratar profissionais que tenham, no mínimo, três anos de formação.
Além disso, é imprescindível que se faça uma entrevista pessoal junto da análise de currículo, e o profissional deve assegurar que a clínica ou consultório tem condições físicas adequadas para garantir o acordo com o convênio. Toda essa rigidez traz resguardo tanto para o dentista, quanto para os pacientes.
Este convênio odontológico tem abrangência nacional e treina os profissionais com cursos voltados à segurança hospitalar.
A Amil Dental também oferece maior visibilidade aos seus colaboradores, garantindo um bom fluxo de atendimentos. A média de consultas de um dentista conveniado da Amil Dental varia entre cinco e dez pacientes.
Uniodonto
A Uniodonto é um dos maiores planos odontológicos do Brasil, com mais de 8 mil colaboradores.
Ela permite a compra de equipamentos odontológicos e outros tipos de materiais necessários diretamente com a cooperativa, o que é uma grande vantagem para a sua clínica ou consultório.
Outro grande benefício é que os recursos recebidos são distribuídos entre os próprios cooperados de forma proporcional ao tempo que o dentista se dedicou ao exercício da sua profissão.
A Uniodonto também oferece uma plataforma on-line para a busca de profissionais próximos dos pacientes, garantindo um fluxo maior de atendimentos.
De acordo com o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), a rede foi classificada como uma das que melhor pagam seus colaboradores.
Odontoprev
O grupo Odontoprev é um convênio odontológico bem tradicional no mercado e contempla outros planos vinculados, oferecendo ao dentista cooperado a oportunidade de migrar para outros planos, como Bradesco Dental, Prontodente e OdontoServ.
A empresa se preocupa em capacitar os profissionais para assegurar o crescimento da rede, além de oferecer um salário acima da média.
Trabalhar com convênios é uma opção que pode manter sua agenda sempre cheia, mas não se esqueça de pesquisar bem e analisar a situação do seu negócio antes de tomar sua decisão!
Se você gostou do nosso conteúdo sobre convênio odontológico e quer mais informações para potencializar a gestão do seu negócio, acesse o nosso material gratuito com 10 táticas para fidelizar o paciente: