Noções de administração, finanças, vendas e liderança. Quando um dentista resolve abrir sua própria clínica, ele se depara com a necessidade de ter esse tipo de conhecimento.

A verdade é que ele acaba tendo que se tornar um dentista e também um gestor de empresa e equipe.

Contudo, este não é tipo de conhecimento que ele adquire durante sua formação em odontologia. O que significa que ele deve procurar entender do mundo business, por conta, para garantir uma gestão eficaz do seu negócio.

Planejar, organizar, controlar, liderar e gerenciar. Estes são apenas alguns dos verbos que acabam tendo que ser colocados em prática no dia a dia do dentista que também gerencia seu consultório odontológico.

Para começar, em uma gestão de sucesso é necessário:

  1. Fazer um plano de negócio odontológico;
  2. Ter controle e organização financeira;
  3. Oferecer um atendimento de excelência;
  4. Investimento em marketing digital;
  5. Ter tecnologias como aliadas.

Quer garantir que a gestão de sua clínica ou consultório odontológico dê bons resultados? Então continue conosco! 

O início da gestão: tenha um ótimo planejamento para sua clínica de odontologia


O administrador e dentista de clínica odontológica se depara com desafios ao longo da sua gestão. Eles serão diários. E é por essa razão que planejar é tão importante.


Você já ouviu falar em planejamento de gestão, mas ele também aparece com outros nomes, como plano de gestão odontológico. Um planejamento de gestão odontológico deve ser feito para todos os setores do negócio. Para que todas as tarefas e ações sejam colocadas nos trilhos e caminhem juntas para alcançar as metas propostas.


Existem 3 categorias de planejamento que você deve considerar:

Ilustração O início da gestão: tenha um ótimo planejamento para sua clínica de odontologia
Mas afinal de contas, como criar um plano de negócios odontológico e então ter meu planejamento estratégico, tático e operacional?

 

1º. Analise o mercado


Esse é o primeiro passo para fazer o seu plano de negócio. É necessário analisar seu mercado por completo.


Sua concorrência, sua região, sua demanda, levando sempre em conta a especialidade na qual você irá atender seus pacientes


Estudar seus fornecedores também é muito importante, afinal de contas, insumos e equipamentos são extremamente necessários.


Observe também seu público-alvo. Compreender suas necessidades e conhecer mais sobre eles será essencial para garantir a satisfação deles em relação ao seu atendimento.


A análise de mercado deve ser algo trabalhoso. Conheça bem seu mercado para, desde o início, não tomar decisões baseadas em achismos. Quanto mais certeza você tiver nas pequenas atitudes de sua gestão, melhores resultados terá em sua clínica odontológica.

Ilustração Analise o mercado
Ilustração Defina sua proposta de valor

2º. Defina sua proposta de valor


Definir sua proposta de valor ajuda a encontrar seu diferencial perante o mercado.


Esse é o tipo de situação que ajuda a captar pacientes para a sua clínica ou consultório odontológico.


Os valores do seu negócio irão guiar as suas ações dia após dia. Porém, para que esta definição seja feita, é necessário conhecer bem sua clínica e lembrar de tudo o que você sabe sobre seu público. Afinal de contas, você está tentando unir estas duas pontas.


Sua proposta de valor é, resumidamente: o que faz seus pacientes escolherem você ao invés de outra clínica? O que motiva a sua equipe, quais são os valores praticados aí dentro?

3º. Estabeleça metas e objetivos para sua gestão odontológica


Onde você pretende chegar com a sua clínica? Quer transformar sua clínica ou consultório em uma franquia? Está no início e quer ter os primeiros pacientes? Quer subir a lucratividade? Quer melhorar a fidelização de pacientes ou então melhorar a precificação dos seus serviços?


Imaginamos que você tenha vários objetivos de gestão. Definir suas metas vai ajudar a criar seu planejamento de forma mais certeira.


Quando você sabe onde quer chegar, fica mais simples traçar os pequenos passos até lá. É possível determinar também, em planejamento, o faturamento ideal, quais as métricas importantes de serem acompanhadas ou até mesmo qual o momento ideal para a contratação de novos profissionais para sua equipe.


Lembre-se de manter os pés no chão quando for estabelecer essas metas e objetivos. Caso contrário, você e sua equipe poderão acabar frustrados. Quando temos um objetivo muito grande e não nos vemos chegando perto dele, acabamos nos desanimando.


