Estamos enfrentando uma situação sem precedentes na história do mundo pelo menos nos últimos 100 anos! Nenhum dos médicos, dentistas e demais trabalhadores ou empresários do Brasil dos dias de hoje já passou por algo parecido com os desafios do coronavírus que estamos lidando atualmente.
Por isso, este é o momento de trabalhar juntos para lidar com esses problemas e superar a COVID-19, que assombra o mundo inteiro.
O impacto da COVID-19 na gestão odontológica
O Dental Office sabe que os consultórios odontológicos também precisarão lidar com os desafios do coronavírus. Neste momento, mais do que nunca, é essencial não errar na sua gestão odontológica.
Como o isolamento social ainda é a única forma de conter o avanço da pandemia, você terá menos atendimentos – os conselhos de odontologia recomendam, inclusive, que as clínicas odontológicas atendam apenas urgências e emergências.
Isso comprova que a gestão odontológica também vai ser afetada pelo coronavírus!
A recomendação dos conselhos de odontologia, não envolve apenas a questão do isolamento social, mas também considera os riscos específicos de um atendimento odontológico.
Muitos dos aparelhos utilizados em um tratamento utilizam água. Sem um cuidado muito bem feito, essa água pode gerar aerossóis pela sala e espalhar possíveis vírus presentes no paciente, colocando em risco a saúde do dentista, do assistente e dos próximos pacientes.
Vale lembrar que as pessoas podem estar contaminadas e transmitindo o vírus mesmo sem demonstrar sintomas, o que dificulta ainda mais esse cuidado e reforça a recomendação de atender apenas o que é urgente.
Isso significa uma queda de faturamento e uma bagunça em toda a sua gestão. Você passará a precisar de um controle financeiro muito mais rigoroso. E não é só isso.
Para evitar contaminações na sua clínica odontológica com os atendimentos que você eventualmente terá, será preciso muito mais cuidado com a higiene do ambiente e dos aparelhos, com o uso dos equipamentos de proteção individual e até com o número de pessoas em sua sala de espera. Nestes momentos, vale até triagem de pacientes.
O Conselho Federal de Odontologia, junto com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) publicaram uma cartilha completa com as orientações para um atendimento mais seguro para todos: dentistas, auxiliares, secretários e, é claro, pacientes.
A cartilha pode ser acessada neste link: Recomendações AMIB/CFO para enfrentamento da COVID-19 na Odontologia.
Outro ponto que precisa ser lembrado é que, com os desafios do coronavírus e um trabalho conjunto para reduzir o crescimento da pandemia, vai ser inevitável ficar longe da maioria dos seus pacientes.
Sabemos o quanto é importante na gestão para dentistas construir uma relação com nossos pacientes, não é? Quando você os fideliza, você mantém a agenda cheia, o financeiro sempre movimentado e ainda conquista novos pacientes.
Afinal, aquele paciente que é fidelizado vai comentar com seus familiares e amigos, recomendando o seu trabalho. São só vantagens para sua clínica odontológica!
No entanto, essa fidelização depende de uma atenção frequente e de certa proximidade com os pacientes. Ela nada mais é do que um relacionamento de confiança entre o dentista e seu paciente.
Por isso, é preciso repensar essa relação, mas agora considerando formas de manter o relacionamento à distância, para que, quando a situação da COVID-19 arrefecer, a fidelidade de seu paciente continuar tão forte quanto antes.
Conte com o Dental Office para lidar com os desafios do coronavírus
Muitas pessoas pensam que um momento de crise como o que vivemos é a hora de cancelar seu software e cortar esse custo de sua gestão odontológica. Mas esse erro pode custar muito caro para seu consultório.
Em uma live com a Dental Office, a dra. Ana Carolina Matos afirmou que o software está sendo essencial para superar os desafios do coronavírus e manter sua gestão durante este período de dificuldade. Ainda mais por estar com a equipe trabalhando remoto, quando não há atendimentos de urgência ou emergência.
Isso porque o Dental Office apresenta diversas funcionalidades que podem ser essencial para sua clínica odontológica superar a crise da COVID-19. Afinal, é preciso ter uma gestão eficiente em meio à crise. Conheça algumas vantagens que o sistema apresenta e comece a usá-las o quanto antes!
Desmarcação de consultas via WhatsApp
O Dental Office conta com WhatsApp integrado no sistema. Com ele, você ou sua equipe podem entrar em contato com o paciente de forma fácil e ágil, seguindo a agenda digital do sistema.
É só abrir a agenda, conferir as consultas que deverão ser canceladas e, com um clique no cliente com quem você precisa falar, abrir o WhatsApp Web e passar o recado.
É uma forma rápida de alcançar todos os pacientes e passar a nova situação, de uma maneira direta e aberta, já que o paciente pode responder por ali e tirar dúvidas.
Manter o financeiro da clínica odontológica
Vale lembrar que a maioria dos dentistas se concentra nas formações técnicas e possui conhecimentos muito amplos em suas especialidades. Isso é muito importante para um atendimento de qualidade para seus pacientes.
