Você já conhece a odontologia humanizada? Sabe qual a sua importância e como aplicá-la na gestão odontológica? Para começar a entender a relevância desse conceito, é preciso compreender um detalhe importante:
- O sucesso de uma clínica de odontologia depende muito da satisfação dos seus pacientes. Afinal, são eles que garantem uma agenda cheia e mais rentabilidade para a sua gestão.
Para conseguir isso, muitos dentistas focam em ter o melhor atendimento ao paciente, garantindo que o problema ou a demanda que o levou ao consultório seja resolvida completamente. De fato, esse é o ponto mais importante do trabalho de um profissional de odontologia.
No entanto, para realmente conquistar a satisfação do seu paciente, é preciso ir mais longe. É indispensável entender todo o caminho que ele percorre em sua clínica e oferecer um excelente relacionamento em todas as etapas.
Ou seja: o dentista tem de oferecer um atendimento humanizado ao paciente. Continue sua leitura e entenda exatamente o que isso significa:
O que é odontologia humanizada
A importância da humanização na odontologia
Como ter uma clínica odontológica mais humanizada
O que é odontologia humanizada
O paciente está com muita dor de dente? É função do dentista descobrir se há cáries, se há lesões na polpa do dente e se é preciso fazer um tratamento de canal. Ele quer um sorriso mais bonito? O dentista vai avaliar a aplicação de lentes de contato, a possibilidade de um clareamento dental ou a necessidade de um tratamento ortodôntico.
Essa é a maior missão no trabalho de um dentista: oferecer a solução de um problema para o seu paciente. No entanto, a forma como ele e sua equipe abordam essas questões faz toda a diferença.
Uma abordagem muito comum na odontologia é tratar o seu paciente como um problema a ser resolvido. Um bom dentista que tenha essa abordagem vai descobrir qual é a demanda do paciente, entender quais são as melhores opções de tratamento, aplicar esse tratamento e liberá-lo, para poder atender o próximo.
Tudo isso acontece de uma forma quase mecânica, na qual o dentista aplica seus conhecimentos de odontologia para oferecer a melhor solução para o problema do paciente.
E esse não é um mal tratamento! Pelo contrário: é uma forma eficiente de resolver as necessidades do paciente. Mas ele acaba não sendo suficiente para garantir a fidelização no seu consultório de odontologia. Você sabe por quê?
A resposta é simples e está no título deste artigo: com essa abordagem, o paciente não é tratado como um ser humano, e sim como “algo” que está ali para ser resolvido!
Falta empatia. Falta desenvolver um relacionamento com o paciente, buscar compreendê-lo, se interessar pelos problemas dele e mostrar que você está ali para ajudá-lo:
Esse é o sentido da odontologia humanizada
Um atendimento humanizado é aquele que trata o paciente com atenção, cuidado e empatia. Ele envolve tempo e paciência para cultivar um bom relacionamento; além de aconchego e acolhimento, para que sua clínica odontológica seja um lugar agradável para seus pacientes.
E, é claro, a humanização também envolve oferecer o melhor atendimento, realmente resolvendo os problemas do seu paciente de uma forma eficiente, inteligente e humana.
A importância da humanização na odontologia
A odontofobia, ou o medo de dentistas, é um mal que atinge um grande número de pessoas. E mesmo para quem não tem esse problema, a ida ao dentista não costuma ser algo muito prazeroso.
Afinal, é difícil achar pessoas que gostem de ficar reclinadas com a boca aberta em uma cadeira de dentista, enquanto você mexe nos dentes delas, não é?
No entanto, a humanização te dá a possibilidade de superar essa dificuldade. Com um pouco de aconchego e empatia, você transforma o atendimento odontológico em algo prazeroso para o seu paciente!
E isso é repleto de vantagens para a gestão da sua clínica odontológica.
O paciente tem mais confiança no trabalho do dentista
Para que o tratamento que você propõe realmente tenha os resultados desejados, o paciente precisa confiar em você, não é?
Sem essa confiança, ele não vai tomar os medicamentos corretos, não vai ter os cuidados necessários e pode até acabar buscando um tratamento alternativo que coloque em risco todo o processo!
Já, se ele tiver confiança, você poderá instruí-lo da melhor maneira e ter os resultados esperados com mais facilidade.
O paciente se sente mais seguro durante o tratamento
O tratamento odontológico pode ser um tanto desconfortável, não é? Seja com um aparelho ortodôntico ou com um tratamento de canal, o paciente vai sentir dores e incômodos que não são nada agradáveis.
Para somar a isso, ele pode se sentir inseguro com os resultados e com o seu trabalho. Com isso, ele dificilmente vai querer voltar para sua clínica, onde ele se sentiu tão mal.
No entanto, com um atendimento humanizado, você faz com que ele se sinta seguro e perceba que o incômodo é passageiro e que o resultado vai valer a pena.
É mais fácil entender a demanda do paciente
Muitas vezes é difícil saber o que o paciente está passando, principalmente se ele tem dificuldade de se abrir com o profissional. Afinal, muitas pessoas são tímidas ou, pelo menos, têm dificuldade em se abrir de verdade com um “estranho”.
Então se você tratar essas pessoas como seres humanos, dedicando tempo e atenção para elas, vai ser muito mais fácil que elas se comuniquem abertamente com você.
Além disso, um atendimento humanizado te permite conhecer melhor seu paciente. Assim fica mais fácil para você entender realmente o que ele precisa.