Por isso, é válido também estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Vocês sempre podem reavaliar a situação de tempos em tempos e sempre saberão que estão cumprindo as metas.

Ilustração Estabeleça metas e objetivos para sua gestão odontológica
Ilulstração Defina quais serão os seus parceiros de negócio

4º. Defina quais serão os seus parceiros de negócio


Pensar em ter parceiros é essencial para que seu negócio decole. Isso vai desde colaboradores para sua equipe, até parcerias com fornecedores, colegas da profissão e ferramentas de gestão.


Tendo parceiros colegas, por exemplo, que não atuam com sua especialidade, vocês poderão indicar o trabalho um do outro para pacientes que necessitem. Isso aumentará o rendimento financeiro de ambos dentistas.


Gestão tem tudo a ver com visão, então procure avaliar o quadro completo sempre. Você também vai precisar de suporte técnico, contadores, advogados, entre outros.


Faça uma pesquisa prévia para definir aqueles que têm o perfil ideal para trabalhar com você e seu consultório ou clínica odontológica.

5º. Faça um levantamento dos investimentos necessários para o seu negócio


Talvez será necessário investir para fazer seus objetivos se concretizarem, ou então para melhorar e evoluir com sua clínica ou consultório odontológico. Isso significa que um planejamento financeiro é mais do que necessário.


Qual o montante necessário para abrir sua clínica? Ou então, qual os valores de mercado para as máquinas e equipamentos que você sabe que precisará no futuro? Isso também pode ser definido no seu plano de negócio odontológico.


Mantenha em mente que não se trata apenas do imóvel, dos equipamentos e materiais. Aproveite a etapa do planejamento e leve em conta todos os custos.


É uma boa ideia listar. A lista costuma incluir os seguintes itens:


  • Compra ou aluguel do imóvel;
  • Custos fixos (luz, água, telefone...);
  • A contratação e pagamento de seus colaboradores e contador;
  • Obras necessárias na parte elétrica, hidráulica e de acessibilidade para o paciente;
  • Móveis;
  • Instrumentais odontológicos e equipamentos;
  • Estoque de insumos;
  • Marketing

Talvez você conte com serviços extras como vigilância e alarme, por exemplo. Isso tudo deve estar especificado no seu plano de negócio também.

Ilustração Faça um levantamento dos investimentos necessários para o seu negócio
Ilustração Faça um plano de marketing

6º. Faça um plano de marketing


O marketing é a melhor forma de atrair pacientes para a sua clínica ou consultório odontológico, desde o início da gestão (mas nunca é tarde para começar).


Para que as pessoas escolham seu trabalho, elas precisam saber que você existe, quem são os profissionais da clínica, quais são seus valores, quais serviços você oferece.


O marketing vai te ajudar a ter autoridade de marca, a ser conhecido, a se aproximar de seus pacientes (mesmo antes deles serem seus pacientes) e também a vender mais. E por isso este investimento é tão necessário para garantir o sucesso do seu empreendimento.


Caso você não tenha como investir muito em marketing de forma geral, opte pelo marketing digital. Esteja presente nas redes sociais, tenha um site, um blog, faça postagens regularmente, conheça mais sobre anúncios do Google.


O meio digital apresenta muitas oportunidades, muitos resultados e um investimento relativamente barato. Conheça as agências de marketing digital da sua região e aposte!


Porém, além de trabalhar sua clínica como uma marca, você, como dentista, deve tambêm investir em sua imagem pessoal na internet. Você já usa as redes sociais, como o Instagram, para se promover profissionalmente?


Lembre-se: seus pacientes se conectam com você, e não com sua clínica. Principalmente se você trabalha sozinho ou com poucos profissionais em um consultório, tenha em mente que você é a grande estrela!


No seu planejamento de marketing, dê destaque para duas coisas: quanto será investido todo o mês, e qual será a estratégia adotada semanalmente em ações.

7º. Elabore um plano de ação


Muito coisa, não é mesmo? Depois de estipular e planejar tudo é necessário criar seu fluxo de ações.


Afinal de contas, de nada vale planejar, se nada for colocado em prática.


Organize as ações, entenda o que deve ser feito primeiro e assim por diante. Pense em toda a sua equipe, e estabeleça quem será responsável por cada ação dentro do seu planejamento


Tirar suas ideias e seu planejamento do papel é função do empreendedor dentista.

