Se você chegou nesse conteúdo eu já sei que é porque você deseja aumentar o seu número de pacientes. E hoje, eu vou explicar como o Facebook Ads para dentistas pode te ajudar com isso.
Isso porque as redes sociais são ótimas ferramentas para atrair mais pacientes para a sua clínica odontológica e aumentar sua visibilidade.
Além disso, um levantamento realizado pela empresa de Mark Zuckerberg constatou que o investimento em anúncios pagos na rede social cresceu em 56% no ano de 2021. Ou seja, os profissionais de todos os segmentos estão apostando na plataforma.
Talvez você ainda não tenha considerado investir em tráfego pago porque pensava que isso envolvia grandes quantidades de dinheiro. Mas, aqui você verá que não é necessariamente esse o caso.
Então, para você não ficar de fora do Facebook Ads para dentistas, eu preparei um conteúdo completo sobre o assunto para te ajudar.
Espero que você tenha uma boa leitura e tire todas as suas dúvidas.
Como funciona o Facebook Ads para dentistas?
Para que serve o tráfego pago para dentistas?
Quais são os tipos de anúncio do Facebook Ads para dentistas?
Quais são os elementos principais de um anúncio do Facebook Ads?
Como criar uma campanha publicitária no Facebook Ads?
Escolha os objetivos do seu anúncio
Defina o orçamento para sua campanha publicitária
Determine o público-alvo da sua segmentação
Fidelize os novos pacientes
O que é o Facebook Ads para dentistas?
Bom, o Facebook Ads é uma plataforma que permite a criação e o desenvolvimento de campanhas publicitárias em duas das redes sociais mais populares: o Facebook e o Instagram. Juntas, as duas concentram mais de 4 bilhões de usuários ativos.
Desse modo, os anúncios publicados nessas redes sociais têm o potencial de atingir pacientes como nenhuma outra ferramenta é capaz.
Uma pesquisa sobre hábitos de consumo realizada pelo próprio Facebook revelou que 59% dos usuários entrevistados de saúde e cuidados pessoais conhecem produtos e serviços por meios digitais, sendo a rede social o principal recurso para a descoberta.
Leia mais: Como elaborar um plano ideal de marketing odontológico
Algumas de suas características principais são alta eficiência e ótimo custo-benefício. Portanto, se mostra como uma estratégia muito interessante de marketing para dentistas.
Além disso, com o Facebook Ads, você pode fazer anúncios específicos sobre a sua clínica odontológica, o atendimento humanizado que você realiza, as especialidades da sua equipe de dentistas ou os seus procedimentos.
Porém, em meio a tantas possibilidades e com um número imenso de usuários presentes nas redes sociais, você deve estar se perguntando como suas campanhas chegarão até os pacientes certos ou até mesmo se elas serão entregues de fato.
Ou ainda, se é seguro e vale a pena mesmo investir o seu dinheiro em tráfego pago para alcançar os resultados esperados.
Acredite em mim, as dúvidas são válidas, uma vez que é necessário saber como a plataforma funciona e entender melhor sobre as particularidades do Facebook Ads para evitar frustrações. Então, continue a leitura para aprender como construir estratégias eficientes na plataforma.
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Como funciona o Facebook Ads para dentistas?
O Facebook Ads é, sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas mais completas e mais consolidadas para anunciar com base na segmentação do público-alvo, em diversos formatos e com diferentes objetivos de negócios.
Ou seja, você garante que as suas campanhas publicitárias alcancem o maior número de pessoas possível dentro de um perfil de cliente ideal – ou paciente, no seu caso – e evita que eles sejam direcionados a quem não precisa dos seus serviços.
Para que você tenha sucesso com as suas estratégias, também é importante que você entenda a jornada do usuário durante sua campanha de tráfego pago no Facebook Ads. Basicamente, ela acontece da seguinte forma:
- Consciência: aqui os objetivos são impulsionar suas publicações, promover sua página, alcançar novos pacientes e aumentar seu reconhecimento de marca.