No entanto, isso acaba deixando uma lacuna na sua clínica – principalmente quando o próprio dentista é o gestor. Acabam faltando conhecimentos de gestão para guiar o empreendimento, ainda mais em um período de crise. O risco de ter seu financeiro rapidamente decaindo é muito grande e pode acabar deixando a clínica em uma posição muito desfavorável.
E é aí que entra um bom software de gestão odontológica! O Dental Office oferece funcionalidades de agenda inteligente, prontuário eletrônico, painel gerencial, marketing e, algo que é essencial neste momento: controle financeiro.
Neste momento, erros de gestão financeira podem levar sua clínica odontológica à falência. Para evitar isso, conte com o Dental Office!
Com relatórios e controle financeiro completo, o software permite ter uma previsibilidade das receitas que ainda vão entrar nesses dias e também das despesas fixas desde agora até o fim do ano. Com isso, é possível fazer previsões, saber quais despesas podem ser cortadas e quais boletos devem ser renegociados.
Vale lembrar que sem medir é impossível melhorar. Com essa visão, seu financeiro fica muito mais protegido! Sem um software, seria muito difícil ter um controle tão preciso para prever os próximos meses e se preparar para sobreviver à crise sem entrar em falência.
Acompanhamento dos pacientes
O software Dental Office permite um acompanhamento muito mais direto da situação de seus pacientes. Com prontuários eletrônicos, agenda inteligente e muito mais, você consegue saber tudo sobre a situação de cada paciente com apenas alguns cliques.
E, com a vantagem de ser um sistema 100% online, você pode acessar essas informações em qualquer lugar. É algo perfeito para este momento de trabalho remoto.
Combinando isso com as vantagens do chat interno e do WhatsApp integrado, você pode: conferir as necessidades de um paciente, checar seus horários na agenda, discutir a situação com sua equipe e, então, entrar em contato direto com o paciente no WhatsApp.
Gestão para dentistas também no trabalho remoto
Com um software de gerenciamento na nuvem, 100% online, sua gestão pode continuar durante a quarentena da COVID-19.
É o momento ideal para organizar processos, colocar os contratos em ordem e muito mais. E tudo isso pode ser feito no seu computador em casa, ou mesmo conferido no celular ou tablet. Você só precisa de internet e do aplicativo instalado.
Também é um ótimo momento para adquirir seu primeiro sistema ou migrar de um software desktop (instalado) para o Dental Office, que é em nuvem. Afinal, a migração pode tomar tempo e ser um pouco mais difícil na correria do dia a dia.
Você pode aproveitar o período para fazer o teste gratuito de 14 dias para descobrir se o Dental Office é de fato o software perfeito para seu consultório odontológico.
Toda a equipe do Dental Office continua trabalhando (em home office) e está disponível para ajudar nesse processo! Contamos inclusive com uma equipe dedicada ao Customer Success, para dar os primeiros passos no sistema junto com novos usuários.
E-mail marketing e SMS para manter a fidelização
Com o distanciamento social, muitos de seus pacientes podem acabar se afastando da clínica e todo seu trabalho de fidelização acaba se perdendo.
Por isso, este é um momento para focar em fidelização, para manter a relação à distância.
Há várias opções para isso. O uso das redes sociais é um deles. Você pode mostrar para seus pacientes que está se aperfeiçoando no período e manter o contato direto com eles.
Outra ótima opção é através de campanhas de marketing! Com o Dental Office você consegue programar campanhas completas de e-mail marketing e SMS para chegar até seus pacientes mais distantes. Assim você consegue manter seu relacionamento, tirar dúvidas e estar sempre presente para que o paciente possa contar com sua clínica.
Suporte e chat disponíveis durante a quarentena
Toda a equipe do Dental Office continua disponível durante este período de pandemia. Estamos em home office, mas nosso trabalho continua com a eficiência de sempre!
Para quaisquer dúvidas ou problemas em seu sistema, entre em contato com a gente. Estamos aqui para te ajudar!
Dicas de gestão para dentistas: aproveite para aprender mais
Mesmo com tudo isso, este período deve ser mais parado para os profissionais da odontologia. Por isso, é o momento perfeito para se aperfeiçoar!
Certamente você está pensando em aprender mais sobre sua especialidade e melhorar o atendimento a seus clientes, não é? E está certíssimo!
Mas o Dental Office tem mais uma opção para complementar seus estudos: temos muitos posts sobre gestão odontológica disponíveis em nosso blog, além de eBooks completos sobre muitos assuntos que fazem parte do cuidado com um consultório odontológico.
Com nossas dicas – inteiramente gratuitas – você pode aprimorar muito sua gestão e se preparar para crescer quando a crise passar!
Um dos caminhos para isso é com estratégias precisas de marketing odontológico. Então confira nosso eBook gratuito: Guia Completo de Marketing para Clínicas Odontológicas.