Ilustração Elabore um plano de ação
 

Como gerenciar o setor financeiro e ter mais lucratividade em sua clínica?


O setor financeiro da sua clínica ou consultório odontológico é quem regula a lucratividade do seu investimento. Ter controle, organização, e senso de empreendimento e investimento vai garantir que você tenha, de fato, bons resultados.

Mas seu setor financeiro é muito mais do que o seu fluxo de caixa. Por essa razão, é necessário que o dentista gestor fique atento a alguns pontos importantes:

ìcone Separe as contas pessoais das contas da clínica ou consultório

1. Separe as contas pessoais das contas da clínica ou consultório

Um dos erros mais comuns num consultório ou clínica, onde o gestor é o principal profissional, é misturar as contas pessoais com as contas do negócio. O ponto essencial é entender que a empresa é uma coisa e o empresário é outra. É preciso possuir suas contas pessoais e mantê-las de forma independente.

Uma boa estratégia para manter o controle financeiro é estabelecer um valor de retirada, que seja suficiente para pagar as contas pessoais, colocando essa retirada como uma despesa para a empresa. Isso também é chamado de pró-labore.

A ideia é ser a pessoa física resolvendo suas contas e o empresário mantendo o controle financeiro da empresa. Assim, se sua clínica precisar de investimento, ela terá o valor dela para isso.

Ícone Registre todo o movimento do consultório

2. Registre todo o movimento do consultório

Dependendo do sistema de controle financeiro aplicado no consultório, pode ser cansativo registrar todos os detalhes do movimento financeiro, mas é de extrema importância para que o profissional saiba de onde está vindo e para onde está indo o dinheiro.

Só é possível manter o controle daquilo que temos conhecimento. Portanto, todas as receitas e despesas devem ser organizadas em contas próprias, permitindo analisar os resultados da empresa.

Há casos em que a empresa pode ter movimento menor em determinado produto ou procedimento, mas sua acumulação mensal pode significar o lucro ou prejuízo do negócio.

Ícone Planeje em curto, médio e longo prazo também as finanças

3. Planeje em curto, médio e longo prazo também as finanças

Mesmo que você tenha um pequeno consultório, o planejamento deve ser feito para curto, médio e longo prazo. Mantendo o controle financeiro da sua clínica ou consultório odontológico dentro dos parâmetros necessários para controle, o gestor poderá fazer previsão do fluxo de caixa de forma coerente, avaliando os resultados e o que deve ser melhorado.

Com um controle financeiro efetivo, é possível planejar novos investimentos e oferecer novos serviços que permitam maior fluxo de clientes e, consequentemente, maior produtividade.

Ícone Tenha um sistema de gestão online

4. Tenha um sistema de gestão online

Uma das melhores formas de manter um controle financeiro eficiente é a implementação de um software de gerenciamento, evitando ao máximo controles manuais e anotações.

Com um sistema de gestão é possível manter todas as informações de forma organizada, sem preocupações com papéis e com esquecimentos, permitindo que o tempo otimizado possa ser aplicado em atividades mais úteis para o crescimento da empresa.

Um ferramenta que pode ser um grande aliado para o sucesso do controle financeiro da sua clínica ou consultório, é o Dental Office, um sistema simples, completo e fácil de usar. Para fazer um teste gratuito do Dental Office, clique aqui.

A excelência de um controle financeiro para clínicas e consultórios odontológicos exige o acompanhamento de clientes, desde o agendamento até o pagamento pelo tratamento, passando por controle de estoque e tantos outros detalhes importantes que, se feito manualmente, certamente não serão tão fiéis à realidade.

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O atendimento em sua clínica odontológica é fundamental


Que atender bem seus pacientes é muito importante, você com certeza já sabe. A satisfação deles traz vantagens também para sua gestão, como a fidelização desses pacientes.


Um bom atendimento é a chave para começar a andar pelo caminho do sucesso. Para garantir que seu atendimento sempre melhore, você deve contar com o apoio da sua equipe e também implementar algumas ações em sua clínica ou consultório odontológico.


Você já ouviu falar em customer success? Você pode adotar essa forma de atendimento em sua clínica odontológica. Para ter um atendimento cada vez melhor tenha sempre em mente que seus pacientes são pessoas únicas.

