Os alinhadores ortodônticos invisíveis são uma alternativa para os pacientes que desejam o alinhamento dos dentes de forma discreta e rápida. Por meio da tecnologia, o alinhador invisível valoriza a estética do sorriso e é uma alternativa essencial para garantir o diferencial da sua clínica odontológica.
São muitos os pacientes que dão preferência a este tipo de aparelho ao invés dos metálicos. Dessa forma, o tratamento com alinhadores invisíveis vem se tornando cada vez mais requisitado. Logo, se aprofundar sobre o assunto e entender como funciona é fundamental para os dentistas que desejam o desenvolvimento contínuo do seu negócio.
Porém, são muitas as dúvidas, tanto de pacientes quanto de profissionais relacionadas a este assunto. Então, reunimos as respostas que você precisa para ter esse tratamento tão diferente e tecnológico em sua clínica, apresentando modernidade e aumentando a satisfação dos clientes.
Continue a leitura!
Qual a diferença entre esse tratamento e o do aparelho fixo?
Quais são os tipos de alinhadores invisíveis?
Quais são as vantagens e porque você deve trabalhar com alinhadores ortodônticos invisíveis em sua clínica?
Mais rapidez nos resultados
Maior satisfação dos pacientes
Maior retorno sobre o investimento
Como aumentar os serviços da sua clínica odontológica com os alinhadores invisíveis
O que são os alinhadores ortodônticos invisíveis?
Os alinhadores invisíveis são um tipo de aparelho ortodôntico móvel e funcionam como moldes dos dentes do paciente, como aqueles utilizados para tratamento de clareamento dental.
Essas placas ortodônticas possuem praticamente os mesmos efeitos de um aparelho dental fixo, mas preservam a estética já que são feitas em materiais incolores.
Leia mais: Guia prático sobre anamnese odontológica: tire todas as suas dúvidas
Os pacientes que sofrem com aparelhos convencionais, enxergam nos alinhadores ortodônticos invisíveis a possibilidade de moldar seus dentes de modo mais discreto, prático e tecnológico. Além de apresentar menos incômodo quando comparado aos aparelhos metálicos.
Qual a diferença entre esse tratamento e o do aparelho fixo?
Diferente dos tratamentos ortodônticos com alinhadores tradicionais, os alinhadores invisíveis deixam o processo mais simples, podendo ser facilmente removidos, caso necessário.
Porém, é necessário recomendar ao paciente que utilize a peça no máximo de tempo possível, retirando-a apenas para alimentação e higiene dos dentes.
Antes de iniciar o tratamento, o ortodontista realiza a anamnese, solicita exames e coleta de algumas imagens da boca. Por meio da tecnologia e programas de computador, o dentista define a movimentação necessária dos dentes para que eles fiquem com alinhamento correto.
Baseando-se nesse projeto, o dentista define como deve ser o formato do alinhador. Mas em outro ponto que também difere do aparelho tradicional, são fabricados mais de um aparelho invisível para o mesmo tratamento.
Afinal, é preciso estimular movimentações dentárias, sendo necessária a confecção de alinhadores com pequenas variações de um para o outro.
Leia mais: 10 dicas para a experiência do paciente | Dental Office
Quais são os tipos de alinhadores invisíveis?
Apesar dessa proposta ter se tornado mais famosa nos últimos anos, a tecnologia que possibilita o alinhador invisível está disponível há algumas décadas. Mas, assim como outras áreas, vem se aprimorando com o passar do tempo.
Entretanto, mesmo com a popularização desses aparelhos, o valor do tratamento ainda se torna inacessível para uma parcela da população. Sendo assim, muitas marcas nacionais vêm desenvolvendo modelos em que se pode escolher baseado nas necessidades, expectativas e valores.
Quais são as vantagens e porque você deve trabalhar com alinhadores ortodônticos invisíveis em sua clínica?
Oferecer tratamentos ortodônticos com alinhadores invisíveis possibilita que você atenda um público com maior poder aquisitivo, permitindo que você aumente o valor dos seus serviços.
Afinal, considerando o avanço tecnológico e as demandas do mercado, investir nesse tipo de tratamento faz com que surjam oportunidades para a sua clínica odontológica, gerando faturamento e possibilidade de alavancar sua carreira profissional.
Leia mais: Quanto investir em marketing odontológico? | Dental Office
Menos manutenções
Seja nas manutenções ou na duração total do tratamento, os alinhadores invisíveis permitem atendimentos rápidos, ágeis e com espaço de tempo maior entre as consultas.
Desse modo, um dos principais diferenciais desse modelo de aparelho é que os acompanhamentos podem ser realizados à distância, diminuindo a quantidade de vezes que o paciente precisa ir até o consultório.
Com um número maior de alinhadores em casa, o próprio paciente consegue fazer a troca quando for necessário. Assim as manutenções podem ocorrer a cada 3 meses, servindo como um acompanhamento para sanar as dúvidas que forem surgindo. Essa possibilidade garante praticidade para o profissional e o paciente.
Então, você consegue atender mais pacientes e dedicar mais tempo à gestão da sua clínica odontológica, o que é um dos principais fatores de desenvolvimento para o seu negócio.
