O digital tem se tornado cada vez mais indispensável na nossa vida. Com a chegada de aplicativos, mudamos a nossa forma de consumir produtos, conteúdos, e até mesmo de procurar serviços. Com o Instagram não foi diferente.
Uma pesquisa encomendada pelo Facebook em 2018, revelou que 81% dos usuários da plataforma procuram por produtos ou serviços diretamente no aplicativo, o que mostra a importância de estar bem posicionado no aplicativo.
E para isso, é essencial estar atento às tendências da plataforma e utilizar todos os recursos possíveis. Por isso, neste post vamos falar sobre como utilizar o Reels, a febre do momento, para dentistas e clínicas que queiram se destacar no digital.
- O que é o instagram reels?
- Como funciona o reels?
- Reels para empresas e negócios
- Reels para dentistas e clínicas: como utilizar?
- Mostre sua clínica
- Responda perguntas e tire dúvidas
- Fale sobre curiosidades
- Ensine o paciente
O que é o instagram reels?
O reels nada mais é que um recurso de vídeo do instagram. Desenvolvido para compartilhamento de produções audiovisuais curtas, atrativas, e por muitas vezes divertidas.
Por meio dessa ferramenta é possível criar vídeos dentro do próprio aplicativo, dublar músicas, incluir textos e muito mais. O reels veio como uma resposta ao Tik Tok, aplicativo de compartilhamento de vídeos que tem a mesma proposta dos reels.
Atualmente, já é possível criar anúncios pagos através dessa funcionalidade. É muito utilizado por empresas para apresentar seus produtos, serviços, além de ser usado por influenciadores digitais e personalidades.
A funcionalidade está disponível para todos os usuários e pode ser facilmente acessada na tela inicial do aplicativo.
Como funciona o reels?
O recurso pode ser acessado a partir da câmera do instagram. Por esse meio, é possível achar a opção reels no lado direito na barra inferior.
Hoje já é possível gravar vídeos de até 60 segundos com o reels, adicionar músicas, legendas, entre outras facilidades como a utilização de filtros.
Esse conteúdo, assim que postado, vai para uma aba específica no perfil do usuário, além do feed de notícias do aplicativo, que já pode ser filtrado entre postagens mais relevantes ou por ordem cronológica.
Além disso, esse conteúdo também pode ser acessado e encontrado por usuários que não sigam o seu perfil na página explorar. Dessa forma, o seu vídeo pode ser visto por diversas contas, o que ajuda no engajamento no seu conteúdo.
Reels para empresas e negócios
Como vimos acima, o Instagram tem se tornado cada vez mais um meio para compras e pesquisa de serviços. Por isso, é essencial saber desfrutar de todos os meios existentes na plataforma para que o seu negócio cresça gradativamente.
Existem 3 principais motivos para que empresas e negócios utilizem o reels. São elas:
Aumentar a visibilidade do seu negócio
Com um conteúdo publicado, o Instagram pode levar o seu reels para diversos públicos, inclusive pelo ‘Explorar’, da página de pesquisa do aplicativo. E isso pode fazer com que o seu conteúdo seja visto por diversas pessoas, inclusive não seguidores.
Leia mais em: Dentista: 7 dicas de como divulgar o seu consultório nas redes sociais
Estreitar o relacionamento com o seu público
O reels pode ser uma ótima opção para criar vínculo com os seus seguidores. Para isso, aposte em conteúdos que causem identificação com o seu público. Vídeos criativos e de situações do dia a dia também ajudam nesse estreitamento no relacionamento.
Construir a autoridade no digital
Outra vantagem desse recurso é a possibilidade de construir autoridade no meio digital. Use os reels para criação de conteúdos que façam parte do que a sua marca e empresa acredita de forma leve, autêntica e bem humorada. Dessa forma, você vira referência de conteúdo naquele nicho específico.
Reels para dentistas e clínicas: como utilizar?
Agora que vimos quais as vantagens de utilizar esse recurso, que tal irmos para a prática? A seguir, vamos falar sobre como o reels pode ser utilizado por dentistas e suas clínicas e consultórios.
Vale lembrar que, mais do que as dicas trazidas aqui, o reels demanda criatividade. Então não se prenda a apenas uma forma de fazer esse tipo de conteúdo. Fique de olho nas novidades e nas tendências do momento para que seu vídeo seja ainda melhor recebido pelo público.
Sem mais delongas, vamos para 4 tipos de vídeos que podem ser feitos utilizando o recurso reels.
Mostre sua clínica
Um dos primeiros reels que você, dentista, pode fazer é mostrando a sua clínica. Pode parecer até besteira, mas os pacientes querem conhecer o seu espaço antes mesmo de marcar uma consulta.
Fazer um reels mostrando a recepção, sala de espera, o seu consultório, assim como outras comodidades, pode ser uma forma de se aproximar do paciente, mesmo que de forma remota.
Portanto, aposte em mostrar o seu ambiente nas redes sociais.
Responda perguntas e tire dúvidas
Uma outra forma de utilizar o reels para dentistas é responder perguntas e tirar dúvidas frequentes dos pacientes. Hoje, já é possível realizar vídeos com cards de perguntas feitas em outros posts, uma forma rápida e simples de responder aquele paciente.
Outra forma, é selecionar as perguntas mais frequentes e fazer vídeos informativos e bem humorados. Assim, você tira a dúvida de forma leve e descontraída.
Fale sobre curiosidades
Muitos pacientes têm muita curiosidade sobre o mundo da odontologia. Seja sobre algum procedimento, ou algum equipamento, falar sobre algumas dessas curiosidades por meio do recurso reels pode ser uma forma de desmistificar a profissão para o seu público.
Essa é uma ótima estratégia para acalmar pacientes ansiosos e que tenham receio de ir ao dentista. Além disso, pode ser uma forma de incentivar a visita ao consultório regularmente.
Leia mais em: Odontofobia e ansiedade odontológica: como atender pacientes com medo de dentista
Por isso, fale sobre curiosidades. Pode ser relacionado aos dentes, equipamentos, procedimentos e afins. O que não pode faltar é criatividade.
Ensine o paciente
Uma outra forma que o reels pode ser utilizado por dentistas é para ensinar aos pacientes. Entre esse tipo de conteúdo você pode trazer:
- Como fazer uma escovação correta?
- Como saber se tenho bruxismo?
- Como higienizar o aparelho móvel?
- Como higienizar a moldeira de clareamento dental?
- De quanto em quanto tempo devo ir ao dentistas?
Essas perguntas podem ser respondidas em vídeos curtos e que de fato mostrem como os procedimentos devem ser feitos, ou como descobrir alguma situação em específico.
Dessa forma, seu paciente fica informado, munido de informações corretas, e claro, se lembra do seu conteúdo sempre que tiver uma dúvida referente a odontologia.
Veja mais em: 5 ideias de conteúdo para marketing odontológico
Por fim,
Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog Dental Office. Neste post falamos sobre como o recurso reels pode ser usado por dentistas e suas clínicas para complementar a estratégia de marketing digital.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor essa tendência em uma das maiores redes sociais do mundo.
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Agradecemos a sua leitura e até a próxima!