Ilustração Dentista, busque entender seu paciente

Dentista, busque entender seu paciente


Conhecer seu público e suas necessidades será de grande valia. Dessa forma você, dentista, irá estar mais preparado para oferecer a estas pessoas não apenas o que elas precisam, mas o que elas querem.


Seu atendimento começa muito antes do seu paciente entrar pela porta do seu consultório. Vivemos na era da internet, o que torna o seu paciente, um paciente digital, também chamado se paciente 3.0, conectado o tempo todo.


Muito provavelmente ele entrará em contato com seu consultório por telefone, redes sociais, ou Whatsapp. Ele é integrado socialmente no mundo tecnológico e busca agilidade para usufruir dos serviços da clínica ou consultório odontológico.


São pacientes que também têm o hábito de procurar e comparar os serviços odontológicos pela internet e em 60% das pesquisas sobre o assunto, utilizam-se de dispositivos móveis.


Tudo isso para dizer que: conforto, agilidade, qualidade e proatividade são atributos que sua clínica tem que oferecer para esse novo modelo de paciente.


Reveja seus processos de atendimentos. Como ele acontece em cada canal? Como é a experiência de quem entra em sua clínica? Sua sala de recepção, sua agenda, seu consultório? Como a pessoa recebe, dentro do seu ambiente, um ótimo tratamento? Como é a comunicação pré e pós consulta?


Conhecer bem seus pacientes irá aproximar você deles, criando mais conversa, mais conexão e também mais confiança. E confiança, quando trabalhamos na área da saúde, é fundamental.

Ilustração Como medir a satisfação do paciente?

Como medir a satisfação do paciente?


NPS é a sigla para a expressão em inglês "Net Promoter Score", que traduzido significa Índice líquido de promotores.


Esta é uma métrica que tem como objetivo medir a satisfação e a lealdade dos clientes em relação às as empresas. Neste caso, dos pacientes atendidos pelo seu consultório odontológico.


O NPS é bastante utilizado por ser um método muito prático e eficaz. Ele não é demorado, nem complicado de ser aplicado. Fácil para o cliente responder e para você, dentista, interpretar os resultados.


Ele pode e deve ser aplicado como pesquisa periodicamente com seus pacientes e não precisa de longas fichas de satisfação.

 

Secretárias treinadas para um bom atendimento


As recepcionistas e secretárias do seu consultório estão preparadas para atender seu paciente?


Lembre-se de que estas profissionais são as primeiras a ter contato com seu paciente, seja dentro da clínica, ou através do telefone. Portanto, garanta que elas estejam treinadas para oferecer um atendimento humanizado a todos.


Além do mais, elas precisam saber como seu consultório ou clínica funciona. Portanto, garanta que elas estão bem informadas sempre. Faça reuniões ou deixe recados para as mesmas. Comunicação aqui é simplesmente essencial.


Explique para sua secretária qual o seu papel e por quais funções ela é responsável. Lembrando que ela não é sua auxiliar de dentista, e se caso você precise desta ajuda, é necessário contratar outra pessoa!


Uma das funções mais importantes de sua secretária será organizar e agendar horários. Portanto, trabalhe em conjunto com ela para que sua agenda esteja sempre atualizada e organizada. Afinal de contas ela é o centro da sua clínica ou consultório odontológico!

Ilustração Secretárias treinadas para um bom atendimento
Ilustração Agilidade na agenda do dentista também impacta no atendimento!

Agilidade na agenda do dentista também impacta no atendimento!


Com uma agenda desorganizada, seu paciente irá ficar insatisfeito e talvez não volte a comparecer no seu consultório ou clínica odontológica. Sabe porque?


Uma agenda desorganizada faz com que os atendimentos atrasem, o que resulta em uma espera longa demais dos seus pacientes na sala de espera. Vivemos em um mundo onde temos muito a fazer, e pouco tempo para isso. E a verdade é que ninguém gosta de esperar. Não é mesmo?


Portanto, procure manter sua agenda organizada, e seguir os atendimentos respeitando os horários marcados.


Além do mais, esta é uma situação que pode prejudicar toda a produtividade do dentista e da secretária ou recepcionista.


Procure confirmar os agendamentos feitos e ser cuidadoso para não marcar dois pacientes em um mesmo horário.


Uma agenda online também pode ser extremamente útil, uma vez que automatiza diversas ações e ajuda a organizar e controlar melhor este objeto tão importante.

Marketing Digital para seu consultório odontológico!