Mais rapidez nos resultados
As trocas frequentes dos alinhadores nesse tipo de tratamento, fazem com que os estímulos sejam mais rápidos e proporcionem resultados em menos tempo.
Além disso, os pacientes podem participar do planejamento junto ao ortodontista, o que possibilita maior confiança e uma certa previsão de como ficarão os dentes ao final do tratamento.
Leia mais: 6 dicas para aumentar a produtividade do seu consultório odontológico
Maior satisfação dos pacientes
Estes aparelhos proporcionam diversos benefícios aos pacientes quando comparados com os modelos tradicionais. Desse modo, não deixe de utilizar esses benefícios como um diferencial, atraindo e fidelizando mais clientes.
Por serem transparentes, os modelos invisíveis são mais discretos, o que é um fator importante para os pacientes e que resulta em total aceitação por parte deles.
Embora o valor seja diferente, quando os pacientes apresentam muitos questionamentos sobre a estética dos alinhadores fixos tradicionais, a melhor alternativa é oferecer os invisíveis.
Além disso, os aparelhos ortodônticos invisíveis permitem que o paciente os retire quando achar necessário, facilitando o momento da higienização e alimentação.
Esse conforto e praticidade é muito importante para o paciente se manter fiel ao tratamento. Porém, é necessário maior atenção, pensando onde armazenar o alinhador para evitar a perda e manter a conservação do material.
Por outro lado, os alinhadores invisíveis também permitem que seja realizado outros procedimentos durante o tratamento, como o clareamento dental. Um procedimento que precisa ser adiado nos modelos tradicionais, devido aos componentes fixos.
Leia mais: Como montar um kit de higiene bucal para seus pacientes? | Dental Office
A possibilidade de retirar o aparelho invisível também facilita a prevenção de cáries e doenças periodontais. Como os elementos fixos não estão presentes, há maior liberdade durante a escovação dos dentes, aplicação do fio dental e também higienização das placas alinhadoras.
Esses são benefícios muito importantes e que devem ser considerados no momento de escolha do paciente. Você, como profissional, pode se aprofundar no assunto e descobrir as melhores maneiras de apresentar os alinhadores invisíveis aos seus clientes, garantindo maior satisfação e fidelização.
Maior retorno sobre o investimento
Ao escolher trabalhar com alinhadores, é bom ter em mente que por se tratar de aparelhos ortodônticos mais tecnológicos e, de certa forma, novidades no mercado, os valores de investimento são mais altos.
De toda forma, os custos do tratamento e o investimento nessa tecnologia, acabam se pagando por meio de um maior reconhecimento da sua clínica e do seu trabalho.
Investir em mais tecnologia nos procedimentos, melhorias físicas da clínica, e especialização dos profissionais que trabalham com você são elementos que só tem a agregar. Resultando em maior lucratividade, atraindo clientes e garantindo o desenvolvimento do seu negócio.
Leia mais: Pagamento online para clínicas: o que é e como funciona? | Dental Office
Vamos entender agora quando ofertar o aparelho ortodôntico ao invés do fixo e quais são os casos em que isso não é possível.
Quando recomendar o aparelho ortodôntico invisível?
Embora os aparelhos ortodônticos invisíveis tenham muitos benefícios e sejam requisitados por muitos pacientes, nem todos estão aptos a utilizar esse modelo. Afinal, em casos graves como apinhamento, mordida cruzada e outros, o alinhador transparente pode não ser tão efetivo.
Então como determinar se um paciente pode ou não utilizar o alinhador? Por meio de uma anamnese detalhada, avaliação completa e diagnóstico de cada caso.
Leia mais: Odontologia estética O que você precisa saber | Dental Office
Entretanto, o alinhador invisível é muito indicado aos pacientes que já utilizaram aparelhos fixos, mas que tiveram regressão. Considerando que serão correções mínimas, o aparelho invisível se torna a melhor alternativa para manter a estética e alinhamento dos dentes.
Como aumentar os serviços da sua clínica odontológica com os alinhadores invisíveis
Por fim, acompanhar as tendências do mercado, inovações em diagnósticos e tratamentos odontológicos, assim como oferecer atendimentos cada vez mais focados na experiência dos clientes é fundamental para clínicas que desejam se tornar reconhecidas no mercado.
Desta forma, é preciso ter tempo disponível para realizar treinamentos com a sua equipe, se especializar e ainda por cima, cuidar da gestão de forma ágil e detalhada.
Investir em tecnologias que facilitam, não apenas a sua vida, a da equipe e dos pacientes é ganhar vantagem competitiva em um mercado que cresce exponencialmente.
Para implementar ainda mais benefícios na clínica e oferecer diferenciais, você precisa de ferramentas que possam te auxiliar de forma automatizada, prática e cuidadosa.
Quer descobrir como um sistema de gestão pode te ajudar a implementar os alinhadores invisíveis e muitas outras tecnologias, mantendo a qualidade e foco em resultados excelentes?
Conheça a Dental Office e tenha a tecnologia como aliada em sua clínica odontológica!