Black Friday e Odontologia: como usá-la a seu favor?

Muitas pessoas ficam ansiosas para a Black Friday. Para alguns, é a oportunidade de vender mais, para outros, de comprar com desconto. 

Para clínicas e consultórios odontológicos, essa data também é uma oportunidade de aproveitar os descontos e melhorar seus equipamentos, suas instalações e muito mais. Dessa forma, você pode aproveitar a Black Friday para alavancar o seu negócio.

Pensando nisso, fizemos este artigo com algumas dicas para você tomar as melhores decisões durante esse período de ofertas exclusivas.

Saiba o que evitar na Black Friday para não infringir o código de ética
Aproveite o marketing odontológico durante a Black Friday
Compre móveis e equipamentos com descontos para melhorar o ambiente do consultório
Adquira novos equipamentos para sua clínica odontológica
Renove o estoque de materiais com os descontos da Black Friday
Modernize sua clínica com um sistema de gestão odontológica

Black Friday 2022 na odontologia: como usá-la a seu favor? | Dental

Saiba o que evitar na Black Friday para não infringir o código de ética

Durante a Black Friday, consumidores do país inteiro ficam atentos às promoções e oportunidades. Essa pode ser a chance para sua clínica odontológica conquistar novos pacientes ou atrair de volta quem já se consultava com você.

No entanto, é preciso trabalhar em estratégias para esse momento com muito cuidado. Afinal, a odontologia não é uma mercadoria. Promoções e descontos podem desvalorizar o seu trabalho e a sua clínica, além de ferirem a profissão.

Por isso, antes de investir em qualquer tipo de propaganda, é fundamental conhecer as determinações do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Em seu código de ética odontológica, o CFO determina que o dentista deve evitar algumas práticas em seu consultório:

  • Anunciar preços e modalidades de pagamento.
  • Anunciar títulos que não possua.
  • Anunciar técnicas de tratamento, equipamentos e instalações.
  • Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais como sendo inadequadas ou ultrapassadas.
  • Dar consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento por meio de qualquer veículo de comunicação de massa, bem como permitir que sua participação na divulgação de assuntos odontológicos deixe de ter caráter exclusivo de esclarecimento e educação da coletividade.
  • Divulgar nome, endereço ou qualquer outro elemento que identifique o paciente, a não ser com seu consentimento livre e esclarecido, ou de seu responsável legal.
  • Aliciar pacientes.
  • Induzir a opinião pública a acreditar que exista reserva de atuação clínica para determinados procedimentos.
  • Anunciar especialidade odontológica não regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia.
  • Divulgar ou permitir que sejam divulgadas publicamente observações desabonadoras sobre a atuação clínica ou qualquer manifestação relativa à atuação de outro profissional.
  • Oferecer trabalho gratuito com intenção de autopromoção ou promover campanhas políticas oferecendo trocas de favores.

Bom, o CFO pode até fazer com que você se questione se vale a pena assumir o risco de aplicar a Black Friday no seu consultório.

Porém, se você seguir as dicas que estamos compartilhando, poderá aproveitar o período e ganhar muito com isso.

Continue a leitura para entender melhor sobre as estratégias que você pode colocar em prática na sua clínica odontológica durante a Black Friday.

Black Friday 2022 na odontologia: como usá-la a seu favor? | Dental

Aproveite o marketing odontológico durante a Black Friday

É possível pensar em estratégias para fazer um bom uso do marketing odontológico dentro do que determina o CFO, sem ferir o estatuto e o nome da sua clínica ou consultório.

Para isso, estratégias inteligentes são essenciais. É possível, por exemplo, apresentar propagandas em jornais, revistas e quaisquer outros meios de comunicação, inclusive na internet e nas redes sociais.

Nessas comunicações, é preciso apresentar o nome e o número de inscrição do responsável técnico pela clínica e abordar apenas técnicas e metodologias aprovadas pelo CFO.

Além disso, vá além das promoções. Em vez de dar descontos nos seus tratamentos, use o momento para reforçar nos meios de comunicação tudo o que sua clínica tem a oferecer.

Conheça as principais demandas do público de sua especialidade e mostre como você pode ajudar a solucioná-las.