Como falamos anteriormente, essa é uma peça fundamental da sua gestão. E aí, como anda o marketing da sua clínica? Muito além de um letreiro bonito na porta e um cartão de visitas, essa área abrange materiais e possibilidades diversas. Você está aproveitando todo o potencial de marketing que sua clínica possui?


Antes de começar a falar mais a fundo sobre marketing digital, vamos ao que não pode ser feito por clínicas odontológicas de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO):


Tendo estas regras em mente sempre, é hora de seguir para a parte mais prática do marketing digital, para garantir que você vai vender mais:

 

Identidade visual: você possui a sua?


Sua identidade visual é o que vai identificar você no mercado. No dia a dia, conhecemos como logotipo ou logomarca, mas a sua Identidade Visual compõe um processo muito maior de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento.


A identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, principalmente gráficos. Elementos que representam os valores e ideais da clínica perante seus clientes.


O processo se inicia com uma identidade gráfica, que deve ser criada de forma equilibrada e marcante. A junção das cores e símbolos deve ser harmoniosa e versátil. Isso, para que seja possível aplicá-la em diversos lugares.


O próximo passo é escolher a paleta de cores que será utilizada em toda a sua comunicação visual. As cores têm uma importância gigantesca em qualquer área. Se atenha ao fato de que cada uma desperta uma reação específica em quem as vê.


Também é importante pesquisar bem os significados evocados por cada uma delas, para saber qual usar. Isso deve estar muito bem alinhado com o seu público-alvo e área de atuação, que neste caso é a odontologia.


Depois disso é necessário padronizar sua clínica, as redes sociais, os cartões de visita e tudo o mais que envolver sua marca. Todas estas questões devem estar andando juntas.


Identidade digital não é Identidade Visual


Uma vez que sua identidade visual foi criada, é hora de partir para o universo digital. Vamos falar do básico: sobre ter um site e página nas redes sociais.


Quando se fala em marketing digital, a primeira coisa que se passa na mente são as redes sociais. É natural, elas já fazem parte do nosso dia a dia e é muito importante que você esteja presente nas redes mais pertinentes para o seu negócio.


Porém, redes sociais são como morar de aluguel. Quando o dono da casa decide mudar algo, você não pode reclamar. Para credibilidade, confiança e autenticidade online, ter um site é fundamental.


Imagine a seguinte situação: temos uma pessoa com dor de dente. Esta pessoa vai até o Google e pesquisa sobre as possibilidades, o que pode ser a causa dessa dor, quem poderia solucionar isto para ela.


Quando se depara com os resultados, quem ela encontra? Você ou seus concorrentes?


Esta pessoa em especial, depois de encontrar o que precisa em um site de confiançaa, profissional, saberá que precisa de um especialista e, como sabe que você entende do assunto, vai procurar pelos seus serviços.


Esse tipo de informação pertinente gera clientes para sua clínica de forma efetiva. Quando se fala com propriedade, você ganha créditos com seu público.


Por isso, produza conteúdo digital. Seja a pessoa que responde às dúvidas das pessoas.


Percebeu o potencial gigantesco que as buscas na internet proporcionam? é possível ganhar destaque nesse mundo de informações de diversas formas. A principal delas é através das técnicas de SEO ou através das mídias pagas. Entenda:

SEO (Search Engine Optimization)


A estratégia de SEO permite que o seu negócio apareça nos resultados de pesquisa do Google. Isso sem que você precise pagar por isso, acontecendo de forma orgânica.


Isso é demasiadamente importante. Caso você não seja encontrado no Google, para muitos pacientes, é como se você não existisse! Por isso a importância de estar presente no mundo digital.


Para desenvolver e construir um site com SEO otimizado, sugerimos que você conte com a ajuda de profissionais do ramo. São detalhes que fazem toda a diferença para o algoritmo do Google e um time com expertise nessa área é de grande ajuda.

Mídias pagas


A publicidade paga por clique é uma ferramenta de marketing que permite que as organizações paguem por um anúncio. Isso pode acontecer na busca de lugares como Google, Bing ou Yahoo.


Com ele, você alcança mais rapidamente potenciais clientes. Além do mais, é possível segmentar estas buscas por localização geográfica, idade, dentre outros critérios pertinentes.


Conhecer seu público e quais os problemas mais comuns que podem ser resolvidos com a sua especialidade é a chave mestra. Isso porque você saberá que tipo de conteúdo interessa para seu público.

