Seu consultório passa por períodos sazonais em que há queda no número de atendimentos, por exemplo, final de ano, carnaval, férias escolares? E apesar de ser algo que você está acostumado, ainda tem dificuldade de equilibrar as contas por conta disso?
Quem é dentista sabe que precisa aprender a lidar com a sazonalidade e com quedas inesperadas no atendimento. Não saber o que pode ser feito nessas épocas pode afetar muito o negócio como um todo.
Afinal, por mais que os atendimentos caiam, as contas fixas continuam chegando, e você, como gestor do seu negócio, precisa agir para ficar em dia com todas as despesas da sua clínica.
Por isso, nós do Blog Dental Office listamos aqui cinco estratégias para conseguir mais pacientes em seu consultório ou clínica odontológica. Aqui você vai ver:
- Divulgação de agendamento online
- Ampliação do boca-a-boca
- Presença destacada nas redes sociais
- Faça ofertas certeiras
- Utilize da sazonalidade a seu favor
Então se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse post.
1. Divulgação de agendamento online
Todo cliente busca formas mais simples de fazer algo que já está acostumado. E grandes empresas surgiram ofertando um serviço que facilitasse a vida e o dia a dia desse público.
É o caso de empresas como Uber, Ifood e afins que viram a oportunidade de oferecer serviços de transporte e entrega de forma mais rápida, automatizada, e sem a necessidade de contato telefônico. Não à toa, ambas são empresas líderes nos seus segmentos.
Mas como isso se aplica à odontologia? Para que um paciente chegue até o seu consultório, antes de mais nada ele precisa fazer um processo: marcar a consulta.
Elaborar uma forma de divulgar o agendamento online e o autoagendamento, por exemplo, pelas redes sociais ou pelo site do seu consultório, pode ser uma forma para conseguir mais pacientes.
Afinal, o paciente está em busca de praticidade. E divulgar o tornar o processo de agendamento mais simples é primordial e facilita o relacionamento inicial com o paciente.
Portanto, foque na divulgação e na praticidade dos agendamentos da sua clínica.
Leia mais em: Autoagendamento: 4 benefícios para a sua clínica odontológica
2. Ampliação do boca-a-boca
Pacientes que fazem recomendações espontâneas são muito raros, mas estas indicações podem ter um valor muito mais considerável do que uma publicidade em canais de marketing tradicionais, e podem te ajudar a conseguir mais pacientes.
Para ampliar a divulgação boca-a-boca, a melhor forma é solicitar aos pacientes que dêem um feedback nas redes sociais e avaliem seu perfil em catálogos online. O próprio Google oferece uma ferramenta gratuita para essa finalidade, o Google Meu Negócio.
Agora, para que essa divulgação seja feita de forma espontânea, é preciso focar na fidelização de seus pacientes. Esse esforço pode torná-los grandes divulgadores do seu consultório, o que é muito importante para garantir bons resultados para o seu negócio.
Se você quer saber mais sobre o poder da indicação para clínicas e consultórios odontológicos, acesse: Dentista: consiga mais indicações de pacientes com essas estratégias
3. Presença destacada nas redes sociais
Não há como negar que as redes sociais têm uma força muito grande quando falamos de negócios. Especialmente quando estas são tratadas como as principais formas de marketing pelas empresas.
E para consultórios e clínicas odontológicas, asssim como demais negócios de saúde, as redes sociais podem ajudar muito a conseguir mais pacientes.
Recomendamos que se empenhe nas publicações frequentes e de qualidade, invista em vídeos, lives e todas as oportunidades que essas redes oferecem de forma que não traga custos.
Afinal, muitas redes sociais não envolvem custos diretos, sendo gratuitas em sua grande maioria. Mas se for de seu interesse, investir em anúncios pagos também pode ser uma bos estratégia para o seu negócio.
Agora, uma dica de ouro: publique conteúdo com que os seus seguidores possam se identificar e acerte no timing. Ou seja, fique atento ao que está sendo falado pelos seus seguidores e invista nesse tipo de conteúdo.
4. Faça ofertas certeiras
Uma oferta certeria é um benefício que não gera custo para o cliente. Ou seja, algo que você, dentista, pode oferecer e que dificilmente o seu paciente vai recusar.
Ainda utilizando os recursos das redes sociais, há diversas opções que você pode tentar: uma live no Facebook sobre algum tema relevante, um texto sobre dicas interessantes em seu site, ou até mesmo uma palestra na comunidade local sobre um assunto específico.
Tudo isso pode agregar ainda mais valor ao seu serviço e fazer com que mais pacientes cheguem até você. Além disso, realizar esse tipo de ação humaniza o seu serviço e te torna mais próximo ao seu público, tornando a relação paciente-dentista ainda mais próxima.
Lembre-se que a produção de conteúdo é uma das formas mais eficazes de alcançar novos públicos. Portanto, foque em conteúdos informativos e que respondam às principais dúvidas desses pacientes.
Veja mais sobre atendimento humanizado em: Guia para uma odontologia mais humanizada
5. Utilize da sazonalidade a seu favor
Dar enfoque nas datas sazonais de forma estratégica é muito interessante para seus pacientes neste período.
Um desafio com os seus pacientes durante o Carnaval ou Festa Junina, por exemplo, pode se tornar uma tradição em seu consultório.
Ou então, uma promoção de profilaxia, bem ofertada e divulgada, poderá se tornar um período de sazonalidade própria do seu consultório, fazendo com que os pacientes fiquem na expectativa por esta época.
Independente da sua especialidade ou do público que você atende, todo negócio possui períodos de alta e baixa temporada.
Se de alguma forma a sazonalidade influencia seu consultório, a estratégia principal é tentar conquistar o paciente de formas diferentes, que apenas seu consultório poderia oferecer.
Por fim,
Chegamos ao fim de mais um conteúdo exclusivo aqui no Blog Dental Office. Neste post, discutimos 5 estratégias para conseguir mais pacientes em seu consultório odontológico.
Se você quer ver mais posts para dentistas, não deixe de acessar nosso blog. Aqui você encontra os melhores conteúdos especializados para a odontologia, desde marketing, relacionamento com pacientes e tecnologia, até gestão financeira, empreendedorismo e muito mais.
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