O ticket médio é um indicador importantíssimo na gestão de consultórios, pois pode mostrar se você, dentista, realmente está tendo lucro nos seus atendimentos, ou se está pagando para trabalhar.
Ao abrir a sua clínica ou consultório odontológico, esse é um indicador que deve fazer parte do seu monitoramento. Afinal, esse também é um fator importante quando se deseja ter um controle financeiro maior do seu negócio como um todo.
Por isso mesmo, dentistas, donos da sua própria clínica odontológica, precisam conhecer qual o seu ticket médio. É a partir disso que se torna possível conhecer sua receita e iniciar a criação de uma estratégia para aumentar sua margem de lucro.
Quer entender melhor do que se trata o ticket médio e aprender a calculá-lo na sua clínica de odontologia?
Então continue lendo esse post:
- O que é ticket médio
- Como calcular o ticket médio da sua clínica odontológica
- Como aumentar o ticket médio da sua clínica de odontologia
O que é ticket médio
O ticket médio nada mais é do que um número que indica qual o valor gasto por cliente em uma empresa.
Ou seja, convertendo para o cenário odontológico se trata de uma média do valor gasto pelos seus pacientes com diferentes procedimentos, tratamentos ou consultas.
Para calcular o ticket médio da sua clínica, basta realizar a seguinte conta: dividir o valor do faturamento total pelo número de pacientes atendidos em um determinado período.
Também é possível calcular o ticket médio de um determinado serviço. Por exemplo: qual o ticket médio dos atendimentos realizados para o clareamento dos dentes dos seus pacientes?
O resultado dessa conta acabará apontando quais são os procedimentos realizados que mais dão retorno financeiro, o que é essencial para definir possíveis investimentos no seu negócio.
Vale destacar ainda que a análise do ticket médio entrega informações valiosas que podem ser usadas na elaboração do planejamento para o futuro da sua clínica de odontologia.
Atenção
É importante avaliar esse indicador em relação a outros dados a respeito das suas finanças, como a lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e outros indicadores do setor financeiro. Apesar de ser um dado extremamente importante, o ticket médio sozinho pode dar margem para interpretações erradas sobre o seu negócio. Por isso, cruze essa informação com outros dados. Apenas assim você saberá de fato como está o andamento dos negócios.
De maneira geral, o aumento do ticket médio é um ótimo sinal, afinal, ele indica que os clientes estão gastando mais em sua clínica, com mais procedimentos.
Levando em conta que é mais fácil vender para quem já é cliente da sua clínica odontológica, fica claro que a fidelização dos pacientes deve ser trabalhada de maneira constante. O resultado será o aumento do faturamento.
Como calcular o ticket médio da sua clínica odontológica
Falamos acima rapidamente como é feita a conta para calcular o ticket médio da sua clínica.
A seguir vamos te ensinar o passo a passo para chegar a esse dado. São apenas quatro passos a serem seguidos para chegar ao resultado, e realizar uma conta muito simples:
- Defina um período, que pode ser um dia, uma semana ou um mês;
- Verifique quantos clientes foram atendidos e o valor registrado do recebimento dos procedimentos realizados;
- Divida esse valor final do faturamento pelo número de clientes atendidos;
- Pronto: você tem em mãos o ticket médio da sua clínica de odontologia para o período avaliado.
Como você pode perceber, a precificação dos procedimentos odontológicos está diretamente ligada ao valor do seu ticket médio. Mas para aumentar esse indicador, não basta apenas aumentar o valor cobrado pelos procedimentos.
Se, depois de analisar o resultado da sua conta, você queria gerar uma receita de valor mais alto, confira o último tópico deste artigo:
Leia também:
- Guia completo da precificação odontológica de sucesso para sua clínica
- Valor e Preço: dicas de ouro para seu consultório ou clínica
Como aumentar o ticket médio da sua clínica de odontologia?
Agora que você já descobriu o ticket médio do seu negócio, é importante sempre buscar alternativas para que esse valor aumente.
Existem muitas técnicas que podem ser usadas para aumentar o ticket médio de uma clínica de odontologia. Em um negócio comum, é possível realizar promoções e ofertar condições de pagamento diferentes através do marketing digital.
Mas isso não é possível em estabelecimentos que cuidam da saúde das pessoas, como é o caso da sua clínica odontológica. Isso acontece devido às regras do Conselho Federal de Odontologia.
Você pode ler mais sobre isso em: Marketing odontológico seguro e redes sociais: qual é o limite da divulgação de serviços e procedimentos?
Contudo, existem ações internas que você pode realizar para esse fim. Confira então, duas estratégias que podem ser aplicadas em sua clínica para aumentar o ticket médio.
Ofertar diferentes serviços (procedimentos)
Para que seja possível aumentar o ticket médio de forma mais rápida em sua clínica de odontologia, é possível adicionar novos procedimentos à lista de especialidades oferecidas para os pacientes.
Contudo, para fazer isso, o dentista terá de buscar novos cursos de especialização ou então contratar profissionais habilitados para aumentar esse leque de especialidades.
A área da saúde estética tem crescido bastante, assim como o número de pessoas que buscam por profissionais da odontologia que realizam procedimentos de harmonização facial, como o botox.
Caso você queira procurar por outras especialidades, confira o artigo: Quais especialidades odontológicas são as mais promissoras?
Vale destacar que é importante avaliar a região em que o você atua, verificando quais especialidades e técnicas ainda não foram exploradas, e claro, verificar se há público para o que você quer oferecer.
Isso pode ajudar a captar novos clientes e aumentar o seu ticket médio ainda mais!
Se preocupar com o atendimento ao cliente
A fidelização é uma parte bem importante quando se deseja aumentar o ticket médio de uma clínica odontológica. Afinal, o paciente retorna ao local em que foi bem tratado, e pode até mesmo indicar o seu serviço para terceiros.
E claro, um atendimento feito com excelência é o primeiro passo para alcançar esse objetivo.
Para isso, foque os esforços de toda a equipe para garantir que seus pacientes se sintam bem no ambiente da clínica. É essencial que todos estejam alinhados e que haja um padrão de qualidade no atendimento em todos os setores.
No momento em que o paciente tiver contato com a clínica, seja através de uma mensagem, telefonema ou presencialmente, ele deve ser tratado cordialmente e com simpatia. Lembre-se sempre de fazer o possível para ajudá-lo da melhor maneira.
Durante o atendimento com o dentista, é importante que o profissional converse com o paciente para entender melhor como ele pode ajudar essa pessoa, e até mesmo para sugerir outros procedimentos.
Parcerias com outros profissionais da odontologia
Existem muitas especialidades diferentes na odontologia, e seus pacientes podem chegar até você com situações bem diversas.
Se você não tem espaço para contratar novos profissionais, ou então não pretende fazer uma especialização para essa finalidade, você pode criar uma rede de networking com outros profissionais para indicação;
Afinal, pacientes estão à procura de especialistas que possam resolver seus problemas. Por isso, é válido desenvolver uma parceria com outro profissional da área que trabalha com especialidades diferentes das suas.
Dessa maneira, você terá quem indicar para seus pacientes, e o contrário também acontecerá.
Este tipo de estratégia ajuda a aumentar seu ticket médio, pois seus pacientes percebem sua preocupação em ajudá-lo, e acabam ficando ainda mais fiéis ao trabalho desenvolvido por você.
Conclusão
Neste artigo você pôde acompanhar uma série de estratégias que ajudam o dentista a calcular e aumentar seu ticket médio. Essa é uma questão que está diretamente ligada à margem de lucratividade da sua clínica.
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Te esperamos no nosso próximo post.
Agradecemos a sua leitura