Conteúdo


É preciso existir ética na hora de criar qualquer tipo de conteúdo. Isso é extremamente importante e faz toda a diferença. Fale sempre com propriedade, mas com verdade.


Agora você deve estar se perguntando: o que eu considero como conteúdo? Absolutamente tudo. Seja uma postagem na rede social, seu site, um folder, um outdoor ou um vídeo que você colocou na internet: tudo é conteúdo.


Você, como marca, sempre estará passando uma mensagem para seu público. Investir em marketing e em conteúdo é alinhar essa mensagem para que ela seja positiva e tenha resultados efetivos.


Existem diversas possibilidades de conteúdo para serem gerados. Dê dicas sobre cuidados diários de limpeza, ou fale sobre problemas que podem ser causados pela falta de cuidado com os dentes.


Você pode falar sobre seus diferenciais, criar conversa e um relacionamento com seus seguidores, tirar as principais dúvidas que eles possuem e gerar identificação.


é importante que você faça isso com uma linguagem amigável e clara. Assim, seu público te compreende e sente-se mais próximo de você. Lembre-se: você está falando com pessoas sem conhecimento de nomes científicos e muito específicos. Ser compreendido pode ser mais efetivo do que apenas "falar bonito".


Experimente formatos: um post simples no Instagram, algo mais completo em seu blog ou um vídeo no youtube. Faça o que mais combina com você, sua equipe e sua clínica. O importante é estar sempre gerando algum tipo de conteúdo que, a longo prazo, lhe garanta mais autonomia, tornando você uma referência de informação para seu público.


Você pode postar o mesmo conteúdo mais de uma vez, também. Aproveite assuntos do momento, veja e estude o que o mercado está falando, entre na mesma ideia. Buscar inspiração também é importante.


Também é importante que você interaja com as pessoas nas redes sociais. Quando perguntas são feitas, seja inbox ou através dos comentários, responda a todos. Isso mostra que você se preocupa com as pessoas.


O que você pode fazer é responder no comentário algo como "Olá fulana, respondemos você inbox!" Mas sempre mostre aos outros que você se preocupou em responder.

Planejamento de Marketing


É importante que um planejamento de marketing seja feito, mesmo que seja um calendário simples.


Estabeleça um número médio de postagens nas redes sociais e nos blogs. O ideal é que você faça pelo menos 3 postagens nas redes sociais por semana, e pelo menos um post no blog, se existir.


Um passo a passo simples para o seu planejamento é o seguinte:


  • Compreenda seu público;
  • Descubra qual o melhor tipo de abordagem para falar com ele nas redes;
  • Faça um planejamento de ações para o ambiente digital;
  • Após sua análise SWOT, veja como as redes sociais podem lhe ajudar a divulgar mais suas forças e como você pode aproveitar melhor as suas oportunidades;
  • Revise esta estratégia de tempos em tempos para que ela esteja adequada com a situação atual da clínica.
Ilustração Planejamento de Marketing
Inscrição Conheça alguns os formatos e ferramentas

Conheça alguns dos formatos e ferramentas


Existem diversas ferramentas e possibilidades de geração de conteúdo nas redes sociais. Portanto explore tudo o que for possível e que fizer sentido para a sua marca.


As redes sociais, por exemplo, apresentam diversas possibilidades. É possível gerar conteúdo em formato de foto ou vídeo para o feed. Além da ferramenta dos stories, onde o conteúdo fica disponível apenas por 24 horas.


Um exemplo prático de como usar o stories em uma clínica odontológica infantil, por exemplo, é postar a foto da criança feliz no consultório cheio de imagens coloridas e chamativas. Mostrando como a clínica tem um trabalho especial para lidar com as crianças.


Mães e pais levam isso muito em conta, uma vez que levar a criança no dentista não costuma ser tarefa fácil. Escreva comentários e legendas como "O Heitor foi super corajoso e divertiu bastante hoje na consulta no dentista"!


Como já destacamos, o blog também é uma excelente ferramenta. Através do SEO você pode ser encontrado nas ferramentas de busca e conquistar clientes.


No Youtube você pode postar vídeos explicando problemas dentários e soluções. é importante que sua fala seja clara e de fácil compreensão. Isso vai garantir que você se torne referência quando as pessoas procuram por respostas.

