Você sabia que desde 2015, a homeopatia é reconhecida como especialidade odontológica? De lá para cá, 223 dentistas se especializaram na área e estão aptos a atenderem pacientes na abordagem homeopática.
Mas você sabe como a homeopatia se aplica à odontologia? Quais os tratamentos, procedimentos, e o que essa especialidade envolve? Afinal, o que é homeopatia?
Se você está procurando a resposta para essas perguntas, está no lugar certo. Neste post vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre a homeopatia na odontologia, quais suas aplicações e muito mais.
Então se você quer conhecer um pouco mais sobre essa especialidade, continue lendo esse post.
O que é Homeopatia?
Segundo o Ministério da Saúde, a homeopatia “é um sistema médico complexo, de caráter holístico, baseada no princípio vitalista e no uso da lei dos semelhantes enunciada por Hipócrates no século IV a.C”
A lei dos semelhantes nada mais é do que o princípio de que para tratar um indivíduo que está doente é preciso aplicar um medicamento que, quando experimentado em um homem saudável, apresente os mesmos sintomas que o doente apresente.
A homeopatia foi desenvolvida no século XVIII por Samuel Hahnemann, um médico alemão nascido em 1775. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o método foi desenvolvido “após estudos e reflexões baseados na observação clínica e em experimentos realizados na época”.
Atualmente, é comemorado no dia 21 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Homeopatia.
Definição segundo o CFO de Homeopatia
A Resolução 160 de 2015 é a que regulamenta a homeopatia como especialidade odontológica. Em seu artigo 3º, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) define a especialidade como:
“A Homeopatia em Odontologia, nos seus aspectos abrangentes e humanitários, é a especialidade que tem por objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas anexas, bem como das manifestações bucais e doenças sistêmicas, assim como o diagnóstico e a prevenção de doenças sistêmicas que possam, eventualmente, interferir no tratamento odontológico e também no controle dos problemas bucais e melhoria da qualidade de vida dos pacientes, atuando de forma integrativa e complementar às demais especialidades e agindo dentro de uma estrutura transdisciplinar com outros profissionais da saúde e de áreas correlatas, utilizando-se de medicamentos homeopáticos para abraçar seus objetivos.”
Leia mais sobre outras especialidades:
- Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial: saiba mais sobre essa área da odontologia
- Odontologia legal: conheça mais sobre essa especialidade odontológica
- Odontologia para pessoas com deficiência: saiba tudo sobre essa especialidade odontológica
- Endodontia: você sabe o que é?
- Ortodontia: tudo o que você precisa saber sobre
- O que é Estomatologia? Saiba tudo sobre essa especialidade odontológica
- Tudo sobre odontogeriatria: cuidados com a saúde bucal do idoso
- Odontologia estética O que você precisa saber
- Implantodontia: saiba tudo sobre essa especialidade
- Periodontia: tudo o que você precisa saber sobre essa especialidade odontológica
- Odontopediatria: Como atender crianças na odontologia?
- Tudo que você precisa saber sobre HOF
- Odontopediatria: clínica inclusiva para as crianças
- Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial: carreira, salário e formação para atuar na área
- Odontologia do trabalho: Confira o que você precisa saber sobre essa especialidade odontológica
Atribuições do dentista homeopata
Ainda na mesma Resolução, o CFO traz quais são as atribuições e competências do dentista homeopata.
São elas:
- todas as áreas que apresentem repercussão no sistema estomatognático, respeitando o limite de atuação do campo profissional do cirurgião-dentista;
- todas as faixas etárias com a prática integrativa e complementar à saúde bucal;
- procedimentos educativos e preventivos, devendo o especialista informar e educar o paciente e a comunidade sobre os procedimentos indispensáveis à manutenção do estado de saúde das estruturas bucais, utilizando-se da filosofia homeopática e, se necessário, os medicamentos homeopáticos;
- obtenção de informações necessárias à manutenção da saúde do paciente, visando a prevenção, ao diagnóstico, ao prognóstico e ao tratamento de alterações estruturais e funcionais da cavidade bucal e das estruturas anexas;
- realização ou solicitação de exames complementares, necessários ao esclarecimento do diagnóstico;
- remoção cirúrgica de fragmentos de tecidos orais com o objetivo exclusivo de obtenção de medicamentos homeopáticos;
- prevenção em todos os níveis de atenção, devendo o especialista atuar sobre os problemas relativos ao sistema estomatognático, bem como procedimentos necessários à manutenção da saúde, utilizando a filosofia homeopática e, se necessário, medicamentos homeopáticos;
- elaboração/execução de projetos, programas e outros sistemas de ação coletiva ou de saúde pública, visando à promoção, ao restabelecimento e ao controle da saúde bucal, utilizando a filosofia homeopática; e,
- participação em nível administrativo e operacional de equipe multiprofissional, que utilize a filosofia homeopática.
Você pode conferir o documento na íntegra, que também reconhece as especialidades de acupuntura e odontologia do esporte, clicando aqui.
Como é a abordagem homeopática na odontologia?
A anamnese homeopática na odontologia examina os problemas dentários do paciente, sinais e sintomas do quadro clínico e aprofunda o diagnóstico examinando seus hábitos de vida e outros fatores que podem influenciar no tratamento.
Por meio dessa anamnese,é possível identificar a singularidade e particularidade do paciente, observando o que ele tem de mais característico, ou seja, o que o torna único. Na abordagem homeopática, as particularidades de cada paciente são de extrema importância para definir então os medicamentos a serem prescritos.
Com essas informações é possível encontrar um medicamento homeopático o mais próximo possível do seu histórico clínico e que ajudará a resolver sua queixa.
Devido à sua ampla gama de propriedades terapêuticas, os medicamentos homeopáticos são utilizados em todas as áreas da odontologia, desde a profilaxia até tratamentos e procedimentos mais complexos.
O que preciso para ser um dentista homeopata?
Assim como as demais especialidades, para se tornar um dentista homeopata apto a atuar na área, é necessário realizar um curso de especialização.
O curso de Especialização em Homeopatia na Odontologia deve ter a duração de 2 anos, e a carga horária de 750h, divididas em atividades teóricas e ambulatoriais, seguindo as diretrizes curriculares do CFO.
Entre a grade curricular do curso podem estar as disciplinas de
- História, Filosofia e Fundamentos da Homeopatia.
- Conceitos de Saúde e Doença.
- Doenças agudas e doenças crônicas.
- Noções de Farmacotécnica Homeopática e de pesquisas aplicadas.
- Farmacologia e Matéria Médica Homeopáticas.
- Semiologia
- Clínica Homeopática
- Prescrição Homeopática.
Você pode saber mais sobre essa especialização nos sites de alguns centros de referência em homeopatia que oferecem este curso:
- Instituto Homeopático e de Práticas Integrativas (IHPI),
- Centro de especialização em homeopatia de Londrina (CEHL)
- Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB).
Por fim,
Esperamos que esse post tenha tirado a maioria das suas dúvidas em relação a especialização em homeopatia na odontologia. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos de profissão.
Lembrando que aqui no Blog Dental Office você encontra diversos posts sobre outras especialidades, e claro, sobre assuntos pertinentes ao mercado odontológico e gestão de clínicas e consultórios. Não deixe de conferir.
E por último, mas não menos importante, confira a nossa área de materiais educativos, que conta com eBooks de especialidades como ortodontia, odontogeriatria, e muito mais.
Agradecemos a sua leitura e até a próxima!