Se você é um dentista antenado nas novidades, já deve ter escutado falar sobre odontologia estética. Afinal, essa é uma área que tem crescido cada vez mais no Brasil e conquistado dentistas e pacientes.
Só no país, estima-se que a odontologia estética movimente cerca de R$38 bilhões por ano, o que mostra que atuar nessa área pode ser uma ótima opção para dentistas que querem se destacar no mercado.
Pensando nisso, o Blog Dental Office trouxe tudo o que você precisa saber para iniciar a sua carreira nessa área tão promissora e cheia de oportunidades. Aqui você vai ver:
- O que é a odontologia estética?;
- O mercado de trabalho na odontologia estética;
- Quais os principais tratamentos oferecidos?;
- Clareamento dental;
- Facetas de porcelana;
- Lentes de contato;
- Restaurações;
- Gengivoplastia e gengivectomia;
- Como atuar na área de odontologia estética
Então se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse post.
O que é a odontologia estética?
A Odontologia Estética, ou dentística, é uma área da odontologia que busca melhorar a aparência dos dentes e do sorriso, preservando a sua função e a integridade estrutural do paciente.
A área une a parte estética, harmonizando o sorriso com a estrutura facial do paciente, e a restauração dental, melhorando a saúde bucal com restaurações, limpezas e implantes, bem como corrigindo a mordida e outras ações para devolver a funcionalidade bucal ao paciente.
Por esse motivo, a Odontologia Estética tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto profissionais especialistas, quanto pacientes que procuram meios para reparar problemas bucais e ter um sorriso mais harmonioso.
O mercado de trabalho na odontologia estética
Como falamos anteriormente, a Odontologia Estética tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) em 2019, mostrou que a área cresceu mais de 300% nos últimos anos.
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), já são mais de 6.800 dentistas especializados em dentística no Brasil. E claro, a tendência é de que esse mercado continue crescendo.
Uma das principais vantagens de entrar nesse mercado é a potencialização de ganhos que dentistas e suas clínicas podem ter. Afinal, os tratamentos oferecidos na Odontologia Estética costumam ter um valor mais elevado, o que pode aumentar o ticket médio do seu negócio.
Ainda não sabe calcular seu ticket médio? Acesse: Dentista: como calcular o ticket médio da sua clínica de odontologia?
Quais os principais tratamentos oferecidos?
O profissional especializado em Odontologia Estética pode realizar diversos tratamentos. Listamos os 5 principais e mais procurados por pacientes. Vamos lá?
Clareamento dental
O clareamento dental é, sem dúvida, um dos procedimentos mais procurados por pacientes. Atualmente, existem duas principais opções para aqueles que desejam ter um sorriso mais branco: o clareamento dental a laser e o clareamento dental caseiro.
O clareamento dental a laser é realizado apenas em consultório. É aplicado um gel clareador de alta concentração, ativado através do laser. Por isso, é mais rápido e pode ter ótimos resultados com duas ou três sessões, dependendo do nível de amarelamento dos dentes.
Já o clareamento dental caseiro, com o próprio nome já diz, é feito em casa com o acompanhamento do dentista. Esse clareamento é realizado por meio de uma moldeira de silicone, onde o gel clareador é colocado. Nesse caso, o gel deve ser aplicado todos os dias, durante um período determinado pelo dentista, normalmente de três a quatro semanas.
Facetas de porcelana
As facetas de porcelana são uma espécie de capinha dentária, aplicada sobre os dentes para mudar seu formato, cor e tamanho. Normalmente, para a realização desse procedimento é realizado o desgaste do dente para que as facetas sejam cimentadas sobre a superfície dos dentes.
Hoje em dia já existem técnicas mais aprimoradas que evitam que esse tipo desgaste seja necessário, apesar de ainda ser muito comum.
As facetas tem por finalidade deixar o sorriso mais harmonioso, deixando os dentes mais alinhados e brancos sem a necessidade de passar pelo tratamento ortodôntico ou fazer algum procedimento de clareamento dental.
Lentes de contato
As lentes de contato tem por finalidade a restauração do sorriso do paciente. É muito utilizada em:
- Dentes manchados e/ou escurecidos;
- Dentes que possuem pequenos defeitos na estrutura, fissuras ou partes quebradas;
- Dentes que possuem alterações no tamanho, coloração e que afetam o formato do sorriso;
- Sorrisos que necessitam de fechamento de espaçamento entre os dentes;
- E afins.
Ao contrário das facetas, a colocação de lentes não necessita, necessariamente, de um desgaste dos dentes, uma vez que a lente é colada sobre o dente. Além disso, a lente tem uma duração longa, de 10 a 15 anos, dependendo dos cuidados do paciente.
Restaurações
As restaurações são procedimentos muito comuns nas clínicas odontológicas. É o procedimento responsável por retirar traumas causados por cáries, ou então por fraturas.
Sua principal função é reconstruir a estrutura do dente do paciente, evitando que consequências mais graves ocorram, como a perda do dente.
A diferença do tratamento realizado por um dentista especializado em Odontologia Estética fica por conta da devolução das características visuais do dente, como relevos e vincos naturais.
Dessa forma, a restauração fica mais natural, e até mesmo imperceptível.
Gengivoplastia e gengivectomia
Apesar do nome parecido, a gengivoplastia e a gengivectomia são procedimentos diferentes. No entanto, ambos podem ser realizados por um profissional habilitado em Odontologia Estética.
A gengivoplastia é o procedimento cirúrgico realizado para a retirada de excesso de gengiva, o famoso sorriso gengival. Tem uma finalidade estética, recomendado para pacientes que se incomodam com a condição.
Já a gengivectomia é o procedimento cirúrgico realizado quando há excesso de gengiva causado por doença periodontal, muito comum em pacientes ortodônticos.
Como atuar na área de odontologia estética?
Para ser um profissional habilitado em odontologia estética, além da graduação em odontologia, é necessário realizar cursos específicos para a área, como uma pós-graduação em dentística.
O CFO exige que o profissional tenha uma carga horária mínima de 750 horas/aula, e que a especialização seja feita em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Após a conclusão do curso, deve-se realizar os procedimentos de registro profissional, não podendo exercer os procedimentos antes dessa etapa. Para saber os procedimentos no seu estado, consulte o Conselho Regional.
Enfim,
Vimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a odontologia estética. Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido o que é essa área em expansão, e como fazer para oferecer esses tratamentos ao seu paciente.
Aqui no Blog Dental Office você encontra outros conteúdos sobre especialidades, gestão de consultórios, marketing para dentistas e muito mais. Não deixe de conferir.
E se você quer saber mais sobre esse mercado gigantesco de procedimentos estéticos na odontologia, baixe o nosso eBook ‘Guia completo de harmonização orofacial para ter sucesso na área’. É só clicar aqui embaixo.
Se você gostou desse post, compartilhe com os seus amigos e colegas de profissão, e não se esqueça de compartilhar também com a sua equipe.
Esperamos você nos próximos conteúdos exclusivos.
Até mais!
Comentários