Guia rápido para
redes sociais




Tendo estas regras em mente sempre, e hora de seguir para a parte mais prática do marketing digital, para garantir que você vai vender mais:

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Tecnologia nas clínicas odontológicas


Procurar ferramentas que facilitem nosso dia a dia é algo que fazemos o tempo todo. E na da sua clínica odontológica não poderia ser diferente.

Atualmente, utilizam-se diversos aplicativos na área da saúde. Eles podem auxiliar na gestão administrativa, na organização do seu negócio ou até mesmo nos procedimentos do dia a dia.

Contar com a tecnologia é a melhor forma de organizar e melhorar os processos de sua clínica ou consultório odontológico. Muitas tendências atravessam o mercado ao longo dos anos, e é importante procurar pelas ferramentas certas para o seu negócio.

Sabendo então que existem diversas tecnologias para auxiliar o dentista no dia a dia, explorar esta possibilidade é uma oportunidade de otimizar seus atendimentos e sua gestão odontológica.

Quer melhorar sua performance? Então procure utilizar algumas destas ferramentas poderosas no seu dia a dia.

Ícone RadioXtudy

1. RadioXtudy

Este é um app que permite que dentistas estudem imagens radiográficas. O RadioXtudy é 100% brasileiro e oferece as seguintes funcionalidades:

  • Tópicos de anatomia, patologia e alterações dentárias;
  • Imagens com estruturas marcadas;
  • Interatividade entre usuários;
  • Exercícios para treinar.
  • O aplicativo é gratuito, e está disponível para Android e iOS.
Ícone Negatoscope

2. Negatoscope

O Negatoscope é ótimo para momentos e casos que requerem emergência. 

Seu intuito é substituir o negatoscópio quando o dentista precisa fazer a análise de uma imagem radiográfica.

Basta escolher o tipo de radiografia e posicioná-la sobre a tela do smartphone. O app também conta com uma tela milimetrada, que auxilia o dentista a reconhecer as medidas do paciente.

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Ícone Endo UPE Abertura Coronária

3. Endo UPE Abertura Coronária

A melhor parte deste aplicativo é que você não precisa estar online para utilizá-lo.

O Endo UPE Abertura Coronária é um guia on e offline de abertura coronária para tratamento endodôntico. Ele contém imagens, explicaçóes teóricas e vídeos demonstrativos.

O aplicativo está disponível no seu site.

Ícone Anestésico Dental

4. Anestésico Dental

O Anestésico Dental é um app para gratuito que auxilia dentistas e estudantes.

Através do Anestésico Local, é possível calcular rapidamente a dosagem de anestesia que o paciente deve receber.

O aplicativo chega ao resultado a partir de uma análise de informações bem importantes, como: histórico clínico do paciente, peso do paciente e estado de saúde (levando em conta se ele tem hipertensão, diabetes ou qualquer outra patologias do tipo).

Ele está disponível apenas para Android.

Ícone Dental Simulator

5. Dental Simulator

O Dental Simulator funciona como um simulador de procedimentos odontológicos.

Para cada tipo de atendimento e procedimento, existem diferentes técnicas. Este app disponibiliza uma descrição, um vídeo clínico, um vídeo simulatório, os modos para treinar o procedimento.

A experiência pode ficar ainda melhor utilizando a câmera do seu smartphone ou óculos de realidade virtual para aproveitar os recursos do app.

Algumas técnicas estão disponíveis gratuitamente. Outras devem ser compradas pelo aplicativo e custam, em média, US$ 5,00.

Este app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Ícone DVI Radiologia

6. DVI Radiologia

O app DVI Radiologia facilita e muito a rotina de trabalho dentro de sua clínica ou consultório odontológico.

Mas não é só isso! Ele também funciona como uma ferramenta de marketing para seu consultório.

O aplicativo disponibiliza uma homepage customizável para que o dentista possa divulgar seus serviços. Além do mais, os pacientes podem acessar seus exames na página do dentista.

Dessa forma seu dia a dia fica mais ágil, já que o armazenamento é de fácil acesso para você dentista também.

As informações do DVI Radiologia ficam armazenadas em nuvem, de forma segura e organizada.

Este app está disponível para Android e iOS.

ìcone Evernote

7. Evernote

O Evernote é um app que funciona basicamente como uma extensão do cérebro!

Nele, é possível salvar todas as informações que se pretende acessar de forma fácil e segura.