Você fideliza mais pacientes
Chegamos finalmente no principal objetivo de um atendimento humanizado: a fidelização do seu paciente.
Ao ser bem atendido, acolhido e realmente tratado como um ser-humano, o paciente vai ficar satisfeito com a sua clínica e certamente voltará a procurá-la sempre que precisar de um atendimento odontológico.
Além disso, ele também vai recomendar o seu trabalho para amigos e familiares, facilitando ainda mais a sua conquista de pacientes. Ou seja: a fidelização é uma excelente forma de fazer sua clínica odontológica crescer. E, para isso, a humanização é essencial.
Como ter uma clínica odontológica mais humanizada
É claro que aplicar isso tudo é trabalhoso e nós sabemos como é difícil ter uma odontologia humanizada em todos os seus atendimentos. Mas isso não significa que você deve desistir!
Pelo contrário: é preciso se esforçar para fazer com que o atendimento humanizado se torne padrão no seu consultório, para que ele seja natural para você e sua equipe e deixe de ser tão trabalhoso.
Afinal, nós acabamos de ver as vantagens desse tipo de cuidado com seus pacientes. Por isso, preparamos este material para te ajudar a aplicar a humanização nos atendimento do seu dia a dia.
Tudo começa na Jornada do Paciente!
Como vimos, a odontologia humanizada é algo que precisa estar presente em todas as etapas do atendimento ao seu paciente. E isso começa desde a hora da marcação da consulta e vai até o pós-atendimento!
Por isso, você precisa conhecer todas essas etapas de forma detalhada. Nós preparamos um eBook que fala tudo sobre a Jornada do Paciente e seu potencial para conquistar pacientes. Se você quiser conferir, ele está aqui: Como atrair e fidelizar pacientes usando a Jornada do Paciente?
Além disso, você também pode contar com um bom sistema de gestão odontológica para te ajudar a melhorar os processos de cada etapa. E o Dental Office é especialista nisso.
Veja como o sistema de gestão Dental Office faz a jornada do seu paciente ser muito mais simples e satisfatória: Jornada do Paciente com o Dental Office.
Agora, a partir do conhecimento da Jornada do Paciente, podemos focar em algumas etapas para você aplicar a humanização no seu atendimento odontológico:
Ao captar pacientes
Sim, a humanização começa antes mesmo do paciente marcar uma consulta! Com um marketing inteligente na internet, um bom uso das redes sociais e um atendimento positivo da sua secretária, você já mostra o acolhimento aos seus pacientes.
Saiba como fazer isso de maneira positiva: Marketing e Dentistas: o que fazer para ter mais pacientes?
O grande segredo nesse momento é: trate seus pacientes com empatia, busque realmente conhecer seus problemas e conversar com eles. Lembre-se que eles não são problemas a serem resolvidos, e sim pessoas buscando um atendimento acolhedor.
Na hora de agendar a consulta
O agendamento de consulta também precisa ser humanizado. Ofereça diferentes opções de contato, como telefone, WhatsApp, redes sociais e até presencialmente. O importante é ter a opção que seu paciente se sinta mais confortável.
Além disso, capacite seus profissionais para que esse atendimento seja agradável e eficiente. Assim o paciente já sente um pouquinho do que sua clínica tem a oferecer.
Na recepção da sua clínica odontológica
A recepção é um dos momentos mais importantes. Afinal, a primeira impressão muitas vezes é a que fica. Por isso, tenha um ambiente aconchegante e um atendimento simpático.
Além disso, essa etapa precisa ser ágil. Ninguém gosta de ficar muito tempo esperando na recepção. Para isso, seu recepcionista deve ser eficiente, preferencialmente contando com um bom sistema de gestão, que o ajude no processo de pré-consulta.
No atendimento do dentista
Finalmente, este é o momento do relacionamento direto entre o dentista e o paciente. É a hora de aplicar a humanização recebendo seu paciente com um sorriso, chamando-o pelo nome e realmente prestando atenção no que ele está falando.
Mostre-se totalmente aberto para tirar dúvidas, explique todo o passo a passo do tratamento e nunca demonstre pressa! Tenha paciência na hora de conversar com o paciente, tenha tato ao fazer perguntas pessoais e seja gentil.
Tudo isso vai ajudar muito na hora de conquistar esse paciente!
Além disso, se esse paciente já tiver se consultado com você, elogie o cuidado que ele teve com os dentes entre uma consulta e outra (ou chame a atenção gentilmente se ele não tiver tomado esse cuidado). Isso vai mostrar que você está realmente acompanhando o processo e o paciente se sentirá acolhido.
Também vale a pena ter um prontuário eletrônico, com os dados do cliente facilmente acessíveis. Assim o atendimento é mais ágil e você pode focar sua atenção nele.
Durante o tratamento
É importante manter a humanização entre as consultas, se seu paciente estiver fazendo um tratamento longo. Para isso, conte com as redes sociais e com o telemonitoramento, para tirar dúvidas e fortalecer o relacionamento com o paciente.
No pós-atendimento
O atendimento não termina quando seu paciente vai embora da clínica. Mantenha o contato com ele pela internet, avalie se ele está satisfeito e mostre-se aberto para tirar dúvidas sempre que for necessário.
Para isso, conte com a tecnologia, que transformou o relacionamento entre dentista e paciente.
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