- Consideração: fase responsável por direcionar os pacientes para sua página do Facebook ou outro destino da sua escolha, aumentar o número de exibição dos seus vídeos ou conquistar os novos pacientes que você alcançou na fase de consciência.
- Conversão: etapa que tem como objetivos aumentar a adesão de tratamentos da sua clínica odontológica, o engajamento nas redes sociais.
No seu caso, é interessante conscientizar o seu perfil de paciente ideal sobre suas práticas ou os serviços que realiza na sua clínica odontológica, por exemplo.
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Para que serve o tráfego pago para dentistas?
Tenho certeza de que você usa ou pelo menos em algum momento da sua vida já usou o Facebook. E enquanto você navegava na rede social, diversos anúncios apareceram no seu feed e a grande maioria era do seu interesse.
Isso porque um grande diferencial da plataforma de publicidade é justamente sua capacidade de direcionar os anúncios de acordo com seus interesses e suas preferências.
Afinal, a atividade dos usuários do Facebook está sendo constantemente monitorada. Então as curtidas, os cliques, as páginas que você visita… Tudo isso serve para entender o que você gosta e o que você não gosta.
E você até pode investir tempo e energia em outras estratégias de marketing para dentistas. Inclusive, eu recomendo que você não abandone as demais ações que funcionam para a sua clínica odontológica.
Afinal, nem todas as pessoas chegarão até você por meio do Facebook Ads, então também é importante dar atenção para todos os canais de comunicação.
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No entanto, se você deseja alcançar resultados mais rápidos e lotar sua agenda com novos pacientes o quanto antes, o tráfego pago é a solução ideal. Além do mais, você ainda conta com os seguintes benefícios:
- Ter reconhecimento de marca
- Alcançar o perfil de cliente ideal
- Atrair os pacientes que procuram sua especialidade
- Conquistar novos pacientes
- Aumentar o número de agendamentos
Quais são os tipos de anúncio do Facebook Ads para dentistas?
Bom, existem várias possibilidades quando o assunto é anúncios para dentistas. Portanto, cabe a você decidir qual é o melhor formato para atingir os objetivos com a sua clínica odontológica.
Você perceberá que eles são muito semelhantes às publicações que você já está acostumado a encontrar nas redes sociais. Então, confira quais são os tipos que você pode escolher:
- Foto: nada mais é do que uma imagem única e estática que pode vir acompanhada de uma legenda.
- Vídeo: os anúncios em vídeo variam em termos de duração e é você quem escolhe se eles são exibidos in-stream, no feed dos usuários ou em stories.
- Stories: são anúncios personalizados e que ocupam a tela inteira, em imagens ou vídeos, cabe a você. Também permite que você leve o usuário a alguma ação, como visitar a sua página.
- Carrossel: os anúncios em formato de carrossel podem ser compostos de até dez imagens estáticas, que o usuário acompanha rolando pela tela.
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Quais são os elementos principais de um anúncio do Facebook Ads?
Bom, uma das orientações mais conhecidas do Facebook Ads é que o texto nas imagens não pode ocupar mais do que 20% do espaço.
Pense que o seu paciente em potencial estará rolando pelo feed e, caso se depare com o seu anúncio, você não tem muito tempo para segurar a sua atenção e deve se assegurar que a sua mensagem será transmitida com eficácia.
Também é interessante que você mesmo apareça nas imagens do seu anúncio, com a sua equipe ou a sua clínica odontológica. Assim, você mostra quem está por trás da campanha publicitária e transmite mais confiança.
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Como você já descobriu anteriormente, ainda é possível criar anúncios em vídeo, que costumam ter um grande número de alcance e engajamento.
Nesse sentido, você pode explicar o seu trabalho, falar sobre a sua especialidade ou divulgar a história da sua clínica odontológica, além de depoimentos dos seus pacientes atuais sobre as experiências com os seus serviços.
Vale ressaltar que os seus anúncios no Facebook Ads devem vir acompanhados de textos, com o objetivo de direcionar os usuários para a sua página ou seu site.
