Com a chegada do final do ano, muitas empresas se preparam para iniciar seus planejamentos para os desafios do ano que se aproxima. Você, dentista, já sabe como definir metas para a sua clínica odontológica?
Metas são muito importantes para nortear ações e medir resultados. Além disso, definir metas é uma ótima maneira de monitorar o sucesso das decisões tomadas durante a execução do seu plano de ação.
Nesse post vamos nos aprofundar na Metodologia SMART, uma das mais conhecidas e recomendadas na hora de definir as metas para empresas e negócios.
Então se você quer saber como iniciar 2023 com uma definição mais assertiva nas suas metas, continue lendo esse post.
O que é a Metodologia SMART?
A Metodologia SMART é um método de desenvolvimento e definição de metas. Sua autoria é atribuída a George T. Doran, que escreveu o artigo “There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives”, que em tradução literal significa “Existe um jeito INTELIGENTE de escrever metas e objetivos de gestão”. O artigo foi publicado na revista Management Review na edição de novembro de 1981.
Essa metodologia implica em definir critérios para a definição de metas e objetivos, que podem ser aplicados a diversas áreas, tanto profissional, quanto pessoal, individual e coletivamente.
A Sigla SMART significa, em inglês, specific, measurable, achievable, relevant e time based. Traduzindo temos: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Vamos falar sobre cada um desses tópicos a seguir.
Meta Específica
Uma meta bem definida precisa ser específica, clara e objetiva. Isso ajuda na compreensão da meta por todos os envolvidos e também ajuda compreender se a meta foi alcançada ou não.
Por exemplo, digamos que você é ortodontista e quer fechar mais orçamentos de aparelhos fixos. A meta “fechar mais orçamentos de aparelhos fixos” não pode ser considerada uma meta específica.
Afinal, a meta não transparece o plano de ação necessário para ser atingida. O mais recomendado nesse caso seria quantificar essa meta. Ou seja, inserir um percentual de crescimento desejado em um período.
Assim, a meta ficaria “Aumentar em 25% o fechamento de orçamentos de aparelhos fixos”. Dessa forma, fica mais fácil desenvolver um plano de ação para atingir essa e outras metas para clínicas odontológicas.
Meta Mensurável
Como atingir uma meta sem medir o seu sucesso? Todo plano de ação e objetivo deve ser mensurável, ou seja, precisa ser possível de ser medido.
Afinal, como sabemos, o que não é medido não pode ser melhorado. E isso também pode ser aplicado nas definições de metas.
Seguindo no exemplo que usamos acima, como é possível medir o aumento de 25% no fechamento de orçamentos de aparelhos fixos?
O primeiro passo é definir um período em que essa meta deve ser atingida. É mensalmente? A cada 3 meses? Ou essa meta é anual? Essa definição de período é primordial para que os esforços do seu time estejam alinhados.
Mas lembre-se: caso a meta seja atingida antes do período definido, você deve ajustá-la. Dessa forma, você conseguirá ter resultados ainda mais expressivos. Contudo, é preciso manter o pé no chão e não colocar uma meta que não seja possível de ser alcançada.
Falaremos disso no próximo tópico.
Meta Alcançável
Como vimos, é primordial acompanhar as metas de perto para saber se o que foi definido corresponde com a realidade do seu negócio, e do seu mercado. Ou seja, mensurar os resultados.
Digamos que você havia projetado que conseguiria aumentar em 25% o fechamento de orçamentos de aparelhos fixos em 3 meses. Mas no primeiro mês, você e sua equipe aumentaram em 40%.
Com isso, você define que nesses 3 meses, vocês devem aumentar o fechamento de orçamentos em 80%. Mas essa meta é alcançável?
É importante manter em mente que a definição de metas deve ser um processo que ajude a manter sua equipe motivada. Uma meta difícil, e inatingível pode ser um grande balde de água fria e até mesmo causar frustração.
Isso não quer dizer que as metas não podem ser desafiadoras. Contudo, é preciso equilibrar e saber quando uma meta é desafiadora e quanto ela é inatingível, o que pode comprometer o seu sucesso.
Meta Relevante
Outra parte importante sobre como definir metas para clínicas odontológicas é considerar a relevância dessas metas.
Digamos que você é especialista em ortodontia, e quer ter mais pacientes nessa especialidade. Nesse caso, definir uma meta para aumento do fechamento desses orçamentos, como fizemos no nosso exemplo, é relevante para o seu negócio.
Em suma, uma meta relevante impactará nos principais indicadores da sua clínica odontológica: número de pacientes, faturamento, ticket médio, entre outros indicadores.
Leia mais sobre esse assunto em: Quais são os indicadores de desempenho das clínicas odontológicas?
Lembre-se que quanto mais relevante for a meta definida, mais engajados estarão os colaboradores da sua clínica odontológica. Especialmente se o atingimento dessa meta estiver atrelado a algum benefício direto, como comissões e afins.
Meta Temporal
Por último, mas não menos importante na definição de metas para clínicas odontológicas, chegamos a meta temporal. Além de ser mensurável, toda boa meta deve ter um período de execução, um prazo definido.
Essa definição de tempo para o atingimento da meta é primordial para compreender quais ações precisam ser feitas e quando. Esses ajustes de estratégias para alcançar o objetivo só podem ser medidos quando há uma definição temporal.
Afinal, como saber se você e sua equipe estão próximos ou longe de atingir a meta se não há um período final para alcançá-la?
Por isso, sempre que for definir uma meta, defina um período para que esta seja alcançada.
Como monitorar minhas metas?
Depois de definir suas metas, que podem e devem ser construídas em conjunto com a sua equipe, é importante sempre monitorá-las. Afinal, sem esse acompanhamento, não é possível saber se as metas estão sendo alcançadas ou não.
Você pode fazer esse acompanhamento semanalmente, que é o que recomendamos. Dessa forma, caso seja necessário mudar ou ajustar as suas metas será muito mais fácil, e você terá mais agilidade nesse processo.
Você pode fazer esse monitoramento por meio de apresentações ou reuniões. Utilize esse momento para discutir estratégias com a sua equipe, escutar sugestões e manter a equipe alinhada.
Por fim,
Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog Dental Office.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre a Metodologia SMART e como definir metas para clínicas odontológicas.
Afinal, planejamento é mais do que necessário para um negócio de sucesso, inclusive no mercado odontológico, cada vez mais concorrido.
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Agradecemos a sua leitura e até a próxima!