Além de funcionar como um bloco de notas, nele é possível salvar:

  • Imagens de documentos;
  • Listas (dos mais diversos tipos como livros, idéias, cursos, filmes, frases interessantes, etc);
  • Anotações de reuniões
  • Artigos, para ler quando você tem mais tempo, e em qualquer lugar.

Vale destacar que o scanner de documentos do Evernote tem alta qualidade. Isso significa que documentos e informações escaneadas podem ser consultadas com nível de nitidez excepcional.

Ícone Webclipper

8. Webclipper

O webclipper funciona como uma extensão complementar ao Evernote.

Através de sua instalação no Google Chrome, é possível salvar matérias e artigos em apenas dois cliques.

Dessa forma, é possível acessar tudo facilmente e ler quando você tiver um tempo livre.h

A mágica acontece, pois o artigo é salvo diretamente dentro de um caderno no Evernote.

Ícone DropboxÍcone Google Drive

9. Dropbox e/ou Google Drive

O Dropbox e o Google Drive são aplicações com o fim de salvar os seus documentos "nas nuvens".

Com elas, é possível acessar documentos e arquivos de qualquer lugar, a qualquer momento.

O acesso pode ser feito através de dispositivos como computadores, tablets e até mesmo smartphones. Tudo sincronizado em tempo real online.

Ícone Google Analytics

10. Google Analytics

Com o Google Analytics é possível monitorar e analisar os dados do seu site.

Os dados vão muito além de quantidade de visitantes do mês. Através dessa ferramenta o gestor consegue saber quais são os canais atraem mais visitantes, e quais convertem mais os seus visitantes em clientes.

Os principais indicadores que você pode acompanhar através desta ferramenta são:

  • Quantidade visitantes (usuários ou sessões);
  • Canais que mais convertem o visitante em um cliente que agenda uma consulta ou avaliação (você vai passar a investir mais nestes canais campeões);
  • Páginas que mais recebem visitas e mais convertem.
  • Ícone Postgrain

    11. Postgrain

    Este sistema auxilia nas suas postagens nas redes sociais. É possível utilizar o plano gratuito, contudo ele tem uma limitação de postagens por mês.

    Dependendo da sua estratégia de marketing, vale a pena optar pelos planos pagos ilimitados.

    No Postgrain você pode postar simultaneamente no Facebook, Twitter e Instagram pelo seu computador.

    Optando pelo gratuito, às 8 postagens podem ser divididas por postagens por semana. Dessa forma já é possível movimentar as suas contas nas redes sociais.

    Ícone Dental Office

    12. Dental Office

    O Dental Office é um software completo para a gestão de sua clínica ou consultório médico. Através dele você tem controle completo de suas ações financeiras, organizacionais e administrativas.

    Ele também conta com agenda online, e armazenamento na nuvem de todos os exames e informações de seus pacientes.

    Com o Dental Office você conta com prontuário, cadastro único e completo de pacientes, prescrição médica através do Memed e muito mais.

    Conclusão


    A tecnologia pode ser realmente uma ferramenta que te deixa a frente de sua concorrência. Basta contar com um software que reúna todos os fatores comentados acima.


    Se perguntando porque adquirir um sistema de gestão odontológico?


    É muito comum que clínicas e consultórios odontológicos contem com agendas, cadernetas e cadernos de papel para as tarefas do dia a dia. O problema disso que que diversos processos se tornam mais lentos e passíveis de erros.


    Retrabalho, perda de tempo, mais tarefas para dar conta no dia a dia, etc. Estas são apenas algumas das desvantagens de continuar utilizando papel em um negócio.

    A tecnologia traz a automação, e ajuda a economizar tempo e dinheiro na sua gestão. Um software pode ajudar a gerir todos os setores da sua clínica ou consultório odontológico.


    As principais razões para se adquirir um sistema de gestão, são:


    • Gerenciamento do setor financeiro;
    • Gerenciamento da agenda;
    • Gerenciamento do estoque;
    • Gerenciamento do marketing e relacionamento com o paciente;
    • Controle completo de todos os setores através de relatórios.

    Um sistema de gestão é essencial quando se buscam melhores resultados. E por isso procure pela melhor solução no mercado.


    Descubra como escolher o melhor sistema de de gestão odontológico com o nosso ebook:

    Nunca é tarde para escolher um software de gestão para se tornar o melhor aliado na gestão do seu consultório ou da sua clínica odontológica.

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