Lembrando sempre de usar um tom de voz adequado à ideia de que seu trabalho não é uma mercadoria. Mostre para os clientes que o investimento na saúde bucal vale a pena!

Também é possível aproveitar canais de marketing digital para ter um contato ainda mais completo com seus clientes. Aqui vão algumas dicas:

  1. Tenha um bom site: hoje em dia, a primeira coisa que fazemos ao procurar por um serviço é olhar online, então, se você tiver um site bem otimizado e informativo, você já sai na frente e aparece nas pesquisas no Google.
  1. Use as redes sociais: não tem jeito, as novas gerações nascem conectadas. É quase impossível achar alguém que não esteja ligado nas redes sociais, então explore-as. Lembre-se, no entanto, de sempre fazer isso de forma honesta e profissional, seguindo as indicações do CFO. O ideal é usar esse espaço para informar seus pacientes sobre os cuidados com a saúde dental.
  1. Dispare e-mail marketing: essa parece uma dica ultrapassada, contudo, os e-mails continuam mais vivos do que você imagina. Essa é uma excelente forma de manter o contato com os pacientes e informá-los sobre novidades da clínica e práticas atendidas no seu espaço.
  1. Faça vídeo marketing: o vídeo é uma das mídias mais populares da atualidade, o YouTube está sempre em alta, isso sem falar na ascensão do TikTok para dentistas. Por isso, investir em mídia visual é uma ótima opção. Então, pense com carinho!
  1. Conte com o Google Ads: essa é uma ferramenta disponibilizada pela própria empresa que te dá mais destaque na internet e ajuda sua clínica odontológica a aparecer na primeira página do Google.

Essas dicas são bastante valiosas para você, dentista, que quer otimizar o seu marketing digital na odontologia.

Leia mais: 5 dicas de conteúdo para marketing odontológico

Black Friday 2022 na odontologia: como usá-la a seu favor? | Dental

Compre móveis e equipamentos com descontos para melhorar o ambiente do consultório

A Black Friday não é só uma oportunidade para vender tratamentos. Você também pode aproveitar os descontos para atualizar seus equipamentos e sua clínica ou consultório.

Sendo assim, a primeira coisa a levar em conta é o seu ambiente de atendimento, desde a recepção. Sua clínica precisa ser atraente e confortável.

Então você pode aproveitar a Black Friday para comprar móveis e eletrônicos novos, já que nessa data muitas lojas fazem excelentes descontos para esse tipo de produto.

Um ambiente bem climatizado, com wi-fi disponível, cafézinho e opções de espera para acompanhantes, atrai e faz com que seu serviço dê o que falar.

Além disso, a divulgação de pessoa para pessoa é uma grande aliada no marketing digital odontológico e na hora de conseguir novos clientes.

Essas são algumas das opções disponíveis para a melhoria do seu escritório, mas é claro que seu toque pessoal também é importante. Então explore o mercado e veja o que se encaixa melhor no seu estilo!

Eu sei que alguns produtos necessários para essa boa ambientação possuem um preço alto, então, agora é a hora perfeita para buscá-los e remodelar seu consultório.

Além disso, se você está pensando em abrir seu próprio consultório ou clínica odontológica agora, a Black Friday também pode ser uma ótima opção para você!

Leia mais: Saiba mais sobre como abrir uma clínica ou consultório odontológico

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Adquira novos equipamentos para sua clínica odontológica

Os equipamentos odontológicos são uma parte essencial do seu trabalho. No entanto, a qualidade deles precisam ser sempre a melhor possível.

Por isso, outra forma de investir em seu consultório de forma incisiva é fazer a manutenção desses equipamentos. Ninguém quer fazer feio na frente do cliente, não é mesmo?

Pensando nisso, também compartilho um conteúdo com dicas de equipamentos odontológicos indispensáveis para clínicas ou consultórios.

Outra dica valiosa que posso dar para você é: pense sempre no que é melhor para o seu paciente, pois é ele quem deve se sentir confortável e tranquilo durante o atendimento.

Algumas pessoas não se sentem confortáveis indo ao dentista, assim, é importante maximizar de forma positiva essa experiência.

Então, é claro, equipamentos de qualidade sempre serão seus aliados para conquistar a confiança dos seus pacientes.

