Os atendimentos na Clínica Escola de Odontologia é um dos principais acontecimentos que marcam a vida do jovem universitário. Afinal, será nesse momento tão esperado que ele terá suas primeiras experiências profissionais.
Muitas vezes, o atendimento na Clínica Escola, além de ser o primeiro contato com o paciente, também ajuda o aluno a entender melhor as suas ambições na profissão e até mesmo escolher uma especialidade.
Mas além da relevância para o aluno e para a comunidade que a instituição de ensino gera, esse tipo de metodologia auxilia à formação de profissionais mais capacitados.
Mas é claro, sabemos que a Clínica Escola tem seu fluxo de trabalho um pouco diferente de uma clínica profissional. Porém, ambas têm algo em comum: necessitam de organização e excelência da produtividade nas atividades.
Se a sua instituição de ensino tem uma Clínica Escola atuante, continue a leitura desse post e descubra como a tecnologia pode facilitar todos os processos que ocorrem dentro do ambiente acadêmico.
Clínica Escola: dificuldades de gestão
Assim como uma clínica particular e profissional, a Clínica Escola também enfrenta diversos problemas e dificuldades na sua gestão. Afinal, como falamos, os dois ambientes tem algo em comum: o atendimento aos pacientes.
Separamos aqui as principais dificuldades de gestão que uma Clínica Escola pode encontrar.
Veja as principais a seguir.
Alta demanda de atendimentos
A grande maioria das instituições de ensino utilizam a Clínica Escola para prestar serviços à comunidade. Muitos dos atendimentos são voltados para pessoas carentes e menos favorecidas financeiramente.
Por esse motivo, um dos primeiros desafios da Clínica Escola é a alta demanda de atendimentos.
E se essa alta demanda não tiver uma gestão bem feita, muitos problemas podem acontecer. O primeiro deles é que tanto o professor, coordenador pedagógico, quanto o próprio aluno podem não aproveitar todo o potencial das aulas práticas devido a falta de organização.
Isso pode ser extremamente prejudicial para o aluno, bem como para a reputação da instituição de ensino
Papelada e espaço físico
Outra grande dificuldade enfrentada pelas Clínicas Escola de Odontologia é a grande quantidade de papéis e documentos que são produzidos no dia a dia da prática odontológica.
Prontuários, receitas, anamneses e fichas de cadastro são apenas alguns dos documentos que podem passar na Clínica Escola e que precisam estar armazenadas de forma segura. Mas essa nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente pela alta demanda de atendimentos.
Essa documentação acaba tomando muito espaço, diminuindo o número de cadeiras no espaço, e dificultando até mesmo o dia a dia na Clínica Escola.
Otimização do tempo
Quem é aluno de odontologia sabe que cada segundo de uma aula prática, especialmente dentro da Clínica Escola, é muito precioso. Afinal, é o momento de colocar as mãos na massa e ver toda a teoria em ação.
Mas para isso, não basta apenas estar em um ambiente propício, mas sim saber utilizar melhor o tempo que é proposto para exercer as atividades competentes a um dentista, sob supervisão, é claro.
E se o aluno passa mais tempo preenchendo fichas de cadastro do que atendendo de fato, essa experiência pode não ser a melhor.
Para tal, é preciso ter uma otimização do tempo, fazendo com que tanto a parte prática quanto os conhecimentos necessários de gestão sejam aplicados juntos. É nesse momento que a tecnologia pode ser uma grande aliada.
Vamos ver como um sistema de gestão pode ajudar na otimização de tempo, organização e na diminuição de papelada na Clínica Escola a seguir.
Tecnologia de gestão auxiliando a sua Clínica Escola
Professores estão acostumados a trabalharem com papel, desde correção das atividades e provas dos alunos. Porém, a qualidade da gestão de uma clínica pode ser melhorada pela substituição dessa tradicionalidade do papel com a tecnologia de um software de gestão.
Afinal, você sabe como um sistema voltado para a Clínica Escola pode ajudar no dia a dia?
Um grande exemplo é incorporar o sistema aos ciclos de atendimento clínico: cadastro de pacientes, agendamentos, prontuários, odontograma, evolução, validação pelo professores e a produção de relatórios.
Já pensou não ter que preencher diversas fichas de papel e realizar todo esse processo digitalmente?
Para isso, nós do software Dental Office, disponibilizamos às instituições parceiras um Módulo, que atenderá todas as necessidades de professores e alunos de odontologia.
Tenha mais controle de todos os processos da Clínica Escola com um software desenhado especialmente para esse papel. Organize agendamentos, prontuários, anamneses, e muito mais em um único lugar. Saiba mais:
Por fim,
Uma boa instituição de ensino é aquele que fornece excelentes metodologias aos alunos, e consequentemente formam profissionais seguros.
Ter um software odontológico na sua instituição de ensino, além de ajudar no dia a dia da Clínica Escola, prepara os seus alunos para uma realidade cada vez mais comum no mercado de trabalho: a tecnologia na odontologia.
A tecnologia pode ajudar a sua gestão na Clínica Escola, preparando o jovem estudante de odontologia, ajudando o professor orientador e renomeando mais ainda as instituições de ensino.
Se você quer saber mais sobre outras tecnologias para Clínicas Escola, além de softwares odontológicos, você pode acessar nosso eBook exclusivo e gratuito sobre o assunto. Baixe clicando aqui embaixo:
Se você gostou desse conteúdo não deixe de compartilhar com seus colegas de trabalho, professores e coordenadores de odontologia que você conhece.
Lembrando que aqui no Blog Dental Office você tem conteúdos toda semana sobre os mais diversos assuntos do mundo da odontologia: marketing, financeiro, novidades do mercado, e muito mais. Não deixe de visitar os outros conteúdos.
Agradecemos a sua leitura e até a próxima!