A gestão de pacientes é essencial para garantir que a clínica ou consultório odontológico funcione da forma adequada. Afinal, se a equipe da clínica é o coração do negócio, o paciente é a alma.
Por isso, ter uma gestão assertiva de todos os pacientes que passam pelo seu serviço é fundamental, pois isso pode te ajudar em diversos aspectos na sua clínica, desde lucratividade e retorno financeiro, até mesmo credibilidade com o mercado.
E claro, existem algumas formas de aprimorar esse processo. O principal deles é contando com um sistema de gestão para clínicas e consultórios odontológicos, como o Dental Office.
Ter o auxílio de um sistema é primordial para identificar falhas e erros, e focar em melhorias, principalmente no atendimento e etapas que envolvem diretamente o seu paciente.
Então, se você quer saber mais sobre como fazer uma gestão mais eficiente dos seus pacientes com o auxílio de um sistema, confira as 5 dicas que separamos neste post.
O que é a gestão de pacientes?
Antes de entrar nas 5 dicas, é importante entender o que é, de fato, a gestão de pacientes.
E apesar de parecer um bicho de sete cabeças, a gestão de pacientes nada mais é do que uma estratégia de controle, que pode ser utilizada por clínicas da saúde, que visa proporcionar o melhor atendimento e experiência ao paciente.
Ou seja, se refere aos padrões estabelecidos pela clínica ou consultório desde a chegada do paciente ao seu serviço, até o pós-consulta, ou na finalização do tratamento.
Essa gestão precisa seguir um padrão, e ser seguida e adotada por toda a equipe da clínica para que haja continuidade no que foi proposto. Essa é uma ótima forma de entender melhor a jornada do paciente, e encontrar pontos de melhoria nesse processo.
Qual é a sua importância?
A gestão de pacientes é importante por alguns fatores. A primeira e principal é para prover o melhor atendimento ao paciente, prezando pela sua integridade física e emocional.
Outro fator importante é para garantir que a reputação da sua clínica e do seu negócio sejam preservadas. Não é difícil encontrarmos em redes sociais e sites, clientes insatisfeitos com um serviço ou produto. E isso também acontece o setor da saúde.
Além disso, a gestão de pacientes é essencial para padronizar processos e tornar o dia a dia da clínica mais organizado, bem como otimizar os atendimentos priorizando sempre a sua qualidade.
Leia mais em: Invista na experiência do paciente com estas 10 dicas
Como aprimorar a gestão de pacientes com o auxílio de um software odontológico?
Agora que já entendemos o que é a gestão de pacientes, e qual a sua importância para clínicas e consultórios odontológicos, chegou a hora de saber como um software, como o Dental Office, pode aprimorar essa gestão.
Separamos 5 dicas de como essa ferramenta pode otimizar a gestão de pacientes e torná-la mais assertiva. Vamos lá?
Otimizando os agendamentos
Uma das principais queixas de pacientes ainda gira em torno do processo de agendamento de consultas. Afinal, por mais que você tenha uma equipe bem treinada e alinhada nesse procedimento, erros podem acontecer.
Nesses casos, ter um sistema de agendamento online, que garante maior facilidade na marcação de consultas até mesmo pelo próprio paciente pode ser uma forma de evitar equívocos.
Com o Dental Office, além da opção do autoagendamento onde o próprio paciente pode agendar sua consulta, a agenda digital organiza o dia a dia da clínica e integra todas as informações em um único lugar.
Atualizando o prontuário e informações médicas
Outra forma de otimizar a gestão de pacientes é atualizar o prontuário e informações médicas com frequência. Isso ajuda na qualidade do atendimento prestado, tornando a consulta ainda mais personalizada e individual.
O prontuário eletrônico do Dental Office, além de ser totalmente digital, é de simples e fácil atualização. Através dele, você consegue inserir e atualizar informações como:
- Dados pessoais do paciente;
- Histórico clínico;
- Anamnese;
- Exames realizados;
- Tratamentos;
- Diagnósticos odontológicos;
- Odontograma;
- Informações sobre medicamentos;
- E muito mais;
Todas as informações ficam seguras e podem ser acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar.
Leia mais em: Dentista: saiba como o Prontuário Odontológico Dental Office vai transformar a sua clínica!
Reduzindo falhas no atendimento
Como falamos acima, ninguém está livre de cometer erros. E em clínicas e consultórios odontológicos, equívocos podem acontecer. Seja no agendamento, no atendimento, ou em outras situações.
Automatizar a sua clínica é uma das formas de evitar que esses erros sejam frequentes, e afetem o seu negócio. Por isso, utilizar um sistema que te auxilie no pré-consulta, no atendimento clínico e no pós-consulta é fundamental para reduzir falhas no atendimento ao paciente.
Com o Dental Office, além do agendamento de consultas e do prontuário, você encontra funcionalidades como integração com whatsapp e mala direta para manter um bom relacionamento com o seu paciente, e acompanhá-lo no pós-consulta.
Acompanhando a jornada do paciente
No tópico anterior, vimos como o Dental Office pode ajudar em todas a etapas do tratamento do seu paciente. E por isso, fica muito mais simples acompanhar toda a jornada dele na sua clínica com o auxílio de um software.
Saber em que nível está o tratamento, quais procedimentos ainda precisam ser realizados, qual a estimativa de término do tratamento, como está a evolução do paciente e afins, é fundamental para acompanhar a rotina do paciente na sua clínica.
E com o Dental Office, isso fica muito mais visual, fácil de acompanhar e de monitorar, deixando a gestão de pacientes mais completa.
Leia mais em: Como acompanhar a jornada do paciente com o Dental Office?
Centralizando a gestão
Centralizar a gestão é uma das principais formas de tornar o seu negócio mais eficiente, especialmente quando falamos de gestão de pacientes.
Ter todas as informações que você precisa para o dia a dia em um único lugar, sem depender de fichas de papel e pastas, é essencial para fazer uma gestão de pacientes melhor.
No Dental Office, você tem acesso a tudo o que você precisa para manter sua clínica funcionando. Desde cadastro de pacientes, fichas, anamneses, agenda, prontuário, evolução, até funcionalidades administrativas como financeiro, marketing e muito mais.
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Até mais!