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Renove o estoque de materiais com os descontos na Black Friday

Todo consultório odontológico que se preze possui um estoque de qualidade, para que essa experiência seja mantida, é preciso um bom gerenciamento.

Nesse caso, ele precisa sempre ser mantido atualizado e organizado, preferencialmente com um sistema de gestão odontológica que ofereça essa funcionalidade.

Leia mais: Como ter controle do estoque da sua clínica odontológica?

Além disso, também é fundamental possuir os produtos certos, e é aí que as promoções podem te ajudar.

A renovação do estoque não é mistério para clínicas, porque ela é feita sempre que necessária. Entretanto, na Black Friday, é a hora de dar aquela renovada mais profunda.

Portanto, procure e localize o que você usa com mais frequência. Isso deve ser seu foco primário.

Depois disso, faça uma lista do que é mais necessário na sua clínica, se você estiver tendo problemas, confira 6 dicas para não errar com seu controle de estoque.

Esse é um dos modos que você pode localizar as suas necessidades primárias para o evento. Claro, não é uma regra, mas identificar os equipamentos mais usados e fazer uma lista é um bom começo!

Lembre-se, uma clínica bem-sucedida começa por um bom gerenciamento de estoque.

Black Friday 2022 na odontologia: como usá-la a seu favor? | Dental

Modernize sua clínica com um sistema de gestão odontológica

Fazer uma lista de equipamentos necessários, gerenciar seu estoque e realizar o upgrade do marketing foram algumas dicas que eu compartilhei com você até aqui. Contudo, não pense em fazer isso de forma manual ou usando planilhas.

Se você já tem um consultório consolidado, com muitos pacientes e um estoque de primeira, você provavelmente já tem um sistema de gestão que te auxilia nessas tarefas.

No entanto, se você ainda está começando ou apenas pensando em abrir seu consultório, é bom ponderar qual software para dentistas você usará, porque é por ele que toda a informação do seu consultório passará e ficará armazenada.

E você, que está no mercado há um longo período e não atualiza seu sistema faz um tempo, também precisa pensar se sua ferramenta ainda oferece tudo o que você precisa ou se já está começando a se tornar obsoleta.

Mas o que é um bom sistema de gestão odontológica?

Um software de gestão para clínicas e consultórios odontológicos precisa estar em sincronia com as suas necessidades.

Sendo assim, a ferramenta precisa funcionar de uma forma que dê o máximo de resultados, com o mínimo de transtorno possível.

Para isso, um sistema de gestão odontológica precisa de algumas ferramentas básicas:

  • Agenda para dentistas: é impossível ter uma gestão eficiente anotando suas consultas em cadernos, de forma manual, por isso um bom software deve oferecer uma agenda digital, com agendamento online.
  • Prontuário eletrônico: o prontuário é fundamental para os atendimentos odontológicos, mas quando você depende de papéis, esse processo fica muito demorado. Já um prontuário eletrônico oferece eficiência, agilidade e profissionalismo.
  • Gestão financeira para dentistas: a rentabilidade da sua clínica depende de uma boa organização das finanças, além da disponibilização de diferentes formas de pagamento. Por isso, é essencial integrar a gestão financeira ao seu sistema odontológico.

Portanto, você precisa de um sistema para dentistas que ofereça toda essa praticidade e comodidade de forma integrada, e que, claro, tenha o melhor custo-benefício.

A Black Friday é uma boa oportunidade para isso. Então, avalie promoções e oportunidades desse período para ter o software ideal para sua clínica pagando menos.

Um exemplo perfeito é o Dental Office. Nosso sistema está há anos no mercado de odontologia, trabalhando e se reinventando para oferecer o máximo para sua clínica. Clique no link abaixo e faça um teste gratuito!

Por fim,

Enfim, lembre-se de que a Black Friday é uma data única para o comércio e gera muita demanda e lucro. E você, dentista, também pode aproveitar essa data para melhorar e evoluir.

Eu sei que a contratação de um sistema de gestão é uma escolha complexa, porque você vai ter que levar em conta vários fatores para tirar o melhor proveito disso. Para não ter dúvidas, confira um eBook com dicas de como escolher o melhor e mais completo software do mercado:

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