Aumentar a lucratividade da clínica odontológica pode ser um grande desafio para muitos gestores e dentistas, especialmente no início da carreira.
Mas existem formas de conseguir bons resultados, e a Dra. Flávia Benali mostrou como fazer isso com o seu método OdontoPro.
A Dra. Benali é cirurgiã-dentista, doutoranda em Ciências Odontológicas e especialista em Gestão para Dentistas. No Odonto Summit, ela nos deu uma grande aula de como aumentar a lucratividade da clínica odontológica, seguindo 6 estratégias essenciais.
Então se você é dentista, gestor ou empresário do ramo odontológico, e quer saber mais sobre esse assunto, esse post é para você!
Continue lendo esse conteúdo e veja como lucrar mais na odontologia.
6 estratégias para aumentar o lucro da clínica odontológica
Durante sua palestra, a Dra. Flávia dividiu essas três estratégias em 3 macrotemas: marketing, vendas e gestão financeira. Esses temas foram subdivididos, e é o que veremos a seguir.
Marketing
No marketing, temos duas estratégias essenciais que são: autoridade e captação do paciente ideal para o perfil da clínica.
Autoridade
Se consolidar como uma autoridade é uma das estratégias para aumentar a lucratividade da clínica odontológica. Afinal, essa frente fortalece a reputação da clínica, atrai pacientes qualificados, o que contribui para o crescimento do negócio.
Quando falamos de autoridade na odontologia, a Dra. Flávia traz algumas questões que devem ser levadas consideração:
- Como você é visto?
- Como você mostra quem você é e o que você faz?
- Por qual motivo seus pacientes te procuram?
- Como seus pacientes chegam até você?
“Eu preciso que você faça a reflexão de como você é visto. É como referência? Ou como apenas mais um dentista? Entenda que enquanto você for mais um, fica muito difícil você se destacar”, ressalta.
Captação do paciente ideal
A captação do paciente ideal na odontologia é primordial para direcionar os esforços dos processos da clínica como um todo: do marketing e experiência do paciente, até a reputação e lucratividade da clínica odontológica.
Atrair o público que mais se beneficia dos serviços oferecidos pelo negócio, a clínica aumenta suas chances de sucesso a longo prazo e crescimento sustentável.
“Você precisa alinhar: quem você quer atender, qual procedimento você faz, e o público que você deseja captar. Do contrário, você não consegue casar a venda com o público de interesse”,explica a Dra. Flávia.
Vendas
No tópico de vendas, a Dra. traz duas estratégias: aumento de ticket e vender para o mesmo paciente.
Vendas de ticket maior
Aumentar o ticket das vendas é importante pois pode contribuir diretamente no aumento da lucratividade da clínica odontológica, além de criar diferenciais competitivos no mercado e fidelizar pacientes.
Além disso, tratamentos de maior aumentam o valor percebido pelos pacientes daquele procedimento ou tratamento.
“Quando falamos sobre vender mais caro, precisamos saber qual é o nosso ticket médio. Hoje, quanto cada paciente gasta em média no seu consultório? Você precisa ter clareza desse processo para entender quantos pacientes você tem que atender para atingir uma meta de faturamento”, exemplifica a Dra.
Veja mais sobre ticket médio em: Dentista: como calcular o ticket médio da sua clínica odontológica?
Vender (para a mesma pessoa)
Vender para a mesma pessoa traz diversas vantagens, especialmente quando falamos de aumentar a lucratividade da clínica odontológica.
Isso porque essa estratégia ajuda a reduzir custos com a aquisição de novos pacientes, além aumentar o ticket médio, ajudando no sucesso a longo prazo de qualquer negócio ou clínica.
Algumas formas trazidas pela Dra. Flávia Benali para fazer esse processo são:
- Recuperar vendas não concluídas
- Analisar taxa de conversão
- Fazer recall de pacientes
- Contar com um CRM para acompanhar a jornada de compra dos pacientes
Gestão financeira
Por fim, na gestão financeira, a Dra. aponta duas estratégias para aumentar a lucratividade da clínica odontológica: precificação e gestão financeira.
Precificação
A precificação na odontologia é primordial para garantir a sustentabilidade financeira da clínica.
Uma precificação adequada é transparente, competitiva, flexível e considera os custos e a qualidade dos serviços prestados. É essencial revisar periodicamente os preços para manter a saúde financeira e a satisfação dos pacientes.
Na precificação dos procedimentos, a Dra. Flávia explica que deve, ser considerados:
- Custo hora seu trabalho e/ou consultório
- Material
- Protéticos
- Salário do dentista ou pró-labore
- Impostos
- Taxas de cartão
- Margem de lucro
“´[É importante lembrar que] No final, eu quero trabalhar menos e lucrar mais. Por isso, a precificação e organização financeira fazem parte da estratégia do aumento de faturamento”, relata a dentista.
Gestão financeira
A gestão financeira é um pilar essencial para garantir a sobrevivência e o crescimento da clínica, permitindo o controle das finanças, e a tomada de decisões embasadas em dados financeiros.
Além disso, uma gestão financeira bem estruturada contribui para o sucesso do negócio como um todo, tornando-o mais sustentável ao longo do tempo .
“Na gestão financeira, nós observamos a lucratividade, fluxo de caixa, acordo com parceiros, inadimplência, descontos para pacientes, precificação. Tudo isso nós precisamos acompanhar de perto para uma gestão assertiva”, conclui.
Quer ver essa palestra na íntegra? Acesse:
Lucratividade da clínica odontológica: aplique estratégias e colha os resultados!
A lucratividade da clínica odontológica é essencial para sua sustentabilidade e crescimento no mercado altamente competitivo da odontologia. Neste artigo, exploramos 6 estratégias práticas e eficazes que podem ser aplicadas para aumentar os resultados financeiros da clínica.
Esse foi mais um conteúdo incrível que tivemos no Odonto Summit 2023, com a Dra. Flávia Benali. E se você quer ajuda com a gestão financeira da sua clínica, você pode contar com o Dental Office.
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Esperamos que esse post aqui do Blog Dental Office tenha te ajudado a entender melhor como ter mais lucro, prezando pela qualidade dos serviços e atendimentos na sua clínica, sem deixar a gestão financeira de lado.
Agradecemos a sua leitura e até a próxima!