A era da experiência do paciente na odontologia

Com Olegário e Silva e Luciano Rodrigues

Nunca se falou tanto sobre experiência do paciente como nos últimos anos. Afinal, essa é uma etapa que faz toda a diferença no atendimento aos clientes que vão até a sua clínica.

Mas você já parou para pensar porque devemos priorizar essa experiência no consultório odontológico? O que aconteceu nos últimos anos que o paciente tem preferido empresas que pensam nos detalhes da sua experiência?

Para responder essas e outras perguntas no Odonto Summit trouxemos Olegário e Silva, CEO da Sapienx e Especialista em Experiência do Paciente e Luciano Rodrigues, Gestor do Núcleo de Ortopediatria em Divinópolis, Minas Gerais.

A experiência do paciente te diferencia da concorrência

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Uma das vantagens de se atentar à experiência do paciente é se diferenciar da concorrência. Afinal, por mais que essa seja uma tendência no mercado odontológico, muitos consultórios ainda não se adaptaram a essa realidade.

“Hoje o paciente não aceita mais um prestador de serviço que não esteja preparado para atender às suas expectativas. Isso é fato. A gente tem 634 habitantes por dentista no Brasil. Então hoje eu tenho escolha. Então é importante nos adequarmos para entregarmos a melhor experiência para o paciente”, alerta Olegário.

Portanto, é importante que dentistas e empresas que queiram se diferenciar no mercado odontológico estejam abertas a pensar a fundo na experiência do paciente em cada etapa do atendimento, desde o pré-consulta até aos pós-consulta.

Para saber mais sobre esse assunto, acesse o e-book ‘Como atrair e fidelizar pacientes usando a Jornada do Paciente?’. É só clicar aqui embaixo:

O mindset de paciente vs cliente

Assim como na palestra de Plano de Negócio, um ponto essencial trazido pelos palestrantes é a questão de paciente e cliente. Afinal, por mais que seja difícil para alguns profissionais da área da saúde, o consultório ou clínica odontológica não deixa de ser um negócio.

E entender esse empreendimento como tal é essencial para traçar uma experiência justa e vantajosa para ambos os lados.

“Querendo ou não, o paciente é o consumidor em saúde. A gente trata o paciente na parte de saúde, mas não podemos deixar de interpretar que ele está pagando um valor em troca do seu serviço. Ele é um cliente, além de ser um paciente”, pontua Olegário.

Por isso é importante sempre pensar em agregar valor para o seu negócio, transformando o seu produto é fundamental para o paciente/cliente que você atende no seu consultório odontológico.

A experiência de “dentro para fora”

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Durante o papo, Luciano Rodrigues, gestor no Núcleo de Ortopediatria em Divinópolis, Minas Gerais, traz um insight muito importante para os consultórios e seus responsáveis: a experiência não é algo apenas para o cliente, mas sim é um processo que deve acontecer de dentro para fora.

“A experiência não é algo que é só para cliente. Ela precisa contemplar também as pessoas que trabalham na empresa, os fornecedores que vem te visitar”, completa Luciano.

Essa questão da experiência de dentro para fora surge da necessidade de unificar o posicionamento do seu negócio, tanto para o mercado consumidor, como seus pacientes e clientes, quanto para os seus colaboradores.

Afinal, é pouco produtivo uma empresa investir na qualidade do atendimento e na experiência do cliente como um todo, e deixar de prestar atenção aos seus funcionários e parceiros de jornada.

Os sete passos começar a investir na experiência do paciente

Ainda durante o papo, Luciano trouxe sete passos para começar a investir na experiência do paciente na sua clínica. Os passos abrangem todos os escopos necessários de um negócio, desde o serviço até financeiro e marketing. São eles:

  • Autoconhecimento em odontologia
  • Gestão de processos
  • Gestão financeira
  • Gestão de capital humano
  • Gestão comercial
  • Marketing
  • Visão geral do negócio

Com esses sete passos, você conseguirá mensurar e enxergar o que é preciso ajustar para garantir melhores resultados para o seu negócio.

Gostou das dicas desse post? Quer saber mais sobre a experiência do paciente? Ver cada um dos sete passos explicados por um especialista?

Então corre para assistir a esse bate-papo completo. Acesse ‘Odonto Summit’, clique em inscrição, e confira essa e as demais apresentações do evento na íntegra!

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

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