O número de ações judiciais contra médicos e dentistas têm se multiplicado nos últimos anos. E mesmo com os profissionais alertando do risco de certos procedimentos, o próprio paciente ou familiar inconformado com o resultado tende a processar o médico ou dentista.
Uma condenação, independentemente do valor determinado, pode causar um impacto financeiro muito grande, além de afetar o psicológico e a reputação do profissional.
E com as pessoas cada vez mais atentas aos seus direitos, e o fácil acesso ao judiciário, faz com que profissionais da saúde precisem se resguardar. E é por isso, e por outros motivos, ter um seguro de responsabilidade civil para dentistas é necessário.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo esse post!
O que é o seguro de responsabilidade civil para dentistas?
O seguro de responsabilidade civil protege o profissional das reclamações, dos prejuízos que ele pode causar a um terceiro durante a prestação de serviço.
Esse tipo de seguro oferece coberturas que asseguram que o dentista não fique desamparado financeiramente em casos de imprevistos causados por ações de sua responsabilidade, decorrentes de danos involuntários.
Para dentistas e profissionais da saúde, esse dano pode ser dividido em três frentes: dano por imperícia, negligência e/ou imprudência.
Imperícia
A Imperícia é a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica. Ou seja, é quando um indivíduo deveria dominar determinada tarefa ou ter certa habilidade, porém não a tem.
Negligência
A negligência é a omissão, ou a falta de observação do que deve ser feito. Também pode ser definido como falta de aplicação em uma determinada situação, tarefa ou ocorrência.
Imprudência
A imprudência, por sua vez, pode ser definida como uma ação realizada de forma precipitada e sem cautela. Ou seja, o agente toma sua atitude sem a cautela e zelo necessário que se esperava.
Para que serve o seguro
de responsabilidade civil para dentistas ?
O seguro serve no amparo das condenações e custos de defesa. Ou seja, serve para cobrir eventuais danos que o profissional está sujeito a causar em decorrência de sua atuação.
Mesmo que seja apurado por danos corporais e/ou materiais causados a terceiros, ela estará amparada pela apólice. Se algum paciente alega um erro e processa o profissional, ainda que o profissional entenda que não houve erro, ele tem que se defender.
E nesse momento que o seguro age e cobre os gastos desse processo, realizando o reembolso ao segurado das despesas que ele tiver em virtude de sua defesa.
Nesse seguro estão inclusos gastos, como os honorários advocatícios, indenizações, acordos, despesa emergencial, despesa de publicidade e outros, vejamos logo abaixo.
Quais as coberturas do seguro?
Os seguros de responsabilidade civil disponíveis no mercado possuem algumas coberturas. Entre as principais estão:
- Custo de defesa – na esfera civil, criminal e administrativa, incluindo despesas com honorários advocatícios, custo de laudos periciais, indenização de acordos judiciais, extrajudiciais, em decorrência de danos materiais, corporais, morais e estéticos.
- Indenização
- Acordo entre as partes – mediante autorização da seguradora
- Despesa emergencial – reembolso de despesas emergenciais para tentar evitar ou minorar o dano.
- Despesa de publicidade – quando o caso tem repercussão, o profissional pode contratar uma empresa especialista em marketing para orientá-lo e minimizar a situação
- Ato do bom samaritano – é uma prestação de socorro, emergência, quando o profissional exerce sua profissão fora do espaço e do tempo de exercício do seu trabalho. Se nesta prestação de auxílio acontecer algum problema, há o risco de ser processado. Caso a família da pessoa reclame que o profissional cometeu um erro, causou um dano, este pode ser processado. A maioria das seguradoras cobre este tipo de situação.
Algumas seguradoras também oferecem coberturas adicionais, como:
Chefe de equipe – se alguém da equipe cometer uma falha sob a supervisão e essa pessoa sofrer uma ação judicial por causa do chefe, está coberto na apólice. O seguro cobre reclamação do próprio segurado pela falha de um colega que está sob sua supervisão.
Extensão pessoa jurídica – quando o profissional estende a cobertura para pessoa jurídica, a seguradora cobre falhas contra o CPF e o CNPJ do segurado. A extensão pessoa jurídica só cobre a falha do próprio profissional do segurado. O segurado pode ser processado por meio do CNPJ ou CPF, por isso a seguradora dá essa opção.
Qual a importância do seguro de responsabilidade civil para dentistas?
Ao fazer um seguro você protege seu patrimônio, e, além disso, é um tipo de investimento direcionado a cobrir o risco de perda. Ou seja, serve exatamente para o profissional ficar prevenido contra qualquer incerteza e riscos que a profissão proporciona.
No código de defesa do consumidor está escrito que mesmo que o profissional não tenha culpa se ele na atividade dele causar um prejuízo a alguém ele vai ter que indenizar.
Mesmo que o profissional tenha feito tudo certo e não tenha cometido nenhum erro, ainda assim ele vai ter que se defender e indenizar. É é por isso que é imprescindível ter o seguro, para ter segurança em casos de processos e não sofrer nenhum dano financeiro advindo desse processo.
Além disso, ter o seguro é uma forma de proteger o seu patrimônio pessoal, ou seja, o seu nome no mercado, a sua reputação como dentista e profissional da odontologia. Ter o seguro também ajuda a melhorar o gerenciamento de risco do negócio e do patrimônio, o que garante maior tranquilidade na hora de realizar o seu ofício.
Por fim, contrate já o seu seguro!
O aumento das ações judiciais contra médicos e dentistas torna fundamental a proteção desses profissionais.
O seguro de responsabilidade civil para dentistas oferece amparo em caso de reclamações e custos legais, abrangendo diversos tipos de danos.
Além de resguardar financeiramente, o seguro protege a reputação e o patrimônio pessoal dos profissionais, proporcionando segurança em sua prática.
Diante do cenário atual de conscientização dos direitos dos pacientes e fácil acesso ao judiciário, a contratação desse seguro se torna uma medida essencial para a estabilidade desses profissionais.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você!
Agradecemos a leitura e até a próxima!