Apenas tenha em mente que a linguagem utilizada deve ser adequada com o seu público-alvo, então, evite termos muito técnicos e textos muito longos. Os usuários devem partir para ação o quanto antes.
Como criar uma campanha publicitária no Facebook Ads?
Saiba quais são as regras do Conselho Federal de Odontologia
Antes de mais nada, é imprescindível estar por dentro das orientações do Conselho Federal de Odontologia (CFO) sobre o que você pode, ou não, fazer dentro do marketing para dentistas.
Nesse sentido, confira quais são as possibilidades de publicidade odontológica para os seus anúncios no Facebook Ads:
- Divulgar os serviços prestados na sua clínica odontológica
- Ofertar materiais de conscientização sobre as doenças bucais e métodos de prevenção comprovados cientificamente
- Apresentar os seus títulos de formação acadêmica e das suas especialidades de atuação
- Explicar sobre as técnicas utilizadas nos procedimentos
Bom, agora que você já conhece alguns exemplos do que é permitido para suas campanhas publicitárias, saiba quais são algumas das práticas que o CFO condena em seu Capítulo 14 da resolução CFO-118/2012:
- Compartilhar os preços dos seus tratamentos
- Realizar sorteios ou oferta de prêmios
- Anunciar especialidades, terapias ou técnicas sem comprovação científica ou reconhecimento do CFO
- Emitir diagnósticos, prescrever tratamentos ou realizar consultas
Escolha os objetivos do seu anúncio
Você se lembra dos três objetivos que mencionei anteriormente de consciência, consideração e conversão? Bom, é na plataforma Facebook Ad Manager que você será levado para escolher um deles.
Ou seja, o primeiro passo é definir a meta que você deseja alcançar com a sua campanha de tráfego pago, você encontrará as opções organizadas da seguinte forma:
- Reconhecimento: reconhecimento de marca ou alcance.
- Consideração: tráfego, engajamento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros ou mensagens.
- Conversão: conversões, vendas do catálogo ou tráfego para o estabelecimento.
Defina o orçamento para sua campanha publicitária
Ainda durante a etapa anterior, você também precisará definir o seu orçamento diário ou o seu orçamento vitalício.
Isso significa que seus anúncios podem ser exibidos indefinidamente ou somente em horários determinados previamente, de acordo com a programação que você mesmo define.
Uma dica é explorar os horários que sua clínica odontológica estará aberta ou períodos em que o seu público-alvo estará, de fato, usando a internet.
Determine o público-alvo da sua segmentação
Outra etapa importante é definir o público-alvo que você deseja atingir com os seus anúncios. Para isso, você precisa se guiar de acordo com algumas informações:
- Localização
- Idade
- Gênero
- Dados demográficos
- Interesses
- Comportamentos
É essencial que nesse momento você tenha clareza de quem é o paciente ideal, aquele que você espera que clique nos seus anúncios e entre em contato em busca dos seus serviços
Nesse sentido, quando estamos falando sobre tráfego pago, segmentação é a palavra-chave. Vamos supor que a sua clínica odontológica está localizada em Fortaleza, você não quer que os seus anúncios cheguem para moradores de Salvador, quer?
Fidelize os novos pacientes
Por fim, se a sua campanha publicitária no Facebook Ads para dentistas foi um sucesso e você conseguiu os novos pacientes que tanto esperava, não pense que o seu trabalho acabou.
Para que eles continuem a frequentar a sua clínica odontológica e divulguem os seus serviços para cada vez mais pessoas, a fidelização também deve ser um dos seus objetivos.
Sendo assim, lance mão das estratégias de marketing odontológico para se aproximar cada vez mais dos seus pacientes e conquistar uma agenda sempre cheia.
A boa notícia é que eu tenho um material completo e gratuito para compartilhar com 18 modelos prontos para colocar em prática na sua clínica odontológica hoje mesmo.
Assim, enquanto suas campanhas do Facebook Ads estão rodando, você pode investir nas demais possibilidades do marketing odontológico: